'Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável.' Nietzsche (Zaratustra)

Dormir sem travesseiro faz mal?

Capa post - Dormir sem travesseiro faz mal?

Texto: Postado em Curiosidades e Travesseiros por Marcelo Morais no dia 27 de Abril de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Não basta deitar na cama, esquecer das preocupações, tentar relaxar e dormir. O ideal é sempre tomar alguns cuidados, já que o sono afeta diretamente o dia seguinte. Quando se trata de cuidados para dormir, o travesseiro exerce um papel importante.

Levando em conta que a espinha dorsal deve ficar sempre em linha reta, dormir sem travesseiro pode fazer mal ou não, dependendo da posição que você costuma dormir. Por exemplo, se você costuma dormir de lado, dormir sem travesseiro não é uma boa opção, já que sua cabeça vai ficar ‘pendurada’, prejudicando sua coluna. Para quem dorme de lado, usar um travesseiro que deixe sua coluna alinhada é a melhor opção. 

Dizem que a melhor posição para dormir é de costas, em linha reta, em uma superfície não muito macia. Neste caso, dormir sem travesseiro não traria problema algum para a coluna e até ajuda em caso de dores nesta área do corpo. Eu já ouvi muitos médicos recomedarem essa posição e também sem travesseiro [2]

Dr. Andrew Weil, diretor do Centro Médico da Universidade de Arizona, diz [1] que o travesseiro é uma questão de conforto pessoal, enquanto alguns dormem tranquilamente sem travesseiro (não de lado), outros precisam de mais de um travesseiro por causa do refluxo. A única recomendação que ele faz é escolher um travesseiro que não armazene calor, já que precisamos baixar a temperatura do corpo para dormir bem. Os travesseiros de plumas de ganso exercem bem essa função, por exemplo.

Em relação aos bebês, é natural que durmam sem travesseiro. Em segundo lugar, pediatras não costumam indicar travesseiros por causa da formação da coluna e do formato da cabeça. Se você deseja colocar um travesseiro para que seu bebê durma, use um bem fininho. 

Conclusão: A princípio, dormir sem travesseiro não tem problema nenhum, desde que sua posição não seja de lado. Há centenas de pessoas (na internet e em particular) que relatam o alívio de dores quando dormem sem travesseiro. Eu mesmo durmo sempre sem travesseiro, não tenho nenhum tipo de dor ou desconforto, apenas mantenho o travesseiro na cama para ler um livro.

Fontes e referências:
[1] http://www.drweil.com/drw/u/QAA401342/Do-You-Need-a-Pillow-for-Sound-Sleep.html
[2] http://drlwilson.com/Articles/sleep.htm

Comentários

Leia também...

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

Como a tecnologia do sono aumentará a diferença entre ricos e pobres

Artigo originalmente publicado na Motherboard por Natalie O’Neill e traduzido por Stephanie Fernandes. É fácil culpar políticos e empresas gananciosas pela lacuna crescente entre ricos e pobres, mas há quem diga que, na verdade, é a tecnologia do sono que vai incitar a luta de classes do futuro. Alguns especialistas acreditam que gagdets de reduç... Leia o artigo »

28/01/2016

Contar carneirinhos ajuda a dormir?

Quem nunca contou carneirinhos? À primeira vista, parece ser uma solução prática e infalível contra a insônia, além de carregar uma certa dose de fantasia. Nesse artigo, questionaremos a eficácia desse hábito centenário, que parece auxiliar quem, desesperadamente, busca dormir bem. Seria isso possível? Descubra a resp... Leia o artigo »

27/12/2018