'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Faz mal dormir de boca aberta?

Capa post - Faz mal dormir de boca aberta?

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 03 de Março de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Sim, dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problema e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono.

Adormecer com a boca aberta provoca secura na garganta e boca, irritando os tecidos localizados nestas áreas. Além disto, dormir assim estimula o crescimento de bactérias na boca. Um estudo recente [1] também comprovou que dormir de boca aberta pode danificar seus dentes e criar um ambiente favorável para o aparecimento de cáries. 

Quem dorme de boca aberta também possui maior tendência para o ronco, pois o ar não passa de maneira suave pela garganta e, como todos sabem, roncar não é apenas um problema para a própria pessoa, é demasiadamente incômodo para quem está ao lado. 

Agora, sabendo que dormir de boca aberta faz mal e pode indicar algum problema, segue algumas dicas para evitar dormir desta forma: 

1 - Dormir sem travesseiro ou com travesseiro baixo

Travesseiros altos podem facilitar a abertura da boca. Dormir sem travesseiro ou com um travesseiro bem raso pode dificultar a abertura da boca.

Dormir de lado também torna a pessoa mais predisposta a salivar durante a noite.

2 - Use um descongestionante nasal

Caso você tenha alguma coisa obstruindo a passagem do ar pelo nariz, usar um spray descongestionante nasal pode ajudar.

3 - Escudo bocal

Experimentar usar um escudo bucal também é uma opção. Além de evitar deixar a boca aberta, o escudo bocal é uma excelente opção para evitar o ronco.

4 - Dilatador nasal

Caso você tenha algum problema que dificulte a passagem de ar pelo nariz, os dilatadoras nasais podem ajudar. Também está disponível para venda na nossa loja, na seção de ronco.

5 - Cinta de queixo

A cinta de queixo sem dúvidas vai manter sua boca fechada durante o sono. Entretanto, você só pode usar uma fita destas tendo certeza que não há nada bloqueando a passagem de ar pelo nariz. Escrevemos um post completo sobre as cintas de queixo (ou cinta anti-ronco), leia aqui.

Assim como o dilatador nasal, a cinta de queixo também está disponível para compra na nossa loja virtual.

Leia também:

Um novo artigo foi publicado no blog em Janeiro/2016 falando sobre 'Como para de babar durante o sono' que também está associado a dormir de boca aberta. O artigo também fala sobre outros malefícios de dormir com a boca aberta: Leia aqui.

Fontes e referências:
[1] http://www.vidalatinasd.com/news/2016/feb/08/breathing-through-the-mouth-while-sleeping-can/

Comentários

Leia também...

12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Levantar-se cedo todos os dias pode ser um desafio, ainda mais se as noites forem prejudicadas pela famosa e temida insônia. Mas, pensando no bem-estar das pessoas que necessitam urgentemente adotar este hábito, trazemos um artigo com 12 dicas para acordar cedo todos os dias. São sugestões muito práticas. Também destacamos as razões por que devemos s... Leia o artigo »

22/07/2019

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

Como parar de babar durante o sono

Se você tem o costume de babar enquanto dorme e ao quando acorda vê aquela poça de saliva seca na sua cama talvez você precise mudar seus hábitos de dormir ou talvez isso seja a indicação de algum problema. Além de ser chato acordar fedendo a baba seca, babar durante o sono pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e até... Leia o artigo »

02/01/2016

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

Zumbido no ouvido - Sintomas, causas e como tratar

Caso esse artigo não fosse escrito, mas sim, ditado, provavelmente escutá-lo com clareza seria impossível para quem tem zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, trata-se de um sintoma grave. Ele nos afeta de várias formas e, além de atrapalhar o descanso noturno, pode provocar surdez. Nas próximas linhas, falaremos sobre o zumbido no ouvido, apontando seus si... Leia o artigo »

15/06/2018