'Um dia bem gasto traz um sono feliz.' Leonardo da Vinci

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Capa post - Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 25 de Janeiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo. 

Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teoria, os neurônios responsáveis pelas nossas memórias tentam estimulam o sono a fim de transferir as informações que aprendemos e, assim, mantê-las armazenadas na memória de longo-prazo. 

Aquela mosca-das-frutas - ou drosophila melanogaster, em seu nome científico - tem uma estrutura no cérebro chamada (em inglês) “the mushroom body” que é similar ao hipocampo, área no cérebro humano vital para consolidação da memória. 

Os resultados de um estudo publicados no eLife mostraram, pela primeira vez, que quando os neurônios da memória estão mais ativos, as moscas dormem mais. Isto sugere que a memória tem um papel importante no ciclo de sono

Esta parte do cérebro “mushroom body” não apenas diz para a mosca ir dormir, mas também ajuda a mosca a se manter adormecida. Um dos autores do estudo explica melhor:

“É como se a área responsável pela memória estivesse dizendo: ‘Ei! Continue dormindo para aprender isso!’ e depois de um tempo dormindo os neurônios estivessem dizendo ‘Você vai precisar de mais sono se quiser se lembrar disso mais tarde’.

Comentários

Leia também...

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018