'Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo... o que não está reconciliado dorme mal.' Nietzsche (Zaratustra)

Dormir sem travesseiro faz mal?

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Por exemplo, se você costuma dormir de lado, dormir sem travesseiro não é uma boa opção, já que sua cabeça vai ficar ‘pendurada’, prejudicando sua coluna. Para quem dorme de lado, usar um travesseiro que deixe sua coluna alinhada é a melhor opção. 

Dizem que a melhor posição para dormir é de costas, em linha reta, em uma superfície não muito macia. Neste caso, dormir sem travesseiro não traria problema algum para a coluna e até ajuda em caso de dores nesta área do corpo. Eu já ouvi muitos médicos recomedarem essa posição e também sem travesseiro [2]

Dr. Andrew Weil, diretor do Centro Médico da Universidade de Arizona, diz [1] que o travesseiro é uma questão de conforto pessoal, enquanto alguns dormem tranquilamente sem travesseiro (não de lado), outros precisam de mais de um travesseiro por causa do refluxo. A única recomendação que ele faz é escolher um travesseiro que não armazene calor, já que precisamos baixar a temperatura do corpo para dormir bem. Os travesseiros de plumas de ganso exercem bem essa função, por exemplo.

Em relação aos bebês, é natural que durmam sem travesseiro. Em segundo lugar, pediatras não costumam indicar travesseiros por causa da formação da coluna e do formato da cabeça. Se você deseja colocar um travesseiro para que seu bebê durma, use um bem fininho. 

Conclusão: A princípio, dormir sem travesseiro não tem problema nenhum, desde que sua posição não seja de lado. Há centenas de pessoas (na internet e em particular) que relatam o alívio de dores quando dormem sem travesseiro. Eu mesmo durmo sempre sem travesseiro, não tenho nenhum tipo de dor ou desconforto, apenas mantenho o travesseiro na cama para ler um livro.

Fontes e referências:
[1] http://www.drweil.com/drw/u/QAA401342/Do-You-Need-a-Pillow-for-Sound-Sleep.html
[2] http://drlwilson.com/Articles/sleep.htm

Texto postado em 27 de Abril de 2014 e atualizado 24 de Agosto de 2018 .

Comentários

Leia também...

O que sua posição de dormir diz sobre você

Será que existe uma relação entre a posição na qual você dorme e sua personalidade? Um estudo, feito pelo professor britânico Chris Idzikowski, sugere que nosso corpo pode nos dar pistas sobre nossa personalidade, mesmo quando estamos dormindo.  Chris Idzikowski entrevistou mil homens e mulheres, e encontrou uma correlação... Leia o artigo »

09/02/2014

Pessoas de sucesso valorizam as horas de sono: mito ou verdade?

Imaginar os frutos do reconhecimento cultiva em nós doces sonhos. Homens e mulheres de sucesso inspiram tais pensamentos, embora às vezes não percebamos seus reais sacrifícios. Em meio a tanto trabalho e dedicação, como as celebridades lidam com o sono? Será que elas reconhecem a importância do descanso noturno? Nesse artigo, além ... Leia o artigo »

02/04/2019

O que é REM?

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos,... Leia o artigo »

02/02/2014

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)? Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possu... Leia o artigo »

22/05/2019

Sono, a fonte da juventude: mito ou verdade?

Pensar em fonte da juventude nos remete ao universo encantado das fábulas. No entanto, já dentro da realidade, a estória é outra... Enquanto não se encontra o manancial da vida, dá-se um jeitinho – correções feitas com Botox aqui, cirurgias plásticas lá... Contra as marcas do tempo, aposta-se muito em ideias mirabolantes e... Leia o artigo »

01/05/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5378 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.