'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Capa post - Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 28 de Março de 2015 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca.

A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se contrair e logo depois se expandir. Junto com isso, o cérebro libera substâncias químicas e inflamatórias que fazem as pulsações serem dolorosas.

Num estudo publicado no site headachejournal.org, pesquisadores realizaram uma entrevista e estudaram 147 mulheres com enxaqueca e/ou com episódios constantes de dores de cabeça. Mais de 80% das mulheres relataram não se sentir descansadas quando acordam, devido a problemas no sono.

Em outro estudo sobre hábitos de dormir e enxaqueca, também publicado no mesmo site, pesquisadores forneceram evidências fortes que bons hábitos para dormir ajudam a diminuir as crises de enxaqueca. Nesse estudos com 43 mulheres, o grupo que recebeu treinamento para melhorar os hábitos para dormir tiveram uma redução significativa na frequência e intensidade das enxaquecas.

“Problemas no sono podem ser o gatilho para enxaquecas por causa da instabilidade no neurotransmissor serotonina e uma diminuição dos níveis de dopamina.” diz Vincent Fortanasce, psiquiatra e neurologista que continua: “Antidepressivos algumas vezes também são indicados para o tratamento de enxaquecas já que esses remédios ajudam a estabilizar os níveis de serotonina.”

Comentários

Leia também...

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018