'Vizinhos barulhentos e perturbados são os últimos a dormir... :(' Triste verdade

Dormir sem travesseiro faz mal?

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Por exemplo, se você costuma dormir de lado, dormir sem travesseiro não é uma boa opção, já que sua cabeça vai ficar ‘pendurada’, prejudicando sua coluna. Para quem dorme de lado, usar um travesseiro que deixe sua coluna alinhada é a melhor opção. 

Dizem que a melhor posição para dormir é de costas, em linha reta, em uma superfície não muito macia. Neste caso, dormir sem travesseiro não traria problema algum para a coluna e até ajuda em caso de dores nesta área do corpo. Eu já ouvi muitos médicos recomedarem essa posição e também sem travesseiro [2]

Dr. Andrew Weil, diretor do Centro Médico da Universidade de Arizona, diz [1] que o travesseiro é uma questão de conforto pessoal, enquanto alguns dormem tranquilamente sem travesseiro (não de lado), outros precisam de mais de um travesseiro por causa do refluxo. A única recomendação que ele faz é escolher um travesseiro que não armazene calor, já que precisamos baixar a temperatura do corpo para dormir bem. Os travesseiros de plumas de ganso exercem bem essa função, por exemplo.

Em relação aos bebês, é natural que durmam sem travesseiro. Em segundo lugar, pediatras não costumam indicar travesseiros por causa da formação da coluna e do formato da cabeça. Se você deseja colocar um travesseiro para que seu bebê durma, use um bem fininho. 

Conclusão: A princípio, dormir sem travesseiro não tem problema nenhum, desde que sua posição não seja de lado. Há centenas de pessoas (na internet e em particular) que relatam o alívio de dores quando dormem sem travesseiro. Eu mesmo durmo sempre sem travesseiro, não tenho nenhum tipo de dor ou desconforto, apenas mantenho o travesseiro na cama para ler um livro.

Fontes e referências:
[1] http://www.drweil.com/drw/u/QAA401342/Do-You-Need-a-Pillow-for-Sound-Sleep.html
[2] http://drlwilson.com/Articles/sleep.htm

Texto postado em 27 de Abril de 2014 e atualizado 24 de Agosto de 2018 .

Comentários

Leia também...

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016

Como jogos eletrônicos podem prejudicar o sono?

Desde as últimas décadas, o videogame é sinônimo de popularidade entre crianças e adolescentes. Jogos eletrônicos, no geral, dominam quase todas as telas: TV, computador, celular, consoles de bolso... Para a maioria dos jovens seria inaceitável passar os momentos de lazer sem jogar, não acha? Existem aqueles que, enquanto o sono não cheg... Leia o artigo »

29/04/2020

Diabetes e problemas para dormir

O diabetes é um mal silencioso. Em geral, demoramos para notar os sintomas iniciais: manchas escuras na pele, sede em excesso, visão embaçada, perda de peso sem motivo... Após diagnosticar a doença, o paciente diabético precisa mudar sua rotina, visto que lhe será necessário medir o nível de glicose todos os dias e privar-se de in&uacu... Leia o artigo »

19/11/2018

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019

Alzheimer e sono - Entenda esta importante relação

Desde sempre faz parte de nosso trabalho informar e orientar cada leitor. Para isso, reservamos as próximas linhas a fim de explorar um assunto urgente. É a correlação entre o sono e a mal de Alzheimer. Diga-nos: alguma vez você já se questionou qual é o papel do sono por trás desta terrível doença? Nosso texto é um convit... Leia o artigo »

08/12/2020

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.