Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Dormir de bruços faz mal?

Dormir em certas posições pode determinar se sua noite será boa ou ruim. Hoje, analisaremos uma posição considerada comum, que é simplesmente deitar-se de bruços. Repousar assim prejudica a saúde? Mulheres grávidas podem dormir nesta posição? Existe alguma recomendação especial?

Estas perguntas e outras curiosidades é o que nos motivou a escrever um novo artigo, com tudo que possa sugerir melhor qualidade de vida em seus dias.  

Boa leitura! 

1 - Dormir de bruços faz mal?

Nossa resposta é curta e direta: sim, faz mal dormir de bruços. Há quem considere esta posição recomendável contra o ronco e a apneia do sono – seria realmente uma opção útil? –, embora seja de fato prejudicial para certas partes do corpo, como as costas e o pescoço. As consequências disso? Nada além de um sono de péssima qualidade e mal-estar provocado por dores ao longo do dia.

Nos próximos subtópicos você saberá detalhadamente o que acontece em seu corpo enquanto repousa de barriga para baixo. Vejamos:

1.1 - Coluna vertebral 

Pessoas que dormem de bruços costumam sentir dores. Estas dores, em geral, manifestam-se nas costas, pescoço ou articulações. Então, ter um sono profundo e sem interrupções torna-se algo difícil. Consequência: a sensação de não ter descansado o suficiente ao despertar-se de manhã.

É importante compreender [1] que dormir de bruços gera pressão sobre as costas e coluna, pois a maior parte do peso passa a concentrar-se na metade do corpo. A sensação de desconforto, quando presente na coluna, também é refletida em outras membros, uma vez que a própria coluna serve de conduto para os nervos, sendo capaz de causar dor em quase todas as partes do corpo. E sentir dor não é tudo. A sensação de dormência e formigamento são outros sintomas comuns.

1.2 - Pescoço

É natural virar o rosto para o lado quando se deita de bruços, correto? Acomodar-se assim gera desalinhamento entre cabeça e coluna, enquanto o pescoço se mantém torcido. Talvez você não perceba de imediato, mas não demorará para que problemas de pescoço comecem a surgir – e a hérnia de disco é um deles.

A hérnia de disco [2] ocorre quando parte do núcleo gelatinoso, por sua vez localizado no disco vertebral, desloca-se através de alguma ruptura, causando irritação nos nervos.

2 - Alerta às futuras mamães

Dormir de barriga para baixo é algo impraticável para uma mulher grávida, principalmente nos últimos meses de gravidez. Aliás, é uma posição que deve ser evitada mesmo nas primeiras semanas de gestação! Evitar deitar-se desta maneira significa dar mais espaço para seu bebê, e não o manter entre a pressão gerada pela coluna vertebral e a rigidez do colchão.

3 - Dicas para dormir de bruços

Talvez você tenha passado a maior parte da vida dormindo de bruços e, agora, apesar dos avisos, não se vê deitado de outra maneira. O que fazer? Apresentaremos nas próximas linhas algumas dicas para que não surjam, futuramente, problemas maiores. 

  • Use um travesseiro fino ou, de preferência, nenhum travesseiro. Quanto mais plano for o travesseiro, menos a cabeça permanecerá inclinada.
  • Coloque um travesseiro sob a pelve. Suas costas permanecerão em uma posição mais neutra, diminuindo a pressão causa pela coluna.
  • Pratique alongamentos de manhã! Uns minutos de alongamentos serão ótimos para alinhar novamente seu corpo e fortalecer seus músculos. Antes de alongar-se, faça movimentos leves para aquecer o corpo. Evite movimentos exagerados!

4 - Considerações finais

Para que possamos dormir bem é necessário cuidar de cada detalhe, inclusive rever a posição na qual permanecemos deitados. Nós também recomendamos a leitura de um excelente artigo, que explica os prós e contras de outras posições. Confere lá com a gente!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.healthline.com/health/is-it-bad-to-sleep-on-your-stomach
[2]https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/herniated-disk/symptoms-causes/syc-20354095

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 02/02/2021

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também