'Uma boa risada e um longo sono são as melhores curas no livro do médico.' Provérbio Irlandês

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidação da memória humana.

Os cientistas acreditam que as transferências de memória do hipocampo para o neocórtex, que têm por fim o armazenamento a longo prazo, só seja possível graças a sincronia das referidas partes do cérebro durante o sono. Os pesquisadores, por fim, decidiram aperfeiçoar e simular esse procedimento natural de estímulos cerebrais através de um sistema transcraniano, que obviamente, incitava tais atividades a fim de se obter um maior desenvolvimento da memória. 

Os participantes foram submetidos a testes e avaliações que consistiam em discriminações visuais nas quais os mesmos tinham que identificar objetos potencialmente ameaçadores, porém, que estavam ocultos, bem como, pessoas com dispositivos explosivos e atiradores inimigos. Os pesquisadores descobriram que quando os participantes receberam os estímulos cerebrais e logo após foram submetidos aos testes visuais, os resultados foram muito mais significativos/positivos em comparação aos que fizeram os testes sem serem expostos aos referidos estímulos.

Tais estudos forneceram métodos que serão aplicados com o fim de melhorar e desenvolver a consolidação da memória no nosso cérebro, isso, sem a perturbação do sono.

Fonte: https://www.eurekalert.org/pub_releases/2018-07/sfn-obs071818.php

Texto postado em 14 de Agosto de 2018 .

Comentários

Leia também...

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Estudo mostra que memória tem um fascinante efeito no sono

A memória é prejudicada quando não temos uma boa noite de sono. Porém, dormir o suficiente e ter um sono de alta qualidade é essencial para transformar a memória, que de curto-prazo passa a ser de longo-prazo.  Sabemos como o sono afeta a memória, mas não ainda não sabemos como a memória afeta o sono. De acordo com uma teor... Leia o artigo »

25/01/2015

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5515 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.