'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Dormir sem travesseiro faz mal?

Capa post - Dormir sem travesseiro faz mal?

Texto: Postado em Curiosidades e Travesseiros por Marcelo Morais no dia 27 de Abril de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Por exemplo, se você costuma dormir de lado, dormir sem travesseiro não é uma boa opção, já que sua cabeça vai ficar ‘pendurada’, prejudicando sua coluna. Para quem dorme de lado, usar um travesseiro que deixe sua coluna alinhada é a melhor opção. 

Dizem que a melhor posição para dormir é de costas, em linha reta, em uma superfície não muito macia. Neste caso, dormir sem travesseiro não traria problema algum para a coluna e até ajuda em caso de dores nesta área do corpo. Eu já ouvi muitos médicos recomedarem essa posição e também sem travesseiro [2]

Dr. Andrew Weil, diretor do Centro Médico da Universidade de Arizona, diz [1] que o travesseiro é uma questão de conforto pessoal, enquanto alguns dormem tranquilamente sem travesseiro (não de lado), outros precisam de mais de um travesseiro por causa do refluxo. A única recomendação que ele faz é escolher um travesseiro que não armazene calor, já que precisamos baixar a temperatura do corpo para dormir bem. Os travesseiros de plumas de ganso exercem bem essa função, por exemplo.

Em relação aos bebês, é natural que durmam sem travesseiro. Em segundo lugar, pediatras não costumam indicar travesseiros por causa da formação da coluna e do formato da cabeça. Se você deseja colocar um travesseiro para que seu bebê durma, use um bem fininho. 

Conclusão: A princípio, dormir sem travesseiro não tem problema nenhum, desde que sua posição não seja de lado. Há centenas de pessoas (na internet e em particular) que relatam o alívio de dores quando dormem sem travesseiro. Eu mesmo durmo sempre sem travesseiro, não tenho nenhum tipo de dor ou desconforto, apenas mantenho o travesseiro na cama para ler um livro.

Fontes e referências:
[1] http://www.drweil.com/drw/u/QAA401342/Do-You-Need-a-Pillow-for-Sound-Sleep.html
[2] http://drlwilson.com/Articles/sleep.htm

Comentários

Leia também...

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018

Contar carneirinhos ajuda a dormir?

Quem nunca contou carneirinhos? À primeira vista, parece ser uma solução prática e infalível contra a insônia, além de carregar uma certa dose de fantasia. Nesse artigo, questionaremos a eficácia desse hábito centenário, que parece auxiliar quem, desesperadamente, busca dormir bem. Seria isso possível? Descubra a resp... Leia o artigo »

27/12/2018

Homeopatia pode ajudar no sono?

Contra a insônia e outros males que afetam o descanso noturno, há o auxílio de diversos métodos que, arrastando uma multidão de adeptos, são considerados medicinais e, ao mesmo tempo, alternativos (aqui, fazemos uma comparação à medicina tradicional). Dentre vários tratamentos que optam por remédios naturais, hoje falaremo... Leia o artigo »

29/01/2019

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019