'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Dormir mal engorda?

Capa post - Dormir mal engorda?

Texto: Postado em Estudos por Marcelo Morais no dia 06 de Março de 2015 e última atualização dia 28 de Setembro de 2018 .

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade. 

“A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono altera o funcionamento de uma parte do cérebro chamada de ‘rede de saliência'”, diz Hengyi Rao, autor do estudo.

De acordo com Rao, a "rede de saliência" é uma parte do cérebro que influencia como serão suas decisões. Hengyi Rao é professor assistente de neuroimagem cognitiva e psiquiatria dentro da divisão de sono e cronobiologia da Universidade de Pensylavania.

Uma análise no cérebro revelou exatamente como a rede mudou em virtude da perda de sono, permitindo a equipe de estudo prever, com precisão, o quanto de gordura o participante do estudo poderia consumir no dia seguinte em consequência da perda de sono. 

“Esse é o primeiro estudo a vincular as alterações na região funcional do cérebro com o consumo real de alimentos após a privação do sono”, diz Rao.

A rede de saliência é constituída por três diferentes áreas posicionadas na parte frontal do cérebro. Estas áreas estão envolvidas no aparecimento e interpretação de emoções, percepção sensorial e na produção de estratégias mentais, explicam os autores do estudo.

Para explorar os resultados da pesquisa, foram recrutados 46 adultos saudáveis, não obesos e com idades entre 21 - 50 anos. Todos eram não fumantes e disseram que dormiam entre 6 - 8 horas por noite.

Nenhum sofria com qualquer distúrbio do sono ou qualquer complicação médica. Todos foram convidados a passar cinco dias consecutivos em um laboratório do sono.

Fontes e referências:
http://www.webmd.com/sleep-disorders/news/20150225/could-a-bad-nights-sleep-make-you-eat-more-fatty-food

Comentários

Leia também...

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Por que dormimos mal na primeira noite em um novo lugar?

A chamada FNE (Fisrt Night Effect), em tradução livre seria “efeitos da primeira noite de sono”, faz parte da vida dos seres humanos desde o tempo das cavernas. Contudo, a ciência por trás desse comportamento permaneceu um mistério durante muito tempo. O FNE é tão comum que os especialistas do sono sempre descartam os dados colhidos na pr... Leia o artigo »

18/09/2018

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4906 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.