'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Dormir mal engorda?

Capa post - Dormir mal engorda?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 06 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018 .

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade. 

“A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono altera o funcionamento de uma parte do cérebro chamada de ‘rede de saliência'”, diz Hengyi Rao, autor do estudo.

De acordo com Rao, a "rede de saliência" é uma parte do cérebro que influencia como serão suas decisões. Hengyi Rao é professor assistente de neuroimagem cognitiva e psiquiatria dentro da divisão de sono e cronobiologia da Universidade de Pensylavania.

Uma análise no cérebro revelou exatamente como a rede mudou em virtude da perda de sono, permitindo a equipe de estudo prever, com precisão, o quanto de gordura o participante do estudo poderia consumir no dia seguinte em consequência da perda de sono. 

“Esse é o primeiro estudo a vincular as alterações na região funcional do cérebro com o consumo real de alimentos após a privação do sono”, diz Rao.

A rede de saliência é constituída por três diferentes áreas posicionadas na parte frontal do cérebro. Estas áreas estão envolvidas no aparecimento e interpretação de emoções, percepção sensorial e na produção de estratégias mentais, explicam os autores do estudo.

Para explorar os resultados da pesquisa, foram recrutados 46 adultos saudáveis, não obesos e com idades entre 21 - 50 anos. Todos eram não fumantes e disseram que dormiam entre 6 - 8 horas por noite.

Nenhum sofria com qualquer distúrbio do sono ou qualquer complicação médica. Todos foram convidados a passar cinco dias consecutivos em um laboratório do sono.

Fontes e referências:
http://www.webmd.com/sleep-disorders/news/20150225/could-a-bad-nights-sleep-make-you-eat-more-fatty-food

Comentários

Leia também...

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Sono é causa de 30% das mortes em rodovias brasileiras

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) mostram que até 30% das mortes ocasionadas em rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Pensando nisso, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) faz um alerta sobre os perigos de dirigir cansado e sonolento. "Com o ritmo estressante e agitado do trânsito nas cidades e at&e... Leia o artigo »

17/05/2016