'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Capa post - Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 28 de Março de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca.

A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se contrair e logo depois se expandir. Junto com isso, o cérebro libera substâncias químicas e inflamatórias que fazem as pulsações serem dolorosas.

Num estudo publicado no site headachejournal.org, pesquisadores realizaram uma entrevista e estudaram 147 mulheres com enxaqueca e/ou com episódios constantes de dores de cabeça. Mais de 80% das mulheres relataram não se sentir descansadas quando acordam, devido a problemas no sono.

Em outro estudo sobre hábitos de dormir e enxaqueca, também publicado no mesmo site, pesquisadores forneceram evidências fortes que bons hábitos para dormir ajudam a diminuir as crises de enxaqueca. Nesse estudos com 43 mulheres, o grupo que recebeu treinamento para melhorar os hábitos para dormir tiveram uma redução significativa na frequência e intensidade das enxaquecas.

“Problemas no sono podem ser o gatilho para enxaquecas por causa da instabilidade no neurotransmissor serotonina e uma diminuição dos níveis de dopamina.” diz Vincent Fortanasce, psiquiatra e neurologista que continua: “Antidepressivos algumas vezes também são indicados para o tratamento de enxaquecas já que esses remédios ajudam a estabilizar os níveis de serotonina.”

Comentários

Leia também...

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4963 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.