'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Capa post - Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 25 de Janeiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo. 

Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teoria, os neurônios responsáveis pelas nossas memórias tentam estimulam o sono a fim de transferir as informações que aprendemos e, assim, mantê-las armazenadas na memória de longo-prazo. 

Aquela mosca-das-frutas - ou drosophila melanogaster, em seu nome científico - tem uma estrutura no cérebro chamada (em inglês) “the mushroom body” que é similar ao hipocampo, área no cérebro humano vital para consolidação da memória. 

Os resultados de um estudo publicados no eLife mostraram, pela primeira vez, que quando os neurônios da memória estão mais ativos, as moscas dormem mais. Isto sugere que a memória tem um papel importante no ciclo de sono

Esta parte do cérebro “mushroom body” não apenas diz para a mosca ir dormir, mas também ajuda a mosca a se manter adormecida. Um dos autores do estudo explica melhor:

“É como se a área responsável pela memória estivesse dizendo: ‘Ei! Continue dormindo para aprender isso!’ e depois de um tempo dormindo os neurônios estivessem dizendo ‘Você vai precisar de mais sono se quiser se lembrar disso mais tarde’.

Comentários

Leia também...

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018