'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios.

Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-Estar da América, a dor no pescoço é um resultado comum disso.

Mas por que isso ocorre? Costuma-se dizer que dormir com um ventilador pode ser a causa de dores no pescoço ou nas costas. Seria uma lenda urbana ou existe, de fato, alguma base científica real por trás dessa reivindicação? No post de hoje, vamos investigar os verdadeiros motivos e descobrir o porquê desse eletrodoméstico tão comum na residência dos brasileiros ter essa fama. Acompanhe e saiba mais.

1 - Dormir com ventilador causa dor no pescoço ou nas costas?

Você já ouviu falar que os ventiladores podem causar dor nas costas ou dor no pescoço enquanto você dorme, certo? É amplamente aceito que expor o pescoço ao ar frio pode causar dor no pescoço e rigidez muscular. Isso pode acontecer em algumas situações comuns, como dirigir com os vidros do carro abertos ou dormir com um ventilador no quarto.

Bem, a maior parte da dor que sentimos no pescoço vem do músculo levantador da escápula. A rigidez desse músculo é causada pelo frio. Os músculos em ambientes frios ficam mais suscetíveis à tensão.

Nas noites quentes, às vezes a temperatura ambiente é muito alta, mesmo com o uso de um ar condicionado. É por isso que muitas pessoas optam por ter um ventilador elétrico no quarto, para aquelas situações mais urgentes.

1.1 Por que isso acontece?

Isso ocorre devido ao fluxo frio de ar, que atinge o nosso corpo e músculos. Se você já tem músculos doloridos, o ar frio pode causar a contratura desses músculos, o que resulta em mais dor. Mesmo se os seus músculos não estiverem doloridos, a queda na temperatura pode causar dor nas costas. Seus músculos ficam rígidos por causa do frio, o que os torna suscetíveis a tensões.

O quiroprático Joseph Bittar explica o fenômeno com mais detalhes: "O fato de o pescoço ser exposto ao ar frio, especialmente quando combinado com suor, provoca cãibras dos músculos do pescoço e da musculatura próxima, ou seja, dos esternocleidomastoideo (SCM) músculo trapézio superior, espleno capitis e o levantador da escápula."

As cãimbras acontecem devido à mudança no fluxo sanguíneo causada pela constrição inesperada dos vasos sanguíneos. Isso costuma fazer com que os músculos apresentem essas alterações. As cãimbras causam uma sensação de aperto (rigidez) e, como resultado, causam uma restrição na amplitude do movimento do pescoço.

Os músculos que geralmente são afetados são o esternocleidomastoideo, e o trapézio superior, o que pode causar uma condição conhecida como "pescoço torto" ou o famoso torcicolo. Essa condição é auto limitante e geralmente desaparece naturalmente entre 1 e 4 semanas (pode variar de pessoa para pessoa).

Então, enquanto você está dormindo com o ventilador em sua direção, você pode sentir-se confortável por um tempo, mas o seu uso contínuo pode acabar fazendo com que os músculos fiquem rígidos e resistentes ao alongamento. Combine isso com uma postura de sono inadequada e você vai acordar sentindo dores e rigidez muscular, caso não faça as mudanças apropriadas.

2- Precauções ao dormir com um ventilador

Para muitas pessoas, o uso do ventilador traz conforto ao sono. Então, se você quiser evitar a dor nas costas que pode acontecer com a circulação do ar frio proporcionada pelo ventilador, aqui vão algumas dicas:

  • Certifique-se de que o ventilador não está soprando diretamente em você quando você dorme. É melhor manter seu ventilador oscilando de um lado para outro. Se você tem um ventilador de teto ou um ventilador fixo soprando o ar em apenas uma posição, use roupas ou cobertores que cubram suas costas e pescoço.
  • Verifique seus aparelhos de ar condicionado, pois isso também pode causar dor nas costas. Se as aberturas estiverem jogando o ar diretamente em você, então é melhor instalar um defletor.
  • Limpe o ventilador regularmente para evitar alergias sazonais. (leia mais no item 3).
  • Evite ficar com a pele seca por causa do seu ventilador! Hidrate-se antes de ir para a cama.
  • Você pode querer usar uma almofada de colchão aquecida para manter a temperatura do seu corpo e evitar qualquer rigidez muscular enquanto você dorme. Isso mantém o corpo quente enquanto você dorme com os músculos relaxados.

