Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Dormir com os cabelos molhados faz mal?

Quem nunca? Afinal, precisamos lavar os cabelos, mas quase não temos tempo para secar no nosso dia-a-dia com tanta coisa para fazer. Quem nunca chegou do trabalho, faculdade, cursinho ou daquela festinha tarde em casa e quis dar um trato nos cabelo, mas na hora de secar tava com aquela preguiça e acabou indo dormir com o cabelo molhado? Normalmente quando era mas nova minha mãe sempre dizia: “Não dorme de cabelo molhado”, “Seca esse cabelo antes de ir dormir” e tenho certeza que você já ouviu algo parecido. Mas o que acontece é que as pessoas não sabem dizer o porque não pode dormir com o cabelo molhado.

Para acabar com as dúvidas, em uma pesquisa a dermatologista Cristina de Hoyos, de Madrid, esclarece dúvidas sobre dormir com os cabelos molhados. Então resolvi, separar aqui especialmente para vocês cada fator e ponto sobre o assunto:

Prejudica a fibra capilar e o couro cabeludo

Com o cabelo molhado durante muito tempo, especialmente coberto por toucas ou até mesmo os cobertores da sua cama, diz a especialista.

Alterações no PH natural do cabelo causando oleosidade nos fios

Isso acontece porque o excesso de umidade provoca alterações , desregulando e podendo aumentar ou diminuir a produção de gordura na região, podendo resultar nas terríveis oleosidades ou deixando seco de mais, propenso a rupturas.

Dermatite seborreica – Doença causada por PH desregulado

Com maior incidência causado pelos cabelos molhados, uma infecção originada pelo fungo Melasezzia furfur. Seus sintomas vão desde uma leve escamação, popularmente chamada de caspa, até a queda severa de fios e feridas graves.

Sinceramente você não vai querer ter isso, não é mesmo? Então para evitarmos a dermatite, basta tomar alguns cuidados como, obviamente, não dormir com o cabelo molhado, usar xampus adequados para seu tipo de cabelo, caso seja percebida alguma anomalia, procure um dermatologista. Ele poderá receitar loções capilares para tratar o problema.

Cuidado com os secadores, chapinhas e afins

Não abuse do secador e da prancha, o excesso causa danos à fibra capilar, causando desidratação e rupturas. E lembre sempre: NUNCA tente fazer chapinha com as madeixas molhadas, isso é sério. Além de queimar os fios, esse hábito faz com que a água passe para a estrutura interior dos fios, o que retira toda a luminosidade natural deles.

Não consegue fica sem, né? Sem problemas, mas lembre-se de dedicar uma atenção especial ao seu cabelo. Hidratações, protetores térmicos e leave-in são indispensáveis antes do uso de secadores e objetos que emanam calor artificial.

Esse post foi feito por uma convidada: Laiza Carvalho do Blog StatusMulher. Se você gostou, confira seu blog para outras dicas de como cuidar melhor dos seus cabelos.

Artigo postado em 18/01/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também