'Hoje, dormir bem está virando raridade.' Dorminhoco.com

Dormir de bruços faz mal?

Dormir em certas posições pode determinar se sua noite será boa ou ruim. Hoje, analisaremos uma posição considerada comum, que é simplesmente deitar-se de bruços. Repousar assim prejudica a saúde? Mulheres grávidas podem dormir nesta posição? Existe alguma recomendação especial?

Estas perguntas e outras curiosidades é o que nos motivou a escrever um novo artigo, com tudo que possa sugerir melhor qualidade de vida em seus dias.  

Boa leitura! 

1 - Dormir de bruços faz mal?

Nossa resposta é curta e direta: sim, faz mal dormir de bruços. Há quem considere esta posição recomendável contra o ronco e a apneia do sono – seria realmente uma opção útil? –, embora seja de fato prejudicial para certas partes do corpo, como as costas e o pescoço. As consequências disso? Nada além de um sono de péssima qualidade e mal-estar provocado por dores ao longo do dia.

Nos próximos subtópicos você saberá detalhadamente o que acontece em seu corpo enquanto repousa de barriga para baixo. Vejamos:

1.1 - Coluna vertebral 

Pessoas que dormem de bruços costumam sentir dores. Estas dores, em geral, manifestam-se nas costas, pescoço ou articulações. Então, ter um sono profundo e sem interrupções torna-se algo difícil. Consequência: a sensação de não ter descansado o suficiente ao despertar-se de manhã.

É importante compreender [1] que dormir de bruços gera pressão sobre as costas e coluna, pois a maior parte do peso passa a concentrar-se na metade do corpo. A sensação de desconforto, quando presente na coluna, também é refletida em outras membros, uma vez que a própria coluna serve de conduto para os nervos, sendo capaz de causar dor em quase todas as partes do corpo. E sentir dor não é tudo. A sensação de dormência e formigamento são outros sintomas comuns.

1.2 - Pescoço

É natural virar o rosto para o lado quando se deita de bruços, correto? Acomodar-se assim gera desalinhamento entre cabeça e coluna, enquanto o pescoço se mantém torcido. Talvez você não perceba de imediato, mas não demorará para que problemas de pescoço comecem a surgir – e a hérnia de disco é um deles.

A hérnia de disco [2] ocorre quando parte do núcleo gelatinoso, por sua vez localizado no disco vertebral, desloca-se através de alguma ruptura, causando irritação nos nervos.

2 - Alerta às futuras mamães

Dormir de barriga para baixo é algo impraticável para uma mulher grávida, principalmente nos últimos meses de gravidez. Aliás, é uma posição que deve ser evitada mesmo nas primeiras semanas de gestação! Evitar deitar-se desta maneira significa dar mais espaço para seu bebê, e não o manter entre a pressão gerada pela coluna vertebral e a rigidez do colchão.

3 - Dicas para dormir de bruços

Talvez você tenha passado a maior parte da vida dormindo de bruços e, agora, apesar dos avisos, não se vê deitado de outra maneira. O que fazer? Apresentaremos nas próximas linhas algumas dicas para que não surjam, futuramente, problemas maiores. 

  • Use um travesseiro fino ou, de preferência, nenhum travesseiro. Quanto mais plano for o travesseiro, menos a cabeça permanecerá inclinada.
  • Coloque um travesseiro sob a pelve. Suas costas permanecerão em uma posição mais neutra, diminuindo a pressão causa pela coluna.
  • Pratique alongamentos de manhã! Uns minutos de alongamentos serão ótimos para alinhar novamente seu corpo e fortalecer seus músculos. Antes de alongar-se, faça movimentos leves para aquecer o corpo. Evite movimentos exagerados!

4 - Considerações finais

Para que possamos dormir bem é necessário cuidar de cada detalhe, inclusive rever a posição na qual permanecemos deitados. Nós também recomendamos a leitura de um excelente artigo, que explica os prós e contras de outras posições. Confere lá com a gente!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.healthline.com/health/is-it-bad-to-sleep-on-your-stomach
[2]https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/herniated-disk/symptoms-causes/syc-20354095

Texto postado em 02 de Fevereiro de 2021 .

Comentários

Leia também...

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

Por quanto tempo aguentamos ficar acordados?

Admita: você já se fez esta pergunta alguma vez. Digamos ser uma dúvida comum que, à primeira vista, parece não ter uma resposta exata. Por quantas horas nós, por exemplo, suportamos ficar acordados? Humanamente falando, haveria um limite para isso? Ou quais seriam suas consequências para o corpo e a mente? Nossas perguntas estão lançada... Leia o artigo »

10/04/2020

Como jogos eletrônicos podem prejudicar o sono?

Desde as últimas décadas, o videogame é sinônimo de popularidade entre crianças e adolescentes. Jogos eletrônicos, no geral, dominam quase todas as telas: TV, computador, celular, consoles de bolso... Para a maioria dos jovens seria inaceitável passar os momentos de lazer sem jogar, não acha? Existem aqueles que, enquanto o sono não cheg... Leia o artigo »

29/04/2020

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Como substituir a melatonina em cápsulas? - Conheça 10 alternativas naturais

O propósito desse artigo não é desincentivar o consumo de melatonina em cápsulas. Aliás, você até pode encontrar este produto em nossa loja virtual. Se o vendemos é porque confiamos inteiramente em sua eficácia.  Nosso texto é um guia fácil e objetivo, que apresenta 10 opções que podem substituir a melat... Leia o artigo »

22/04/2020

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.