'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Capa post - Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 28 de Março de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca.

A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se contrair e logo depois se expandir. Junto com isso, o cérebro libera substâncias químicas e inflamatórias que fazem as pulsações serem dolorosas.

Num estudo publicado no site headachejournal.org, pesquisadores realizaram uma entrevista e estudaram 147 mulheres com enxaqueca e/ou com episódios constantes de dores de cabeça. Mais de 80% das mulheres relataram não se sentir descansadas quando acordam, devido a problemas no sono.

Em outro estudo sobre hábitos de dormir e enxaqueca, também publicado no mesmo site, pesquisadores forneceram evidências fortes que bons hábitos para dormir ajudam a diminuir as crises de enxaqueca. Nesse estudos com 43 mulheres, o grupo que recebeu treinamento para melhorar os hábitos para dormir tiveram uma redução significativa na frequência e intensidade das enxaquecas.

“Problemas no sono podem ser o gatilho para enxaquecas por causa da instabilidade no neurotransmissor serotonina e uma diminuição dos níveis de dopamina.” diz Vincent Fortanasce, psiquiatra e neurologista que continua: “Antidepressivos algumas vezes também são indicados para o tratamento de enxaquecas já que esses remédios ajudam a estabilizar os níveis de serotonina.”

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016