'Vizinhos barulhentos e perturbados são os últimos a dormir... :(' Triste verdade

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Capa post - Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 14 de Agosto de 2018 .

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidação da memória humana.

Os cientistas acreditam que as transferências de memória do hipocampo para o neocórtex, que têm por fim o armazenamento a longo prazo, só seja possível graças a sincronia das referidas partes do cérebro durante o sono. Os pesquisadores, por fim, decidiram aperfeiçoar e simular esse procedimento natural de estímulos cerebrais através de um sistema transcraniano, que obviamente, incitava tais atividades a fim de se obter um maior desenvolvimento da memória. 

Os participantes foram submetidos a testes e avaliações que consistiam em discriminações visuais nas quais os mesmos tinham que identificar objetos potencialmente ameaçadores, porém, que estavam ocultos, bem como, pessoas com dispositivos explosivos e atiradores inimigos. Os pesquisadores descobriram que quando os participantes receberam os estímulos cerebrais e logo após foram submetidos aos testes visuais, os resultados foram muito mais significativos/positivos em comparação aos que fizeram os testes sem serem expostos aos referidos estímulos.

Tais estudos forneceram métodos que serão aplicados com o fim de melhorar e desenvolver a consolidação da memória no nosso cérebro, isso, sem a perturbação do sono.

Fonte: https://www.eurekalert.org/pub_releases/2018-07/sfn-obs071818.php

Comentários

Leia também...

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita... Leia o artigo »

05/09/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4911 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.