'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Capa post - Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 25 de Janeiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo. 

Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teoria, os neurônios responsáveis pelas nossas memórias tentam estimulam o sono a fim de transferir as informações que aprendemos e, assim, mantê-las armazenadas na memória de longo-prazo. 

Aquela mosca-das-frutas - ou drosophila melanogaster, em seu nome científico - tem uma estrutura no cérebro chamada (em inglês) “the mushroom body” que é similar ao hipocampo, área no cérebro humano vital para consolidação da memória. 

Os resultados de um estudo publicados no eLife mostraram, pela primeira vez, que quando os neurônios da memória estão mais ativos, as moscas dormem mais. Isto sugere que a memória tem um papel importante no ciclo de sono

Esta parte do cérebro “mushroom body” não apenas diz para a mosca ir dormir, mas também ajuda a mosca a se manter adormecida. Um dos autores do estudo explica melhor:

“É como se a área responsável pela memória estivesse dizendo: ‘Ei! Continue dormindo para aprender isso!’ e depois de um tempo dormindo os neurônios estivessem dizendo ‘Você vai precisar de mais sono se quiser se lembrar disso mais tarde’.

Comentários

Leia também...

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019