'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

8 Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Observando a gravidez e suas singulares etapas, testemunhamos o quanto a natureza é perfeita. O corpo feminino passa por mudanças, exigindo novos ajustes no estilo de vida: há uma alimentação mais saudável, há mais visitas ao médico, há mais cuidados em relação à higiene pessoal etc. Entre idas e vindas, a incluir a presença de inúmeras novidades, o corpo pede descanso e o repouso noturno é importantíssimo para a saúde da mulher grávida, para o desenvolvimento do feto. Ainda nesta ocasião, o sono da futura mamãe pode ser interrompido por certos incômodos e, em virtude disso, citaremos neste artigo sete conselhos para dormir melhor durante a gravidez. Também apresentaremos, como dica bônus, posições que oferecerão mais conforto às mulheres grávidas enquanto permanecem deitadas. Boa leitura!

Deitar-se na cama e relaxar não é tão fácil quando se está grávida. De fato o corpo necessita de tempo extra para repor suas energias, embora o sono seja constantemente interrompido pela vontade de ir ao banheiro, por exemplo. Dormir bem prolonga o tempo de vida, nutrindo o corpo da mulher grávida e beneficiando também a saúde do bebê. Você, que está em fase de gestação, gostaria obter este privilégio? Então, fique atenta a essas 8 dicas:

1 - Pratique Ioga/Meditação

Determinadas atividades podem melhorar a qualidade do sono. Além das aulas de pré-natal, destacamos a ioga e a meditação. No mais, a fim de praticar estas duas atividades, não é necessário o auxílio de um profissional; você pode praticar a ioga ou a meditação em casa antes de dormir. Exercitar-se através da ioga, por exemplo, estenderá seus músculos, afastando as câimbras que seriam capazes de interromper seu sono.

Após alongar-se por meio da ioga, a meditação, com seu estilo zen, reduzirá seu ritmo cardíaco, dando mais estabilidade ao sono e diminuindo o nível de ansiedade.

2 - Busque uma alimentação equilibrada

Aqui, ter uma “alimentação equilibrada” significa escolher alimentos que não atrapalhem o momento do descanso. O chocolate preto, incluindo comidas e bebidas que contêm cafeína, fará com que seu corpo tenha mais energia mesmo durante o repouso.

Ingerir alimentos pesados não é recomendável, pois seus órgãos internos ficarão ocupados, decompondo a comida e processando os nutrientes. Isso até pode gerar gases e desconforto estomacal. Durante o dia, principalmente à noite, recomendamos que você opte por alimentos leves. Faça o possível para ajudar seu corpo a relaxar.

3 - Use almofadas elevadas

A acidez estomacal é um dos problemas que afetam a mulher grávida, não deixando de lado a possibilidade de este problema piorar à noite. Quando deitadas, o ácido sai do estomago e vai até o esôfago, provocando o referido mal-estar.

Felizmente, a solução contra este mal é simples, basta fazer o uso de almofadas elevadas, evitando a acidez por conta do ângulo da garganta. Sugerimos, também, fazer uso de uma cama de molas, o que proporcionará um local mais cômodo para dormir.

4 - Travesseiro de corpo minhocão

Prolongando o assunto discutido no tópico anterior, temos uma super dica para você! É o travesseiro de corpo minhocão. Trata-se de um produto que, de maneira excelente, oferece suporte ao seu pescoço, costas e pés. Seu formato é grande e tem um design ergonômico, fazendo-o ser confortável em qualquer posição. Sinta-se à vontade para usá-lo ao assistir televisão ou mexer no computador. Antes o conforto nunca fora tão prático.

5 - Mantenha uma rotina ativa

Náuseas, câimbras, dor de cabeça... Talvez não seja fácil para algumas mulheres conviver com determinados sintomas da gravidez. Assim, vai-se pelos ares a disposição para fazer qualquer atividade. Mas saiba que manter-se ativa, ora fazendo as tarefas do lar, ora praticando a ioga, é uma ótima maneira de ter uma boa noite de sono durante a gravidez.

