'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

A falta de sono e a depressão clínica

Capa post - A falta de sono e a depressão clínica

Texto: Postado em Diversos por Marcelo Morais no dia 14 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Se uma pessoa é diagnóstica com depressão clínica, é provável que ela tenha dificuldades para dormir e continuar dormindo. Certamente existe um link entre a depressão e uma qualidade de sono ruim [1]. De fato, um dos sinais da depressão é a insônia!

A depressão clínica é um transtorno relacionado ao humor, dando desânimo para realizar qualquer tarefa. Triste e vulnerável, ela se transforma em uma pessoa sem qualquer capacidade. É normal que todos nós nos sintamos pra baixo uma hora ou outra. Porém, quando esses sentimentos se tornam intensos e diários, há uma grande possibilidade de isso colocar sua vida para baixo.

Como dito, um dos sinais da depressão clínica é a dificuldade de pegar no sono, mas outro problema relacionado com a depressão clínica é dormir muito.

Ter dificuldade para dormir não significa exatamente que você tenha depressão, mas a falta de um sono de qualidade pode lhe tornar uma pessoa depressiva.

O sono normal restaura suas energias diárias, é um descanso que seu corpo inteiro precisa. Mas quando o sono normal é perturbado ou insuficiente, isso pode aumentar o nível de tensão, raiva e irritabilidade.

Diversos tipos de traumas físicos e emocionais podem desencadear problemas no sono. Por exemplo, pouco sono pode levar à fadiga. Com a fadiga, você faz menos exercícios e/ou se torna uma pessoa menos ativa, deteriorando seu estado físico. Com isso, eventualmente, você entra em um ciclo vicioso, levando uma vida pouco ativa e com o sono ruim, o que, no final de tudo, muda seu humor podendo deixá-lo depressivo.

Este post é apenas um alerta a fim de deixar claro que a falta de um sono de qualidade pode levar uma pessoa à depressão clínica, entre outros tipos. Consulte as fontes e referências para mais detalhes.

Fontes e referências:
[1] http://healthland.time.com/2010/09/02/lack-of-sleep-can-cause-depression-weight-gain-and-even-death/
http://www.webmd.com/depression/guide/depression-sleep-disorder

Comentários

Leia também...

Hackeando seu sono entendendo os ciclos do sono e o ritmo circadiano

"Todos devemos dormir pelo menos 8 horas por noite." Eu sei, todos já escutamos isso umas dezenas de vezes... Uma regra simples para um hábito difícil de seguir. Dormir bem é muito mais que dormir as 8 horas por noite tanto recomendadas por especialistas. Na verdade, essas 8 horas por noite é uma média por adulto, já que um adulto saudável po... Leia o artigo »

08/03/2017

Posições para dormir: descubra os prós e contras de cada uma

Não é novidade que uma boa noite de sono é capaz de fazer milagres, certo? Mas você sabia que a posição do corpo sobre a cama também influencia na qualidade do sono e pode tanto aliviar quanto intensificar dores e outros problemas de saúde? Durante uma noite, um adulto muda mais de dez vezes de posição. Porém, apesar deste... Leia o artigo »

19/05/2017

Clínicas do sono

As informações contidas na loja e blog do dorminhoco são para fins informativos e educacionais somente, não sendo destinadas a ser utilizadas para o diagnóstico, tratamento de qualquer condição médica ou substituir o conselho médico por profissionais de saúde qualificados. Se você vem sofrendo com problemas para dormir con... Leia o artigo »

03/05/2016

Excesso de luz LED à noite e os efeitos na saúde

A sociedade moderna oferece uma quantidade enorme de luz. Temos luzes para nos guiar à noite, para nos prevenir dos perigos, para nos proteger. Estamos acordados até mais tarde graças às luzes artificiais. Contudo, apesar de todas as coisas boas que a luz nos possibilita, há também malefícios presentes em toda esta luminosidade - em partic... Leia o artigo »

25/04/2019

Dirigindo com sono - Riscos e prevenções

São os primeiros instantes da madrugada. Você está dirigindo há quase duas horas. Sente-se incomodado, não sabe se é sono ou cansaço, porém decide seguir viagem. Contra o mal-estar, ajeita-se no banco, liga o rádio e masca um chiclete. Suas pálpebras pesam: você reluta e, marcando o compasso da música com os dedos, t... Leia o artigo »

16/04/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.