'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

É possível parar de fumar enquanto dormimos?

Parar de fumar não é fácil. Pesquisadores sugerem que cigarros são tão viciantes quanto heroína, cocaína e álcool. Esse hábito pode vir com um resultado fatal. Atualmente, estima-se que 6 milhões de pessoas morrem todo ano por causa do fumo excessivo.

O vício por nicotina envolve mecanismos fisiológicos e psicológicos complexos, que mudam certos comportamentos no nosso cérebro. Por isso, parar de fumar é também um problema difícil. Alguns tratamentos desenvolvidos ao longo dos anos são: terapia com nicotina, medicações, hipnose, acupuntura e, mais recente, os cigarros eletrônicos.

Um novo estudo, realizado pelo Instituto de Ciência Weizmann, demonstra que é possível reduzir a tentação de fumar através de um processo de aprendizagem simples, realizado no momento em que o fumante está dormindo. Esse mesmo método sugere, também, uma nova direção para as pesquisas sobre vícios [1]

O senso comum afirma que dormir é uma atividade vital para o aprendizado. Mais de 100 anos de pesquisas sobre o sono comprovam que dormir é necessário para a consolidação de memória de curto e longo prazo.

Uma pesquisa recente demonstrou que o cérebro é capaz de classificar palavras mesmo quando estamos dormindo, e até mesmo fazer cálculos simples [2][3]!

Seguido desse estudo, no qual o cérebro também é capaz de aprender novas informações durante o sono, os pesquisadores do Instituto Weizmann recrutaram 66 fumantes que expressaram desejo em parar de fumar. Usando uma técnica chamada terapia de aversão, testaram a hipótese de condicionamento aversivo. Nesse caso, usando o cheiro de ovo ou peixe podre para alterar o comportamento do fumante.

No experimento, os participantes eram expostos à fumaça de cigarro, seguido de forma bem rápida pelos cheiros podres de ovo ou peixe. O tratamento foi administrado tanto na fase 2, como na fase REM do sono e também com os participantes acordados. 

Os resultados confirmaram a hipótese. Os participantes que receberam o tratamento de aversão durante a fase 2 do sono fumaram 34% menos cigarros, enquando os que receberam o tratamento durante a fase REM fumaram 11% a menos. O único grupo que não sofreu efeito foi aquele no qual o tratamento foi administrado enquanto acordados.

Arzi, um dos responsáveis pelo estudo, disse numa entrevista [4]: “Ainda não inventamos um jeito de parar de fumar enquando você dorme. Isso vai requerer outros tipos de estudos. O que nós mostramos é que o condicionamento humano pode ser alterado durante o sono.”

Fontes e referências:
[1] http://www.jneurosci.org/content/34/46/15382.short
[2] http://www.bbc.co.uk/news/health-29166466
[3] http://www.redorbit.com/news/science/1113233360/sleeping-brain-automated-tasks-091314/
[4] http://wis-wander.weizmann.ac.il/behavioral-changes-seen-after-sleep-learning

Postado em Curiosidades e Estudos no dia 03 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018

Comentários

Leia também...

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018

Beber água: quais são os benefícios durante o sono?

Quantos copos de água você bebe por dia? Por acaso, há dias em que você não se hidrata? Se sua resposta for positiva, aconselhamos: aumente seu consumo já! Manter-se hidratado é fundamental. A água tem a incrível capacidade de fazer o corpo funcionar corretamente. Ela estabelece o equilíbrio dos fluídos corporais, facilita ... Leia o artigo »

28/09/2018

Por que dormimos?

Seres humanos precisam dormir, todos sabem muito bem disso. Uma pessoa saudável passa, em média, 36% da sua vida dormindo. Sem o sono, nós ficamos de mau humor, preguiçosos, não conseguimos nos lembrar muito bem dos fatos que colocam nossas vidas em risco. Apesar de conhecermos os problemas relacionados à falta de sono, ninguém sabe&n... Leia o artigo »

28/01/2014