Naturalmente, os exercícios suaves cansarão seu corpo, mas estas atividades ajudarão você a gastar o excesso de energia, fortalecendo as costas, a pélvis e os músculos abdominais. Que tal fazer um passeio à tarde ou de manhã, percorrendo uma distância curta? Isso pode queimar, pelo menos, 100 calorias e, uma vez deitada na cama, a falta de energia estimulará o sono.

6 - Crie uma rotina para dormir

Primeiro passo: não tirar cochilo à tarde. Trabalhe, estude, exercite-se, cuide de seu lar, mas sempre respeitando seus limites físicos e “acumulando” sono para a noite. Isto contribuirá para estabelecer sua rotina de sono.

Antes de deitar-se, não seria uma má ideia tomar uma ducha para relaxar ou saborear uma bebida quente. Na cama, você pode ler um livro ou simplesmente meditar. Manter esta rotina fará com que seu corpo relaxe com facilidade e, com clareza, você perceberá quando o sono está se aproximando.

Sabemos que dormir durante o período de gravidez não é fácil. Entretanto, pondo em prática estes conselhos em seu quotidiano, você estará pronta para ter um sono reparador, sem perder as grandes emoções da maternidade.

7 - Beba bastante água

Manter-se hidratada é fundamental. Isso se deve ao fato de a água ser um dos componentes principais de nosso sangue, já que nos ajuda a absorver os nutrientes presentes na alimentação. Beba muita água! Isso também favorecerá o feto, dando-lhe a oportunidade de desenvolver-se de maneira saudável. Quem não gostaria de ver seu filho (a) nascer com plena saúde?

Mas os benefícios não param por aí! Você sabia que uma das principais causas das dores de cabeça é a desidratação? Pois é. Se você tem dores de cabeça (em especial, no primeiro trimestre da gravidez), reveja a quantidade de água que tem tomado. Como sabemos, as dores de cabeça podem, sim, atrapalhar seu sono, incluindo o constante barulho propagado por certos travesseiros ao movimentar a cabeça.

8 - Posições para dormir durante a gravidez

Talvez agora você agora esteja se perguntando por quais motivos se sente tão incomodada ao dormir nas posições que antes eram habituais.

Como é de se perceber, seu corpo está passando por uma série de mudanças. Mudanças que acabam interrompendo a estabilidade do sono. Entre as razões que geram incômodos podemos citar: (1) Acidez estomacal; (2) Insônia; (3) Falta de ar; (4) Aumento do tamanho abdominal; (5) Dor nas costas.

Este assunto, a princípio, já foi apresentado em nossa página. Caso queira ler mais sobre, clique aqui.

8.1 - Quais são as melhores posições para dormir durante a gravidez?

Deitar-se de lado é a melhor posição para dormir durante a gravidez. Feito isso, recomendamos que você se apoie sobre o lado esquerdo do corpo, pois aumentará a circulação sanguínea e levará mais nutrientes à placenta e ao feto. Mantenha seus joelhos flexionados, inserindo uma almofada entre as pernas.

Para determinados problemas, sugerimos algumas posições. Você sente dores nas costas? Deite-se de lado e tente colocar uma almofada sob seu abdômen. Acidez estomacal durante a noite? Apoie a parte superior do corpo em almofadas. Falta de ar? Isso até pode ser natural durante os últimos meses de gravidez e, a fim de solucionar este problema, busque deitar-se de lado e apoiar-se em almofadas.

8.2 - Quais posição para dormir não são recomendáveis durante a gravidez?

Dormir de barriga para cima é uma posição nada recomendável. Esta posição, aliás, pode acarretar dores nas costas, falta de ar, pressão arterial baixa e diminuir a sua circulação sanguínea e a do feto. Isso ocorre porque o peso do abdômen pressiona seu intestino e os principais vasos sanguíneos (aorta e a veia cava). Ademais, à medida que sua gravidez caminha em direção a um estágio mais avançado, seu abdômen passa por mudanças físicas e torna-se dificultoso deitar-se de barriga para baixo.

Fontes e referências:
[1]https://sleepjunkies.com/kids-and-family/pregnancy-sleeping-tips/?mc_cid=495fa97f2f&mc_eid=a4c3debf31
[2]http://americanpregnancy.org/pregnancy-health/sleeping-positions-during-pregnancy/

Postado em Dicas e Diversos no dia 23 de Abril de 2018 e última atualização dia 19 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...