'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Dormir de bruços faz mal?

Dormir em certas posições pode determinar se sua noite será boa ou ruim. Hoje, analisaremos uma posição considerada comum, que é simplesmente deitar-se de bruços. Repousar assim prejudica a saúde? Mulheres grávidas podem dormir nesta posição? Existe alguma recomendação especial?

Estas perguntas e outras curiosidades é o que nos motivou a escrever um novo artigo, com tudo que possa sugerir melhor qualidade de vida em seus dias.  

Boa leitura! 

1 - Dormir de bruços faz mal?

Nossa resposta é curta e direta: sim, faz mal dormir de bruços. Há quem considere esta posição recomendável contra o ronco e a apneia do sono – seria realmente uma opção útil? –, embora seja de fato prejudicial para certas partes do corpo, como as costas e o pescoço. As consequências disso? Nada além de um sono de péssima qualidade e mal-estar provocado por dores ao longo do dia.

Nos próximos subtópicos você saberá detalhadamente o que acontece em seu corpo enquanto repousa de barriga para baixo. Vejamos:

1.1 - Coluna vertebral 

Pessoas que dormem de bruços costumam sentir dores. Estas dores, em geral, manifestam-se nas costas, pescoço ou articulações. Então, ter um sono profundo e sem interrupções torna-se algo difícil. Consequência: a sensação de não ter descansado o suficiente ao despertar-se de manhã.

É importante compreender [1] que dormir de bruços gera pressão sobre as costas e coluna, pois a maior parte do peso passa a concentrar-se na metade do corpo. A sensação de desconforto, quando presente na coluna, também é refletida em outras membros, uma vez que a própria coluna serve de conduto para os nervos, sendo capaz de causar dor em quase todas as partes do corpo. E sentir dor não é tudo. A sensação de dormência e formigamento são outros sintomas comuns.

1.2 - Pescoço

É natural virar o rosto para o lado quando se deita de bruços, correto? Acomodar-se assim gera desalinhamento entre cabeça e coluna, enquanto o pescoço se mantém torcido. Talvez você não perceba de imediato, mas não demorará para que problemas de pescoço comecem a surgir – e a hérnia de disco é um deles.

A hérnia de disco [2] ocorre quando parte do núcleo gelatinoso, por sua vez localizado no disco vertebral, desloca-se através de alguma ruptura, causando irritação nos nervos.

2 - Alerta às futuras mamães

Dormir de barriga para baixo é algo impraticável para uma mulher grávida, principalmente nos últimos meses de gravidez. Aliás, é uma posição que deve ser evitada mesmo nas primeiras semanas de gestação! Evitar deitar-se desta maneira significa dar mais espaço para seu bebê, e não o manter entre a pressão gerada pela coluna vertebral e a rigidez do colchão.

3 - Dicas para dormir de bruços

Talvez você tenha passado a maior parte da vida dormindo de bruços e, agora, apesar dos avisos, não se vê deitado de outra maneira. O que fazer? Apresentaremos nas próximas linhas algumas dicas para que não surjam, futuramente, problemas maiores. 

  • Use um travesseiro fino ou, de preferência, nenhum travesseiro. Quanto mais plano for o travesseiro, menos a cabeça permanecerá inclinada.
  • Coloque um travesseiro sob a pelve. Suas costas permanecerão em uma posição mais neutra, diminuindo a pressão causa pela coluna.
  • Pratique alongamentos de manhã! Uns minutos de alongamentos serão ótimos para alinhar novamente seu corpo e fortalecer seus músculos. Antes de alongar-se, faça movimentos leves para aquecer o corpo. Evite movimentos exagerados!

4 - Considerações finais

Para que possamos dormir bem é necessário cuidar de cada detalhe, inclusive rever a posição na qual permanecemos deitados. Nós também recomendamos a leitura de um excelente artigo, que explica os prós e contras de outras posições. Confere lá com a gente!

Referências bibliográficas:
[1] https://www.healthline.com/health/is-it-bad-to-sleep-on-your-stomach
[2]https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/herniated-disk/symptoms-causes/syc-20354095

Texto postado em 02 de Fevereiro de 2021 .

Comentários

Leia também...

Por que atletas precisam de uma excelente noite de sono?

Ter uma medalha olímpica é uma grande motivação para inúmeros atletas. Sem demora, eles priorizam uma rotina pesada de treino, cuja base não vai além da boa e velha disciplina. Isto inclui esforço constante a fim de superar limites, poucas horas de lazer, manutenção dos materiais utilizados no treino, alimentação r... Leia o artigo »

14/09/2018

O que fazer para não dormir durante a aula?

A vida de estudante universitário não é fácil. Trabalhar e ao mesmo tempo dar conta dos estudos pode comprometer as horas de sono. Assim, é comum passarmos madrugadas em claro, folheando livros, cadernos e apostilas. Véspera de prova, então... uma loucura! Embora não seja um hábito saudável, compreendemos o fato de estas pessoas... Leia o artigo »

23/04/2020

O cheiro de dormir - Como a aromaterapia pode ajudar no sono

Problemas para dormir causam um impacto forte na qualidade da nossa vida. A frustração de não conseguir uma boa noite de sono é chata e pode causar um estilo de vida ruim, estresse, depressão, ganho de peso, cansaço físico e até emocional. Pensando nesses problemas e nos leitores do blog, cheguei a conclusão de mais uma forma que ... Leia o artigo »

24/11/2015

O que a acupuntura pode fazer pela qualidade do seu sono?

No mundo moderno, o tempo passa rápido, a vida é agitada e há pressão vindo de todos os lados para sermos bons profissionais, bons cidadãos, bons pais, e por ai vai. Pode até ser que no fim do dia conseguimos dar conta de executar tudo o que é demandado, mas quando chega o momento de deitar na cama a noite frequentemente sentimos que a qualidade do ... Leia o artigo »

30/05/2017

Por que pessoas idosas dormem pouco?

Costuma-se dormir até tarde aos domingos – fato. Mas toda regra tem lá sua exceção: margem que serve de lugar comum para as pessoas acima dos 60 e poucos anos. Elas são as primeiras a saírem da cama. Afirmam dormir pouco e nós cremos à medida que escutamos o arrastar dos chinelos à noite inteira. A gente sabe que a ins&... Leia o artigo »

11/04/2019

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5499 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.