'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

É possível emagrecer dormindo?

Capa post - É possível emagrecer dormindo?

Texto: Postado em Peso & Dieta e Curiosidades por Marcelo Morais no dia 11 de Janeiro de 2015 e última atualização dia 14 de Setembro de 2018 .

Já falamos aqui no blog sobre a relação entre o sono e o ganho de peso. No artigo anterior, falamos sobre como a falta de uma boa noite de sono pode levar uma pessoa a ganhar peso, principalmente se você tiver uma dieta e/ou genética ruim.

Respondendo à pergunta: “É possível emagrecer dormindo?”. A resposta curta e grossa é sim. Bom, na verdade a grande maioria do peso que você perde enquanto dorme é água.

Durante a noite há dois processos que causam gradualmente a perda de água. O primeiro é a respiração. Cada vez que você respira perde um pouco de água. Caso duvide, faça um experimento: respire dentro de um copo e verá como ele ficará embaçado (isso é água!). O segundo processo se dá através da transpiração e do suor. 

Geralmente, uma pessoa comum elimina 1,2 litros de água por dia pela urina e 1 litro através da respiração e transpiração. Esta é uma das razões pelas quais especialistas indicam beber de 8 a 10 copos de água por dia.

O objetivo principal deste artigo é alertar as pessoas que procuram perder peso com facilidade. 

Caso seu objetivo seja perder peso, evite correr atrás de métodos e dietas milagrosas. Alimente-se bem e pratique exercícios diariamente. Não acredite em mitos ou propagandas que dizem ser possível emagrecer dormindo. Repito: você perderá apenas água durante o sono. 

Até o momento, o que talvez seja possível é o tratamento através da aversão, como explicamos no artigo: “É possível parar de fumar enquanto dormimos?“. Em tal experimento, os participantes (enquanto dormiam) eram expostos à fumaça de cigarro, seguido, de forma bem rápida, pelo cheiro podre de ovo ou peixe. Com base nesse tipo de tratamento, talvez seja possível tratar uma pessoa que tenha fortes desejos por doces, comidas pesadas ou que coma muito. O experimento com cigarro, apesar de ser um dos primeiros do tipo, foi um sucesso e muitas pesquisas ainda precisam ser feitas. Caso esse tipo de experimento possa ser estendido para pessoas com problemas de peso, então poderemos dizer que sim, é possível emagrecer dormindo de certa forma. 

Comentários

Leia também...

A relação entre o sono e o ganho de peso

Será que a falta de sono pode fazer uma pessoa ganhar peso? Pense bem: muitas pessoas, quando estão se sentindo sonolentas no trabalho, tomam um copo de café com açúcar e talvez comem um pãozinho com manteiga para ganhar energia. É bem provavél que à tarde elas não vão à academia e comprem um lanche para ... Leia o artigo »

02/02/2014

Emagrecer dormindo? Saiba como o vinho pode ajudar

Já publicamos dois posts interessantes aqui no blog sobre o assunto emagrecer dormindo, são eles: É possível emagrecer dormindo? e o outro é a Relação entre o sono e o ganho de peso. No geral, falamos que não há milagres quando se trata de perder peso enquanto você dorme, porém, pesquisas recentes mostram o contrári... Leia o artigo »

05/06/2016

É possível emagrecer dormindo?

Já falamos aqui no blog sobre a relação entre o sono e o ganho de peso. No artigo anterior, falamos sobre como a falta de uma boa noite de sono pode levar uma pessoa a ganhar peso, principalmente se você tiver uma dieta e/ou genética ruim. Respondendo à pergunta: “É possível emagrecer dormindo?”. A resposta curta e grossa &eac... Leia o artigo »

11/01/2015