'Que os seus sonhos te levem cada vez mais longe.' Dorminhoco.com

Faz mal dormir de maquiagem?

Capa post - Faz mal dormir de maquiagem?

Texto: Postado em Curiosidades por Marcelo Morais no dia 04 de Novembro de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Dormir de maquiagem faz mal? Sim! “Retirar a maquiagem é um hábito que deve ser religiosamente cumprido, ou seja, tem que virar rotina, pois, o resíduo que fica sobre a pele obstrui os poros, propiciando o surgimento de espinhas, cravos e sinais de envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Dra. Danielle Aguiar [1].

Mas, você sempre tira sua maquiagem antes de dormir? Toda noite?  Pode assumir: Algumas vezes esquecemos de tirar a maquiagem, ou não conseguimos reunir energia o suficiente para tirá-la após um dia corrido e cansativo, ou até mesmo é abordada da nossa lista de “coisas a fazer” devido a outras atividades como, cuidar de crianças, chegar tarde da faculdade ou limpar a casa.

Em uma recente pesquisa, um terço das mulheres questionadas confessaram dormir com maquiagem pelo menos duas vezes por semana. No entanto, não podemos ignorar essa rotina de cuidados com a pele antes de dormir, pois, ajudará a manter nossa pele saudável e bonita.

Mas e apenas uma noite será que causa danos na pele?

“Uma noite dormindo com maquiagem é improvável que cause danos duradouros à sua pele”, explica o Dr. Sheweiger. “Entretanto, cada noite que você dorme com a composição da maquiagem, os poros tornam-se mais obstruídos”. Eventualmente, isso pode resultar na formação de um microcomedão, que atrai as bactérias causadoras de acne para seus poros [2].

Sendo assim, já sabemos que dormir com maquiagem obstrui os poros e causa envelhecimento precoce, mas vamos apresentar 7 razões para que a remoção da maquiagem vire rotina [3].

1 - Produtos Químicos

Seja qual for o tipo de maquiagem que você usa, seja para pele sensível ou do tipo mineral, todos eles tem produtos químicos que podem prejudicar a sua pele. Estes produtos químicos quando mantidos em sua pele por um longo tempo tendem a penetrar e pode causar danos a longo prazo. Além de causar rugas, sinais de envelhecimento, fazendo com que seus cílios fiquem frágeis e parando o mecanismo de reparação natural da sua pele, pois os produtos químicos também podem bloquear a secreção natural de sebo, ou seja, o lubrificante natural e hidratante que a pele produz.

2 - Espinhas ou acne

A pele tem um grande número de poros nela e o rosto tem especialmente mais do que a maioria das partes do seu corpo. Quando você dorme com maquiagem, a mesma bloqueia os poros que são responsáveis pela produção de sebo. Este sebo é responsável, não só para lubrificar a pele, mas também ajuda a remover as células mortas da pele. Assim, com os poros e sebo bloqueados e misturados com produtos químicos em sua pele pode correr o risco de inflamar seus poros.

3 - Pode causar irritação ocular e infecções

Além de remover a maquiagem do rosto, é essencial que você remova a maquiagem que aplicou em torno dos seus olhos. Isso é porque os produtos químicos presentes na maquiagem podem causar irritação do olho, reações alérgicas, infecções e seus cílios correm o risco de ficarem quebradiços e caindo.

4 - Sinais de idade

A maquiagem retarda o processo de renovação que sua pele atravessa quando você dorme. Sua pele revestida com maquiagem é incapaz de respirar e os produtos químicos que permeiam a pele interferem no mecanismo de reparação natural. Além disso, a maquiagem, juntamente com os poluentes ambientais preso a ela, quando deixados em sua pele pode dar origem ao estresse oxidativo, que ataca sua pele e diminui a produção de colágeno (composto que ajuda a manter sua pele saudável, elástica e livre de linhas de expressão), acelerando a idade da pele.

