'A pior coisa é tentar dormir e não conseguir.' F. Scott Fitzgerald

F.Lux – Um software para te ajudar a dormir melhor

Durante o dia, a tela de computadores e dispositivos eletrônicos não causam nenhum tipo de problema que atrapalhe a dormir. Essas telas são feitas de forma que simulem a luz solar. Mas, durante a noite, você não deveria ficar "olhando para o sol", pois isso diminui a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Não é à toa que hoje em dia está se tornando popular o uso de suplemento de melatonina entre pessoas que trabalham à noite na frente da tela do computador ou similar.

Para resolver esse problema, existe um software disponível para Windows, Linux, Mac, Ios e Android chamado f.lux. O programa atua regulando a temperatura da cor na tela após o pôr do sol de acordo com sua localização. Se você costuma trabalhar até tarde usando o computador, usar o f.lux para não atrapalhar sua noite de sono é uma excelente opção.

Alguns podem pensar que é só diminuir o brilho do monitor manualmente, mas não adianta. O f.lux trabalha calibrando o brilho do monitor e ajustando a temperatura da cor, criando uma luz avermelhada durante a noite. Veja abaixo a diferença:

Quando o assunto é dormir melhor, a luz azul produzida por telas de computadores são prejudiciais à noite. Pesquisas experimentais sugerem que pessoas que leem à noite usando um tablet, por exemplo, atrasam seu sono em cerca de 1 hora. As modificações feitas na tela do dispositivo pelo f.lux ajudam a diminuir esse efeito e ainda ajudam a deixar a pessoa mais relaxada antes de deitar-se. 

Segundo um monte de pesquisas, a temperatura da cor criada pelo f.lux deixando a tela em um tom avermelhado, não interfere no ciclo natural do sono e na produção de melatonina. Além disso, outros estudos sugerem que a temperatura da cor ajuda a diminuir as atividades do sistema nervoso, deixando a pessoa mais tranquila e relaxada para dormir.

Depois de instalar o f.lux, a mudança na cor da tela é bem perceptível, mas, logo em seguida, você se acostuma bem rápido. Caso você precise fazer algum tipo de trabalho gráfico sensível à cor, o f.lux tem uma opção para desabilitá-lo durante uma hora e depois volta automaticamente.

Particularmente? Eu já uso o programa há mais de 4 meses e me sinto mais confortável para ler ou trabalhar no computador à noite e aumentar naturalmente a produção de melatonina.

Para conhecer e instalar o programa, acesse aqui o site oficial.

Postado em Softwares e apps no dia 30 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Junho de 2018

Comentários

Leia também...

Start-up cria os primeiros protetores auriculares inteligentes

Uma equipe de três engenheiros desenvolveram os primeiros protetores auriculares inteligentes, chamados ‘Hush’. Como já falamos aqui sobre os melhores protetores auriculares do mercado esse não poderia faltar na lista. O lançamento está previsto para agora em Janeiro/2015. Da mesma forma que outros protetores, o ‘Hush’ tem cancelador de ru&... Leia o artigo »

11/01/2015

Chá de anis estrelado - Seus benefícios e efeitos no sono

O Anis Estrelado (Illicium verum) devido ao seu forte aroma é frequentemente usado como um tempero exótico em pratos indianos bem como em pratos chineses. Mas você já pensou que essa pequena flor também tem alguns ingredientes chaves usados para combater várias doenças e ainda ajuda pessoas com problemas para dormir? Além de ser rico em vitami... Leia o artigo »

18/01/2016

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono a noite? Pensando nisso criamos uma lista com 8 coisas que você pode começar a fazer a partir de hoje para dormir melhor a noite. 1 – Pague seu débito A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a diferenç... Leia o artigo »

06/03/2015