'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Faz mal dormir com lentes de contato?

Capa post - Faz mal dormir com lentes de contato?

Texto: Postado em Dicas e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 28 de Outubro de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma.

Em alguns casos, para conseguirmos garantir uma boa visão, fazemos uso de lentes de contato e, diante disso, surge uma dúvida que norteia o artigo: Dormir com lentes de contato faz mal?

A resposta é: dormir com lentes de contato faz mal, sim!

Na verdade, é um erro perigoso e que pode aumentar significativamente o risco de hipóxia, lesões, úlceras, infecções e até perda de visão [1] . Ainda assim, costuma ser o descuido mais comum entre usuários de lentes e chegando ao ponto de ser considerado quase como um "ritual de passagem" para quem começa a usar.

"Dormir com lentes de contato que não sejam para uso durante toda a noite aumenta o risco de infecções oculares e hipóxia”, explica a Dr. Melissa Barnett, da Associação Oftalmológica da Califórnia. Desta forma, "as lentes de contato que são usadas de forma incorreta podem levar a problemas graves como: infecção da córnea, dor extrema, sensibilidade a luz e perda permanente da visão" [1].

Enquanto estamos acordados, ao piscarmos, garantimos a constante renovação de oxigênio para o tecido de nossos olhos, mas este processo é interrompido quando estamos dormindo e assim surgem alguns problemas graves. A falta de oxigenação (hipóxia) provoca um inchaço nos olhos e afeta a visão; tornando-a turva. Caso este quadro continue, riscos sérios surgem com o desenvolvimento de novos e pequenos vasos sanguíneos ao longo da córnea, a fim de fornecer o oxigênio necessário ao tecido. Estes novos vasos podem crescer a ponto de bloquear a visão permanentemente [2].

Outro problema enfrentado por quem usa lentes de contato são as infecções por bactérias ou outros parasitas. Esses micro-organismos podem entrar em contato com os olhos pelas próprias lentes que não foram limpas corretamente ou pelo uso prolongado destas no dia-a- dia [3].

Um fato surpreendente foi publicado em um estudo de 2012, na revista Ophthalmology, onde analisaram diversos fatores que poderiam implicar no aumento do risco de usuários de lentes de contato desenvolverem uma inflamação da córnea (conhecida como ceratite microbiana). O resultado da pesquisa indicou que dormir, ainda que ocasionalmente, com lentes de contato aumentava em 6.5 vezes a chance do surgimento de ceratite [4].

Sendo assim, dormir usando lentes é comprovadamente nocivo. Enquanto dormimos, a lente impede uma oxigenação correta do tecido dos olhos, diminui a defesa dos olhos e aumenta as chances de infecção e lesões dos olhos.

Cabe ressaltar que há lentes desenvolvidas para o uso contínuo, mesmo durante a noite, mas, ainda assim, é aconselhável que haja intervalos ao longo da semana que o uso seja interrompido. E também que um oftalmologista deve sempre ser consultado para maiores informações.

Fonte e Referências
[1] http://www.medicaldaily.com/sleeping-contacts- risks-dangers- 380676
[2] http://www.eyecarefun.com/content/contact-lens- sleep
[3] http://www.huffingtonpost.com/2013/09/26/contact-lens- hygiene-questions- answers-eye-health_n_3950593.html
[4] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22521083

Comentários

Leia também...

Como tirar o mau hálito?

Um dos efeitos colaterais mais chatos do sono é o mau hálito. O grande motivo? Geralmente uma diminuição na produção de saliva que favorece bactérias produzindo aos chamados compostos sulfurados voláteis (CSV) ou como você conhece, o mau hálito (halitose). Embora seja difícil acordar com um hálito fresco, algumas pe... Leia o artigo »

14/01/2017

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida... Leia o artigo »

10/08/2018

Óleo essencial de capim-limão - Benefícios e dicas de uso

Já listamos bem aqui no blog os benefícios do chá de capim-limão (também conhecido como capim cidreira, capim-santo e em ingles lemongrass), dessa vez vamos falar sobre os benefícios do óleo essencial dessa planta que, na nossa cultura, comumente é utilizada apenas como chá. Ao longo desse post vamos dar algumas dicas de uso e os ... Leia o artigo »

06/12/2017

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018