5 - Conduz ao ressecamento da pele

Já sabemos que a maquiagem bloqueia os poros e retarda a produção de sebo, isso também leva a uma pele ressecada. A pele seca retarda o processo de reparação natural, o que provoca a formação de rugas e olhar cansado.

6 - Pode causar irritação da pele

De acordo com especialistas, quanto mais sensível a sua pele, mais provável que você sofra com manchas vermelhas, ou seja, pele irritada. Isso também pode acontecer usando maquiagem específicas para a pele sensível. O motivo? Bem, quando você dorme sem remover a maquiagem os produtos químicos, a sujeira do ambiente adere e faz com que eles fiquem presos na pele, aumentando a quantidade de irritantes que estão presentes na sua pele. Isso leva a uma reação alérgica que provoca pele avermelhada. Além disso, a pele se torna extremamente ressecada o que piora a irritação e pode causar a sua propagação.

7 - Poros maiores e mais sujos

Quando você deixa a maquiagem na pele, além de deixar seus poros entupidos, os poros tornam-se maiores, pois a pele perde sua elasticidade,  e uma vez que fica ressecada, pode não produzir colágeno e sua reparação natural poderá fica bloqueada. Assim, ao longo do tempo estes poros entupidos tornam-se maiores e mais visíveis. Isso não só parece feio, como também permite a entrada de infecções.

Dicas para remover maquiagem

Meninas, por todas essas razões que devemos remover a maquiagem há uma série de dicas para proteger a sua pele, sendo elas:

  • Para maquiagem a prova de água é melhor usar um removedor a base de óleo;
  • Use um removedor específico para a área dos olhos, especialmente para rímel, delineados e lápis escuro;
  • Para uma maquiagem mais forte na área dos olhos, é interessante tomar um algodão embebido no removedor e segurar sobre o olho fechado por alguns segundos. Isso dará ao removedor um pouco de tempo para agir sobre a maquiagem e com isso derretê-la;
  • É importante também saber se o removedor é bom o suficiente na remoção e com isso não deixar nenhum resíduo de maquiagem na pele;
  • Outra dica importante é evitar esfregar os olhos e rosto para remover a maquiagem. Tente ser gentil com sua pele.
  • No caso do batom, use o removedor dos olhos para se livrar dele e em seguida hidratar seus lábios.

No entanto, a dica mais importante não é se a maquiagem é discreta ou colorida, um dos mandamentos mais essenciais para conseguir um visual sempre impecável e lindo é: NUNCA dormir maquiada!

Referências
[1] http://www.tudosobremake.com.br/noticia/por-que-e-importante-tirar-a-maquiagem-antes-de-dormir_a498/1
[2] http://www.huffingtonpost.com/2012/12/18/sleep-in-makeup_n_2289084.html
[3] http://www.thehealthsite.com/beauty/why-you-should-remove-your-make-up-before-you-sleep-pa1214/

Comentários

Leia também...

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Faz mal tomar Yakult antes de dormir?

À medida que questionamos nossos costumes, encontramos grandes fontes de informação. O que, por exemplo, você gosta de fazer antes de dormir? Tomar um copo de leite morno? Ler um bom livro? Em meio a inúmeras preferências, existe aquelas pessoas que escolhem saborear algo rápido e nutritivo, como beber uma garrafinha de Yakult antes de deitar-se. Mas ... Leia o artigo »

28/11/2018

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018

Como a tecnologia do sono aumentará a diferença entre ricos e pobres

Artigo originalmente publicado na Motherboard por Natalie O’Neill e traduzido por Stephanie Fernandes. É fácil culpar políticos e empresas gananciosas pela lacuna crescente entre ricos e pobres, mas há quem diga que, na verdade, é a tecnologia do sono que vai incitar a luta de classes do futuro. Alguns especialistas acreditam que gagdets de reduç... Leia o artigo »

28/01/2016

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que ... Leia o artigo »

24/11/2015