3 - Alergias a poeira

Se não for feita uma higienização de forma regular, o ventilador de teto ou de mesa pode ser uma das maiores causas de alergias dentro da sua própria casa. Esses ventiladores são propensos a acumular ácaros e outras partículas que podem desencadear uma reação alérgica e, inevitavelmente, interromper seu sono. Usar um ventilador de teto com sujeira acumulada pode ajudar a espalhar os  ácaros em seu quarto, inclusive em sua cama.

Por outro lado, alguns defendem os benefícios de se dormir com um ventilador. Você deve avaliar o que mais se adequa às suas necessidades e escolher o que fará você sentir melhor.

Se o problema for calor, temos um post bem completo com dicas para dormir no calor. Leia aqui.

4 - Benefícios de se dormir com ventilador

Embora possa causar dor nas costas, dormir com o ventilador ligado tem os seus benefícios. Aqui estão algumas razões pelas quais as pessoas optam por dormir com ventiladores:

4.1 - Ruído branco

Este é provavelmente um dos principais motivos pelos quais as pessoas gostam do ventilador. Ele não proporciona apenas uma boa circulação do ar, mas também pode produzir o chamado ruído branco, o que ajuda muitos de nós a dormir melhor.

Já publicamos no blog um post sobre o ruído branco, leia mais aqui.

4.2 - Ar fresco

O ar mais fresco que vem do seu ventilador pode ajudar a evitar que você contraia erupções na pele ou hipertermia, causadas pelo superaquecimento do seu corpo. Além disso, se você não tem um ar condicionado ou vive em um clima muito quente, então a circulação de ar extra pode realmente ajudá-lo a dormir de forma mais confortável (sem suores noturnos ou quartos abafados).

4.3 - Fadiga e Pressão Arterial

Para aqueles que vivem em climas quentes, o calor pode afetar o sistema nervoso central e fazer com que as pessoas se sintam cansadas, assim como causar pressão alta. A circulação de ar extra dos ventiladores mantém você energizado e regula sua pressão sanguínea.

5 - Desvantagens

Infelizmente, o uso dos ventiladores também tem suas desvantagens (além da dor nas costas e no pescoço), podendo causar secura na pele e desidratação. Você deve avaliar os prós e contras e conversar com o seu médico para decidir o que é melhor para você. Se você sente muitas dores nas costas ao dormir com o ventilador ligado, por exemplo, não compensaria deixá-lo ligado apenas por causa do ruído branco, pois um benefício é anulado por um dano (nesse caso, use protetores auriculares). Você consegue uma noite tranquila de sono, porém acorda com dores na coluna.

6 - Conclusão

Conforme vimos no post de hoje, dormir não é apenas uma questão de investir nos melhores materiais para que você descanse de forma confortável, o descanso diário também está relacionado à temperatura e o fluxo de ar do seu quarto. Embora pareça estranho que algo tão simples como um ventilador possa afetar a saúde do seu corpo enquanto você restaura as energias, o ar fresco pode realmente causar rigidez nas suas costas, trazendo dores logo após o despertar. E obviamente ninguém quer isso. É por isso que é melhor tomar as devidas precauções para evitar que isso venha a acontecer novamente.

Esperamos que este post também tenha respondido a pergunta: "Dormir com um ventilador causa dor nas costas?" Agora que você sabe como melhorar o seu sono, comece a tomar as devidas precauções para evitar a dor nas costas hoje mesmo.

Postado em Curiosidades e Diversos no dia 22 de Fevereiro de 2018 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...