'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo. 

Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teoria, os neurônios responsáveis pelas nossas memórias tentam estimulam o sono a fim de transferir as informações que aprendemos e, assim, mantê-las armazenadas na memória de longo-prazo. 

Aquela mosca-das-frutas - ou drosophila melanogaster, em seu nome científico - tem uma estrutura no cérebro chamada (em inglês) “the mushroom body” que é similar ao hipocampo, área no cérebro humano vital para consolidação da memória. 

Os resultados de um estudo publicados no eLife mostraram, pela primeira vez, que quando os neurônios da memória estão mais ativos, as moscas dormem mais. Isto sugere que a memória tem um papel importante no ciclo de sono

Esta parte do cérebro “mushroom body” não apenas diz para a mosca ir dormir, mas também ajuda a mosca a se manter adormecida. Um dos autores do estudo explica melhor:

“É como se a área responsável pela memória estivesse dizendo: ‘Ei! Continue dormindo para aprender isso!’ e depois de um tempo dormindo os neurônios estivessem dizendo ‘Você vai precisar de mais sono se quiser se lembrar disso mais tarde’.

Texto postado em 25 de Janeiro de 2015 e atualizado 14 de Setembro de 2018 .

Comentários

Leia também...

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5523 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.