'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

F.Lux – Um software para te ajudar a dormir melhor

Capa post - F.Lux – Um software para te ajudar a dormir melhor

Texto: Postado em Softwares e apps por Marcelo Morais no dia 30 de Janeiro de 2014 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Durante o dia, a tela de computadores e dispositivos eletrônicos não causam nenhum tipo de problema que atrapalhe a dormir. Essas telas são feitas de forma que simulem a luz solar. Mas, durante a noite, você não deveria ficar "olhando para o sol", pois isso diminui a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Não é à toa que hoje em dia está se tornando popular o uso de suplemento de melatonina entre pessoas que trabalham à noite na frente da tela do computador ou similar.

Para resolver esse problema, existe um software disponível para Windows, Linux, Mac, Ios e Android chamado f.lux. O programa atua regulando a temperatura da cor na tela após o pôr do sol de acordo com sua localização. Se você costuma trabalhar até tarde usando o computador, usar o f.lux para não atrapalhar sua noite de sono é uma excelente opção.

Alguns podem pensar que é só diminuir o brilho do monitor manualmente, mas não adianta. O f.lux trabalha calibrando o brilho do monitor e ajustando a temperatura da cor, criando uma luz avermelhada durante a noite. Veja abaixo a diferença:

Quando o assunto é dormir melhor, a luz azul produzida por telas de computadores são prejudiciais à noite. Pesquisas experimentais sugerem que pessoas que leem à noite usando um tablet, por exemplo, atrasam seu sono em cerca de 1 hora. As modificações feitas na tela do dispositivo pelo f.lux ajudam a diminuir esse efeito e ainda ajudam a deixar a pessoa mais relaxada antes de deitar-se. 

Segundo um monte de pesquisas, a temperatura da cor criada pelo f.lux deixando a tela em um tom avermelhado, não interfere no ciclo natural do sono e na produção de melatonina. Além disso, outros estudos sugerem que a temperatura da cor ajuda a diminuir as atividades do sistema nervoso, deixando a pessoa mais tranquila e relaxada para dormir.

Depois de instalar o f.lux, a mudança na cor da tela é bem perceptível, mas, logo em seguida, você se acostuma bem rápido. Caso você precise fazer algum tipo de trabalho gráfico sensível à cor, o f.lux tem uma opção para desabilitá-lo durante uma hora e depois volta automaticamente.

Particularmente? Eu já uso o programa há mais de 4 meses e me sinto mais confortável para ler ou trabalhar no computador à noite e aumentar naturalmente a produção de melatonina.

Para conhecer e instalar o programa, acesse aqui o site oficial.

Comentários

Leia também...

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… Às vezes é uma obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum ... Leia o artigo »

27/03/2015

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Potencialize seu sono com Vitamina D

Mais da metade da população mundial tem deficiência de vitamina D. Este é um grande problema porque muitos distúrbios do sono estão associados à deficiência de vitamina D. Podendo afetar a quantidade de sono que você tem, a qualidade do sono e seu humor ao acordar. Antes de começar a explicar, vamos relembrar sobre a importân... Leia o artigo »

20/11/2016