'Dormir bem é ter vida.' Dorminhoco.com

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Capa post - Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 14 de Agosto de 2018 .

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidação da memória humana.

Os cientistas acreditam que as transferências de memória do hipocampo para o neocórtex, que têm por fim o armazenamento a longo prazo, só seja possível graças a sincronia das referidas partes do cérebro durante o sono. Os pesquisadores, por fim, decidiram aperfeiçoar e simular esse procedimento natural de estímulos cerebrais através de um sistema transcraniano, que obviamente, incitava tais atividades a fim de se obter um maior desenvolvimento da memória. 

Os participantes foram submetidos a testes e avaliações que consistiam em discriminações visuais nas quais os mesmos tinham que identificar objetos potencialmente ameaçadores, porém, que estavam ocultos, bem como, pessoas com dispositivos explosivos e atiradores inimigos. Os pesquisadores descobriram que quando os participantes receberam os estímulos cerebrais e logo após foram submetidos aos testes visuais, os resultados foram muito mais significativos/positivos em comparação aos que fizeram os testes sem serem expostos aos referidos estímulos.

Tais estudos forneceram métodos que serão aplicados com o fim de melhorar e desenvolver a consolidação da memória no nosso cérebro, isso, sem a perturbação do sono.

Fonte: https://www.eurekalert.org/pub_releases/2018-07/sfn-obs071818.php

Comentários

Leia também...

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015