'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Dormir sem travesseiro faz mal?

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Por exemplo, se você costuma dormir de lado, dormir sem travesseiro não é uma boa opção, já que sua cabeça vai ficar ‘pendurada’, prejudicando sua coluna. Para quem dorme de lado, usar um travesseiro que deixe sua coluna alinhada é a melhor opção. 

Dizem que a melhor posição para dormir é de costas, em linha reta, em uma superfície não muito macia. Neste caso, dormir sem travesseiro não traria problema algum para a coluna e até ajuda em caso de dores nesta área do corpo. Eu já ouvi muitos médicos recomedarem essa posição e também sem travesseiro [2]

Dr. Andrew Weil, diretor do Centro Médico da Universidade de Arizona, diz [1] que o travesseiro é uma questão de conforto pessoal, enquanto alguns dormem tranquilamente sem travesseiro (não de lado), outros precisam de mais de um travesseiro por causa do refluxo. A única recomendação que ele faz é escolher um travesseiro que não armazene calor, já que precisamos baixar a temperatura do corpo para dormir bem. Os travesseiros de plumas de ganso exercem bem essa função, por exemplo.

Em relação aos bebês, é natural que durmam sem travesseiro. Em segundo lugar, pediatras não costumam indicar travesseiros por causa da formação da coluna e do formato da cabeça. Se você deseja colocar um travesseiro para que seu bebê durma, use um bem fininho. 

Conclusão: A princípio, dormir sem travesseiro não tem problema nenhum, desde que sua posição não seja de lado. Há centenas de pessoas (na internet e em particular) que relatam o alívio de dores quando dormem sem travesseiro. Eu mesmo durmo sempre sem travesseiro, não tenho nenhum tipo de dor ou desconforto, apenas mantenho o travesseiro na cama para ler um livro.

Fontes e referências:
[1] http://www.drweil.com/drw/u/QAA401342/Do-You-Need-a-Pillow-for-Sound-Sleep.html
[2] http://drlwilson.com/Articles/sleep.htm

Texto postado em 27 de Abril de 2014 e atualizado 24 de Agosto de 2018 .

Comentários

Leia também...

Como saber se você teve uma boa noite de sono?

Quando você deita para descansar após um dia corrido e começa a rolar de um lado para o outro na cama por vários minutos, você já sabe: mais uma noite sem dormir direito. Porém, como podemos saber de fato se tivemos ou não uma noite de sono ruim? De acordo com a National Sleep Fundation, mais de um terço das pessoas nos EUA afirmam que s... Leia o artigo »

13/09/2018

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018

Como dormir melhor após cirurgias?

Já escrevemos aqui como melhorar o sono durante internações em hospitais, desse vez valor tentar ajudá-lo a dormir melhor após cirurgias. O sono deve ser visto como prioridade durante a fase pós-operatória. Dormir bem é essencial para que o paciente tenha a devida recuperação. O que deve ser feito para cuidar do descanso noturno... Leia o artigo »

11/06/2019

Quantas horas devemos dormir por dia?

Você se sente sonolento? Não para de bocejar? Talvez você não esteja dormindo o quanto deve, ou talvez você esteja dormindo demais. A quantidade de horas que devemos dormir por dia varia de acordo com a idade e também depende do seu estilo de vida e saúde. De qualquer forma, você pode considerar a quantidade de horas diárias recomendadas a... Leia o artigo »

27/01/2014

Dormir sem travesseiro faz mal?

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante. Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou n&at... Leia o artigo »

27/04/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.