'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Faz mal dormir de boca aberta?

Capa post - Faz mal dormir de boca aberta?

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 03 de Março de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Sim, dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problema e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono.

Adormecer com a boca aberta provoca secura na garganta e boca, irritando os tecidos localizados nestas áreas. Além disto, dormir assim estimula o crescimento de bactérias na boca. Um estudo recente [1] também comprovou que dormir de boca aberta pode danificar seus dentes e criar um ambiente favorável para o aparecimento de cáries. 

Quem dorme de boca aberta também possui maior tendência para o ronco, pois o ar não passa de maneira suave pela garganta e, como todos sabem, roncar não é apenas um problema para a própria pessoa, é demasiadamente incômodo para quem está ao lado. 

Agora, sabendo que dormir de boca aberta faz mal e pode indicar algum problema, segue algumas dicas para evitar dormir desta forma: 

1 - Dormir sem travesseiro ou com travesseiro baixo

Travesseiros altos podem facilitar a abertura da boca. Dormir sem travesseiro ou com um travesseiro bem raso pode dificultar a abertura da boca.

Dormir de lado também torna a pessoa mais predisposta a salivar durante a noite.

2 - Use um descongestionante nasal

Caso você tenha alguma coisa obstruindo a passagem do ar pelo nariz, usar um spray descongestionante nasal pode ajudar.

3 - Escudo bocal

Experimentar usar um escudo bucal também é uma opção. Além de evitar deixar a boca aberta, o escudo bocal é uma excelente opção para evitar o ronco.

4 - Dilatador nasal

Caso você tenha algum problema que dificulte a passagem de ar pelo nariz, os dilatadoras nasais podem ajudar. Também está disponível para venda na nossa loja, na seção de ronco.

5 - Cinta de queixo

A cinta de queixo sem dúvidas vai manter sua boca fechada durante o sono. Entretanto, você só pode usar uma fita destas tendo certeza que não há nada bloqueando a passagem de ar pelo nariz. Escrevemos um post completo sobre as cintas de queixo (ou cinta anti-ronco), leia aqui.

Assim como o dilatador nasal, a cinta de queixo também está disponível para compra na nossa loja virtual.

Leia também:

Um novo artigo foi publicado no blog em Janeiro/2016 falando sobre 'Como para de babar durante o sono' que também está associado a dormir de boca aberta. O artigo também fala sobre outros malefícios de dormir com a boca aberta: Leia aqui.

Fontes e referências:
[1] http://www.vidalatinasd.com/news/2016/feb/08/breathing-through-the-mouth-while-sleeping-can/

Comentários

Leia também...

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

6 Regras para dormir de acordo com Arianna Huffington

Para quem acompanha o blog, as regras desse post podem ser um tanto repetitivas, mas há algumas novidades aqui. Esse post é basicamente uma tradução com algumas informações adicionais no qual Arianna Huffington, presidente do site The Huffington Post e autora do livro The Sleep Revolution publicou recentemente no site motto. No post original, Ari... Leia o artigo »

07/06/2016

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente.  Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, control... Leia o artigo »

20/01/2014

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida... Leia o artigo »

10/08/2018

Plantas para ter no quarto que ajudam no sono

Você sabia que o ambiente que você dorme influencia diretamente na qualidade do sono? Nós já falamos sobre isso aqui. Em adição as dicas que já postamos para melhorar o ambiente do quarto, nesse post vamos falar sobre algumas plantas ideias para se ter no quarto. Além de lindas e decorativas, essas plantas ajudam a melhorar a qualidade do seu s... Leia o artigo »

23/02/2017