'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Capa post - Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 25 de Janeiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo. 

Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teoria, os neurônios responsáveis pelas nossas memórias tentam estimulam o sono a fim de transferir as informações que aprendemos e, assim, mantê-las armazenadas na memória de longo-prazo. 

Aquela mosca-das-frutas - ou drosophila melanogaster, em seu nome científico - tem uma estrutura no cérebro chamada (em inglês) “the mushroom body” que é similar ao hipocampo, área no cérebro humano vital para consolidação da memória. 

Os resultados de um estudo publicados no eLife mostraram, pela primeira vez, que quando os neurônios da memória estão mais ativos, as moscas dormem mais. Isto sugere que a memória tem um papel importante no ciclo de sono

Esta parte do cérebro “mushroom body” não apenas diz para a mosca ir dormir, mas também ajuda a mosca a se manter adormecida. Um dos autores do estudo explica melhor:

“É como se a área responsável pela memória estivesse dizendo: ‘Ei! Continue dormindo para aprender isso!’ e depois de um tempo dormindo os neurônios estivessem dizendo ‘Você vai precisar de mais sono se quiser se lembrar disso mais tarde’.

Comentários

Leia também...

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Qual o tempo ideal por noite?

Cientistas descobriram que o tempo ideal uma noite bem dormida é de 6 a 8 horas de sono, resultando em benefícios para a saúde e o coração. Ultrapassar esse tempo ou diminuir pode se tornar muito prejudicial para à saúde. As conclusões das pesquisas foram apresentadas neste ano no Congresso ESC. A autora do estudo, Epameinondas Fountas, do Ce... Leia o artigo »

25/09/2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4963 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.