'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Especialistas em sono - Quem são eles? O que fazem?

Quando se pensa em medicina, de imediato lembramos daquelas especializações mais populares; a cardiologia e a homeopatia servem de exemplo. Existem tantas outras, mas você sabe quem são e o que fazem os especialistas que cuidam do sono? É uma carreira que ainda soa como novidade, percebemos.

Hoje, nosso texto terá, como tema principal, estes profissionais que podem salvar nossas noites. Antes de procurá-los, reserve uns minutos para ler os próximos parágrafos e, se possível, conhecer também outros artigos que disponibilizamos.

Boa leitura!

1 - O que é um especialista em sono? 

Na maioria dos casos, os especialistas em sono atuam na área da medicina ou psicologia. São profissionais que possuem, no currículo, uma pós-graduação voltada para o próprio sono e seus famosos transtornos.

Fontes de pesquisa afirmam que, em 2005, 3.249 especialistas em sono atuavam nos Estados Unidos.

2 - Especialistas em sono possuem alguma credencial?

Sim, ao menos em território estadunidense. Vejamos: a Junta Estadunidense de Medicina do Sono pode ser considerada um membro de outra junta que, por sua vez, reúne especialistas de todas as áreas médicas. É uma união que também ampara aqueles profissionais que se especializam em sono. 

3 - Em específico, o que eles fazem?

Existem aproximadamente 88 transtornos que afetam o sono, sabia? No entanto, a maioria destes especialistas se dedicam aos seis principais transtornos, e são eles:

Sabe-se que um terço da população sofre de insônia, sendo que 10% corresponde à insônia crônica. Foi constatado, também, que 75% da população norte-americana apresentou, pelo menos, algum sintoma relacionado a noites mal dormidas, fosse durante certos dias da semana ou do mês.  

4 - Por que devo procurar um especialista em sono?

Certamente você deve estar se perguntando isso agora. A resposta é simples: precisamos recorrer a estes profissionais quando não alcançamos a quantidade ou qualidade necessária de sono, para que enfim haja mais energia em nossos dias. Sentir-se descansado também é outra consequência positiva.

No mais, ao perceber sintomas dos distúrbios que afetam o sono, seu médico habitual poderá encaminhá-lo para um desses especialistas.

5 - O que acontece quando vou a um especialista em sono? 

Ele dirigirá a você uma série de perguntas, a fim de avaliar seus sintomas e realizar um exame chamado polissonografia, caso seja necessário. Neste teste, o corpo do paciente estará em contato com 25 eletrodos, os quais registrarão o nível das ondas cerebrais, frequência cardíaca, movimento ocular, tensão muscular, espasmos nas pernas, o fluxo de ar que passa pela boca e nariz, movimento da parede torácica.

Por outro lado, descartando o exame feito com a polissonografia, o médico poderá receitar um medicamento para dormir ou simplesmente emitir o encaminhamento para sessões de psicologia.

6 - Considerações finais

Há uma série de tratamentos, a mencionar a terapia comportamental, tratamento que pode envolver o diálogo e sugerir mudanças no estilo de vida.

Também está disponível, no mercado farmacêutico, um sem-fim de remédios que servem para dormir, de maneira que determinados medicamentos se encaixam melhor de acordo com distúrbios específicos, como a insônia. A apneia do sono é um quadro mais delicado, pois exige a utilização de aparelhos ou até procedimento cirúrgico.

Antes de recorrer a qualquer medicamento, peça orientação ao seu médico. Medicar-se exige responsabilidade. Buscar informação também é válido; o conhecimento muda nossa maneira de encarar um problema, clareia nossos pensamentos, faz enxergar outros caminhos – para isso, nós estamos aqui!

Referência bibliográfica:
https://www.webmd.com/sleep-disorders/features/sleep-rx-specialist#1

Texto postado em 05 de Maio de 2020 .

Comentários

Leia também...

A cor do quarto pode afetar o sono?

Talvez você não perceba, mas detalhes acima de qualquer suspeita podem ser a causa de sua insônia. Por um instante, pare e observe cada item presente em seu quarto. Prateleiras, quadros, mesa... A cor da parede, por exemplo, pode ter algo a nos revelar, e por essa razão questionamos: a cor do quarto pode afetar o sono? Ficou curioso? Então, convidamos você pa... Leia o artigo »

15/01/2019

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Voc&e... Leia o artigo »

22/10/2018

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do Dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados. O objetivo desse post é apresentar quando os protetores ... Leia o artigo »

08/06/2017

Beber água: quais são os benefícios durante o sono?

Quantos copos de água você bebe por dia? Por acaso, há dias em que você não se hidrata? Se sua resposta for positiva, aconselhamos: aumente seu consumo já! Manter-se hidratado é fundamental. A água tem a incrível capacidade de fazer o corpo funcionar corretamente. Ela estabelece o equilíbrio dos fluídos corporais, facilita ... Leia o artigo »

28/09/2018

Dormir de bruços faz mal?

Dormir em certas posições pode determinar se sua noite será boa ou ruim. Hoje, analisaremos uma posição considerada comum, que é simplesmente deitar-se de bruços. Repousar assim prejudica a saúde? Mulheres grávidas podem dormir nesta posição? Existe alguma recomendação especial? Estas perguntas e outras... Leia o artigo »

02/02/2021

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5416 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.