'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Faz mal dormir com meu animal de estimação?

Capa post - Faz mal dormir com meu animal de estimação?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Marcelo Morais no dia 02 de Julho de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

A verdade é que milhares de donos de cachorros, gatos entre outros animais de estimação dividem a mesma cama que dormem. Uma pesquisa [1] da American Pet Products Association, constatou que quase metade dos cães dormem na cama com seus donos. A mesma pesquisa, constatou que 62% dos gatos dormem com seus donos adultos e outros 13% dormem com as crianças.

Apesar da popularidade da prática, médicos e veterinários sempre advertem contra a prática por diversas razões, nesse post vamos entender porque.

"Pessoas que sofrem com alergias a animais ou asma não devem dormir com cães e gatos, nem mesmo permitir que eles fiquem no ambiente do quarto." diz Derek Damin da Kentuckiana Allergy que continua: "Usar um filtro HEPA e mantê-los fora do quarto vai dar ao seu nariz algumas horas por dia para se recuperar.".

O problema é que mesmo sabendo que os animais de estimação podem trazer problemas se dormirem na mesma cama, seus donos (com problemas alérgicos) vão continuar dormindo com eles. Nesse caso, é bom manter o quarto e cama sempre bem limpos e sempre fazer o tratamento com vacinas de alérgenos prescritas pela seu médico. Há! Seu animal de estimação também deve estar sempre higienizado, limpo e escovado, principalmente os peludos.

Já para donos que não sofrem com alergias, não há nenhum problema em dividir a cama com o seu cachorro ou gato desde que eles não atrapalhem seu sono, nesse caso a recomendação é sempre manter o quarto limpo e a cama também, diz Derek.

Diga-se de passagem que, manter o quarto e cama sempre limpos é uma recomendação para qualquer pessoa, com ou sem animais de estimação. Um estudo feito pela Função Nacional do Sono (USA) descobriu que sua cama e o ambiente onde você dorme é um dos principais segredos para uma boa noite de sono. Leia o artigo aqui.

Agora que já falamos sobre problemas em relação a alergias, vamos falar sobre outros possíveis problemas...

Outro motivo pelo qual médicos e veterinários advertem sobre dormir com animais na cama é que o indivíduo fica mais propenso a infecções causadas pela bactéria MRSA e também a gripe do tipo H1N1. Em 2011, um relatório da CDC [3] mostrou também que o risco de transmissão de agentes zoonóticos (aqueles transmitidos de animal para humano) pelo contato próximo entre animais de estimação e seus donos através do compartilhamento da cama, do beijo e da lambida é real e pode transmitir infecções potencialmente fatais.

Ronco, chutes e se coçar

Outros tipos de problemas que donos que divivem a cama com seus animais é que eles podem perturbar seu sono quando os animais se espreguiçam, se coçam, dão pequenos chutes e até roncam (sim alguns cachorros roncam!).

Um estudo divulgado pela Mayo Clinic Sleep Disorders Center descobriu que cerca de metade dos pacientes que dormiam com um cão ou gato, dizem que eles pertubam o sono de alguma forma.

"Eu tive pacientes vindo visita após visita reclamando sobre problemas de insônia, tentando descobrir o que estava acontecendo, acabei percebendo que o animal de estimação estava atrapalhando o sono do paciente de alguma forma." diz Lisa Shives diretora médica do Northshore Sleep Medicine.

Lisa recomenda que pessoas com dificuldades para dormir considerem manter seus animais fora do quarto.

Mas os animais podem ajudar a dormir?

Para pessoas sem nenhum tipo de problema para dormir e se manter dormindo, Lisa Shives diz que não há problemas permitir que seu gato ou cachorro fiquem na cama.

"Existem diversos benefícios médicos em ter os animais na cama" diz Lisa que dorme com seu próprio cachorro na sua própria cama. "Algumas pessoas se sentem mais seguras e calmas com um cachorro na cama por exemplo.".

Uma entrevistada diz exatamente porque dorme com sua labradora retriever mix: "Ela dorme numa posição contrária a mim e tem uma respiração muito rítmica e que me ajuda na hora de pegar no sono." diz Candace Hunziker. "Eu tenho insônia assim como toda minha família e todos nós dormimos com cachorros. Ela (a labradora) me ajuda a dormir bem melhor que remédios.".

Fontes e referências
[1] http://pets.webmd.com/features/pets-in-your-bed
[2] http://www.petmd.com/dog/care/is-it-safe-to-sleep-with-pets
[3] http://wwwnc.cdc.gov/eid/article/17/2/pdfs/10-1070.pdf

Comentários

Leia também...

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

Como ensinar meu filho a dormir cedo?

Ainda que aos poucos, devemos educar nossas crianças para que, um dia, sejam independentes. Seria uma ótima decisão começar pelo sono, não acha? Pois dormir só, apoiando-se em hábitos noturnos essenciais, será um fator positivo para o desenvolvimento de seu filho. Mas... como atingir esta meta? É um objetivo desafiador, a gente sabe, p... Leia o artigo »

16/04/2020

Pesadelos - O que são e por que temos?

Fora do universo cinematográfico e das obras kafkianas, nem sempre ter pesadelos é uma experiência interessante. Eles são imprevisíveis, obscuros e desagradáveis. À proporção que alimentam o medo, elevam a frequência cardíaca, causando suor noturno. Por que temos pesadelos? De onde eles vêm? Qual é o seu v... Leia o artigo »

20/07/2018

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

7 Dicas para dormir bem durante viagens

À medida que planejamos uma viagem, nós nos deparamos com uma série de prioridades, seja escolher um bom hotel, seja traçar um roteiro de visitas – até aqui, tudo bem! No entanto, existe uma questão importante que às vezes não recebe a devida atenção: como dormir bem durante uma viagem? É o que trataremos nas pr&oac... Leia o artigo »

29/05/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4907 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.