'Dormir não é perder tempo.' Mike Wilson

Dormir com os cabelos molhados faz mal?

Quem nunca? Afinal, precisamos lavar os cabelos, mas quase não temos tempo para secar no nosso dia-a-dia com tanta coisa para fazer. Quem nunca chegou do trabalho, faculdade, cursinho ou daquela festinha tarde em casa e quis dar um trato nos cabelo, mas na hora de secar tava com aquela preguiça e acabou indo dormir com o cabelo molhado? Normalmente quando era mas nova minha mãe sempre dizia: “Não dorme de cabelo molhado”, “Seca esse cabelo antes de ir dormir” e tenho certeza que você já ouviu algo parecido. Mas o que acontece é que as pessoas não sabem dizer o porque não pode dormir com o cabelo molhado.

Para acabar com as dúvidas, em uma pesquisa a dermatologista Cristina de Hoyos, de Madrid, esclarece dúvidas sobre dormir com os cabelos molhados. Então resolvi, separar aqui especialmente para vocês cada fator e ponto sobre o assunto:

Prejudica a fibra capilar e o couro cabeludo

Com o cabelo molhado durante muito tempo, especialmente coberto por toucas ou até mesmo os cobertores da sua cama, diz a especialista.

Alterações no PH natural do cabelo causando oleosidade nos fios

Isso acontece porque o excesso de umidade provoca alterações , desregulando e podendo aumentar ou diminuir a produção de gordura na região, podendo resultar nas terríveis oleosidades ou deixando seco de mais, propenso a rupturas.

Dermatite seborreica – Doença causada por PH desregulado

Com maior incidência causado pelos cabelos molhados, uma infecção originada pelo fungo Melasezzia furfur. Seus sintomas vão desde uma leve escamação, popularmente chamada de caspa, até a queda severa de fios e feridas graves.

Sinceramente você não vai querer ter isso, não é mesmo? Então para evitarmos a dermatite, basta tomar alguns cuidados como, obviamente, não dormir com o cabelo molhado, usar xampus adequados para seu tipo de cabelo, caso seja percebida alguma anomalia, procure um dermatologista. Ele poderá receitar loções capilares para tratar o problema.

Cuidado com os secadores, chapinhas e afins

Não abuse do secador e da prancha, o excesso causa danos à fibra capilar, causando desidratação e rupturas. E lembre sempre: NUNCA tente fazer chapinha com as madeixas molhadas, isso é sério. Além de queimar os fios, esse hábito faz com que a água passe para a estrutura interior dos fios, o que retira toda a luminosidade natural deles.

Não consegue fica sem, né? Sem problemas, mas lembre-se de dedicar uma atenção especial ao seu cabelo. Hidratações, protetores térmicos e leave-in são indispensáveis antes do uso de secadores e objetos que emanam calor artificial.

Esse post foi feito por uma convidada: Laiza Carvalho do Blog StatusMulher. Se você gostou, confira seu blog para outras dicas de como cuidar melhor dos seus cabelos.

Postado em Beleza no dia 18 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 03 de Maio de 2018

Comentários

Leia também...

5 Maneiras de proteger seus cabelos ao dormir

Mais de 60% dos visitantes do dorminhoco.com são mulheres e elas merecem um post exclusivo. Passando pelo blog Status Mulher vi um post com dicas para proteger os cabelos ao dormir e resolvi replicar aqui. Mesmo que esse post não seja uma dica específica de como ou o que fazer para dormir melhor, certamente ajudará as mulheres, já que elas se importam com a belez... Leia o artigo »

05/05/2015

Fronhas de Seda - A melhor maneira de proteger seus cabelos e pele ao dormir

Você sabia que a fronha de seda é uma arma secreta para acordar com uma aparência melhor e cabelos mais saudáveis? O que eu gosto mais é que além de trazer benefícios para saúde, a fronha de seda também ajuda no sono, já que é o tecido mais confortável e respirável que existe, podendo ser usado tanto no frio q... Leia o artigo »

18/12/2015

Dormir com os cabelos molhados faz mal?

Quem nunca? Afinal, precisamos lavar os cabelos, mas quase não temos tempo para secar no nosso dia-a-dia com tanta coisa para fazer. Quem nunca chegou do trabalho, faculdade, cursinho ou daquela festinha tarde em casa e quis dar um trato nos cabelo, mas na hora de secar tava com aquela preguiça e acabou indo dormir com o cabelo molhado? Normalmente quando era mas nova ... Leia o artigo »

18/01/2016