'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Capa post - Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 14 de Agosto de 2018 .

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidação da memória humana.

Os cientistas acreditam que as transferências de memória do hipocampo para o neocórtex, que têm por fim o armazenamento a longo prazo, só seja possível graças a sincronia das referidas partes do cérebro durante o sono. Os pesquisadores, por fim, decidiram aperfeiçoar e simular esse procedimento natural de estímulos cerebrais através de um sistema transcraniano, que obviamente, incitava tais atividades a fim de se obter um maior desenvolvimento da memória. 

Os participantes foram submetidos a testes e avaliações que consistiam em discriminações visuais nas quais os mesmos tinham que identificar objetos potencialmente ameaçadores, porém, que estavam ocultos, bem como, pessoas com dispositivos explosivos e atiradores inimigos. Os pesquisadores descobriram que quando os participantes receberam os estímulos cerebrais e logo após foram submetidos aos testes visuais, os resultados foram muito mais significativos/positivos em comparação aos que fizeram os testes sem serem expostos aos referidos estímulos.

Tais estudos forneceram métodos que serão aplicados com o fim de melhorar e desenvolver a consolidação da memória no nosso cérebro, isso, sem a perturbação do sono.

Fonte: https://www.eurekalert.org/pub_releases/2018-07/sfn-obs071818.php

Comentários

Leia também...

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019