Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Faz mal dormir com lentes de contato?

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma.

Em alguns casos, para conseguirmos garantir uma boa visão, fazemos uso de lentes de contato e, diante disso, surge uma dúvida que norteia o artigo: Dormir com lentes de contato faz mal?

A resposta é: dormir com lentes de contato faz mal, sim!

Na verdade, é um erro perigoso e que pode aumentar significativamente o risco de hipóxia, lesões, úlceras, infecções e até perda de visão [1] . Ainda assim, costuma ser o descuido mais comum entre usuários de lentes e chegando ao ponto de ser considerado quase como um "ritual de passagem" para quem começa a usar.

"Dormir com lentes de contato que não sejam para uso durante toda a noite aumenta o risco de infecções oculares e hipóxia”, explica a Dr. Melissa Barnett, da Associação Oftalmológica da Califórnia. Desta forma, "as lentes de contato que são usadas de forma incorreta podem levar a problemas graves como: infecção da córnea, dor extrema, sensibilidade a luz e perda permanente da visão" [1].

Enquanto estamos acordados, ao piscarmos, garantimos a constante renovação de oxigênio para o tecido de nossos olhos, mas este processo é interrompido quando estamos dormindo e assim surgem alguns problemas graves. A falta de oxigenação (hipóxia) provoca um inchaço nos olhos e afeta a visão; tornando-a turva. Caso este quadro continue, riscos sérios surgem com o desenvolvimento de novos e pequenos vasos sanguíneos ao longo da córnea, a fim de fornecer o oxigênio necessário ao tecido. Estes novos vasos podem crescer a ponto de bloquear a visão permanentemente [2].

Outro problema enfrentado por quem usa lentes de contato são as infecções por bactérias ou outros parasitas. Esses micro-organismos podem entrar em contato com os olhos pelas próprias lentes que não foram limpas corretamente ou pelo uso prolongado destas no dia-a- dia [3].

Um fato surpreendente foi publicado em um estudo de 2012, na revista Ophthalmology, onde analisaram diversos fatores que poderiam implicar no aumento do risco de usuários de lentes de contato desenvolverem uma inflamação da córnea (conhecida como ceratite microbiana). O resultado da pesquisa indicou que dormir, ainda que ocasionalmente, com lentes de contato aumentava em 6.5 vezes a chance do surgimento de ceratite [4].

Sendo assim, dormir usando lentes é comprovadamente nocivo. Enquanto dormimos, a lente impede uma oxigenação correta do tecido dos olhos, diminui a defesa dos olhos e aumenta as chances de infecção e lesões dos olhos.

Cabe ressaltar que há lentes desenvolvidas para o uso contínuo, mesmo durante a noite, mas, ainda assim, é aconselhável que haja intervalos ao longo da semana que o uso seja interrompido. E também que um oftalmologista deve sempre ser consultado para maiores informações.

Fonte e Referências
[1] http://www.medicaldaily.com/sleeping-contacts- risks-dangers- 380676
[2] http://www.eyecarefun.com/content/contact-lens- sleep
[3] http://www.huffingtonpost.com/2013/09/26/contact-lens- hygiene-questions- answers-eye-health_n_3950593.html
[4] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22521083

Artigo postado em 28/10/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também