'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Capa post - Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 28 de Março de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca.

A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se contrair e logo depois se expandir. Junto com isso, o cérebro libera substâncias químicas e inflamatórias que fazem as pulsações serem dolorosas.

Num estudo publicado no site headachejournal.org, pesquisadores realizaram uma entrevista e estudaram 147 mulheres com enxaqueca e/ou com episódios constantes de dores de cabeça. Mais de 80% das mulheres relataram não se sentir descansadas quando acordam, devido a problemas no sono.

Em outro estudo sobre hábitos de dormir e enxaqueca, também publicado no mesmo site, pesquisadores forneceram evidências fortes que bons hábitos para dormir ajudam a diminuir as crises de enxaqueca. Nesse estudos com 43 mulheres, o grupo que recebeu treinamento para melhorar os hábitos para dormir tiveram uma redução significativa na frequência e intensidade das enxaquecas.

“Problemas no sono podem ser o gatilho para enxaquecas por causa da instabilidade no neurotransmissor serotonina e uma diminuição dos níveis de dopamina.” diz Vincent Fortanasce, psiquiatra e neurologista que continua: “Antidepressivos algumas vezes também são indicados para o tratamento de enxaquecas já que esses remédios ajudam a estabilizar os níveis de serotonina.”

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015