'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

É só ronco ou é apneia do sono? Conheça os sinais e sintomas

Capa post - É só ronco ou é apneia do sono? Conheça os sinais e sintomas

Texto: Postado em Apneia do Sono e Ronco por Marcelo Morais no dia 08 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018 .

Nem todo mundo que ronca tem apneia do sono. Nem todo mundo que tem apneia do sono ronca. Então, como saber a diferença entra um ronco e um caso mais grave de apneia do sono?

Uma excelente dica é perceber como você se sente durante o dia. O ronco não interfere tanto na qualidade do sono quanto a apneia do sono. Se você sente muito fadiga e sonolência durante o dia é provável que seja apneia do sono. 

As seguintes estratégias podem ser usadas para descobrir os sintomas: 

  • Faça um diário: Grave quantas horas você passa na cama, se você acorda de madrugada e se você se sente descansado pela manhã. Pergunte também a sua parceira ou parceiro se você costuma engasgar ou fazer outros barulhos durante a noite.
  • Grave você dormindo: Utilize um gravador ou câmera para se gravar enquanto estiver dormindo. Melhor ainda caso você tenha um celular, um tablet com Android ou iOS onde possa instalar um aplicativo para monitorar seu sono.

Pode ser difícil descobrir se você tem apneia do sono por conta própria, visto que os principais sintomas ocorrem quando você está dormindo. 

Durante o sono, o principal sintoma da apneia do sono é haver pausas durante a respiração, desencadeando falta de ar e/ou respiração dificultosa. 

Outro sinal comum da apneia do sono é a luta contra a sonolência durante o dia, seja em casa, no trabalho ou - pior! - enquanto estiver dirigindo. Outra sinal é quando você se sentir pegando no sono rápido durante momentos calmos. 

Outros sinais e sintomas da apneia do sono são:

  • Dores de cabeça pela manhã
  • Problemas de aprendizado, memória e concentração
  • Se sentir irritado, deprimido e/ou ter mudanças no humor e personalidade 
  • Acordar com frequência para urinar
  • Boca seca ou dor de garganta ao acordar

Já em crianças, a apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum e difícil de identificar. Além do ronco, crianças com apneia do sono talvez adotam posições estranhas durante o sono, se urinam com facilidade na cama, costumam suar muito e têm pesadelos. 

Se você suspeita que seu filho tem apneia do sono, consulte o pediatra. Quando a apneia do sono é diagnosticada, uma cirurgia para remover as amígdalas ou adenoides geralmente corrige o problema.

Comentários

Leia também...

Como melhorar a qualidade do sono usando aparelhos CPAP?

Habituar-se ao uso de aparelhos CPAP pode ser uma tarefa nada fácil. Na maioria das vezes, pessoas que têm apneia do sono passam a vida inteira sem usar nada para dormir - há o uso de remédios, no máximo -, e de repente a única solução para voltar a ter boas noites de sono é comprando ou alugando aparelhos CPAP. É necessár... Leia o artigo »

31/05/2015

O link entre a obesidade e a apneia do sono

Já falamos aqui que perder peso é o melhor tratamento para apneia do sono, dessa vez, no intuito de esclarecer melhor o problema, vamos falar sobre o link entre a obesidade e a apneia do sono. Antes de continuar a leitura, se você não sabe o que é apneia do sono, temos um rápido artigo que explica melhor o problema. Leia aqui. Para fins de entendimento, a o... Leia o artigo »

25/07/2017

Opções de tratamento para a apneia obstrutiva do sono

Para casos não muito graves de apneia do sono, seu médico pode recomendar mudanças no seu estilo de vida, como perder peso e/ou parar de fumar. Se essas medidas não melhorarem os sintomas ou se a gravidade da apneia do sono for de moderada para alto risco, existem diversos tipos de tratamentos. A maioria dos tratamentos para apneia obstrutiva do sono incluem aparelhos q... Leia o artigo »

08/03/2015

Apneia do sono como uma desordem progressiva

Michael Breus, conhecido nos Estados Unidos como The Sleep Doctor (O Doutor do Sono) diz que a maioria dos casos de apneia obstrutiva do sono começa com o ronco e pioram com o tempo. Nem todo mundo que tem apneia obstrutiva do sono ronca e nem todo mundo que ronca tem apneia, mas não há dúvida que as duas condições são indissociáveis. Michael... Leia o artigo »

14/07/2016

Como aliviar as marcas no rosto pelo uso de máscaras CPAP?

Quem costuma usar aparelhos CPAP tenta utilizá-los de maneira discreta, pois a apneia do sono e o próprio ronco são problemas particulares. No entanto, usar máscaras CPAP, por exemplo, pode ocasionar marcas no rosto, a ponto de serem reconhecidas! Gostaria de saber como diminuir as marcas? É o que explicaremos nas próximas linhas sem perder a clareza e a&n... Leia o artigo »

31/05/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4840 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.