Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Divórcio no sono - Dividir a cama nem sempre é fácil

Quais são os desafios que envolvem a vida de um casal? Muitos, não? O artigo de hoje propõe abordar um em especial, que é o divórcio no sono. Pouco explorado pela mídia, esse tema é visto como consequência de noites mal dormidas...

Para que você fique por dentro desse assunto, nosso texto vem para auxiliá-lo, apresentando uma definição completa, curiosidades, vantagens/desvantagens e dicas para aplicar esse método, visto que a falta de sono está prejudicando a rotina de muitos casais.

1 - O que é o divórcio no sono?

O divórcio no sono acontece quando duas pessoas são incompatíveis na mesma cama enquanto dormem. Dormir juntos se torna um sacrifício. Essa condição pode exigir camas separadas, horários alternados de sono e até quartos diferentes.

Se você passa por esse problema, saiba que não está sozinho. Dados [1] afirmam que 19% da população culpa seus parceiros pelas noites mal dormidas. Existem aquelas pessoas que naturalmente sofrem de insônia e a situação se torna ainda pior ao dormir ao lado de alguém que ronca, por exemplo.

A título de curiosidade: a revista Chronobiology International [2], publicada em 2016, destacou que dormir ao lado de uma pessoa que ronca pode, sim, causar um impacto negativo em nosso sono. Mas isso não é novidade, sabemos disso, pois parte da nossa venda de protetores auriculares são para pessoas que estão sofrendo com o ronco de alguém.

Até onde sabemos: o divórcio no sono não resulta literalmente em um divórcio definitivo, com partilha de bens, acordo entre partes e outras burocracias. Entenda que o tipo de divórcio que apresentamos aqui significa buscar os meios apropriados para que o casal durma melhor.

Seria afinal o divórcio no sono a melhor maneira de resolver esse impasse entre casais? É o que responderemos nas linhas a seguir.

2 - Divórcio no sono: quando adotá-lo?

O casal precisa estar de acordo a partir de uma conversa esclarecedora, que tenha a ver com os prós e contras dessa prática. Caso essa proposta parta de você, considere os seguintes questionamentos:

Será a primeira vez que você tocará nesse assunto? Se sim, não seja tão direto. Apresente com antecipação aquilo que tem atrapalhado suas noites, conduzindo o diálogo sem perder a clareza e a tranquilidade. Então, você verá se existe a chance de iniciar esse compromisso com seu companheiro. Um pouco de persuasão nunca é demais. Até porque haverá aqueles que se sentirão ofendidos com essa proposta, a ponto de gerar discussões sem importância ou suspeitas sem fundamentos.

O que você tem feito para cuidar do seu sono? Pergunta importante. Talvez a dificuldade que você tem experimentado para dormir não seja culpa da pessoa que se deita ao seu lado. A fim de esclarecer essa dúvida, aconselhamos a leitura de um artigo que apresenta 30 dicas de como dormir melhor. Se nenhum desses conselhos forem úteis, busque por fim conversar sobre o divórcio no sono.

3 – Quais são as vantagens e desvantagens?

Não seria justo deixar de fora os possíveis prós e contras gerados pelo divórcio no sono. Observados esses aspectos, fica mais fácil saber se o método em questão se encaixa melhor na realidade daqueles que dormem juntos.

3.1 – Vantagens

Sono tranquilo e reparador: Dormir bem todas as noites pode fazer parte da sua rotina. Para isso, através do “divórcio”, busque dormir em outro cômodo da casa. Deste modo, o sono agitado, o costume de revirar-se na cama, o ronco e outras particularidades de seu companheiro não alcançarão você.

Melhor comunicação: Algumas pessoas, que supervalorizam o matrimônio tradicional, não concordarão com o divórcio no sono. Elas não entendem que esse método pode, de fato, ajudar muitos casamentos.

Nesse subtópico nós observamos que, antes de o casal dormir em quartos separados, ambos precisam estar de acordo. Para isso, como destacamos anteriormente, o diálogo é fundamental. Quanto mais frequente a comunicação, melhor, o que poderá manter o casal unido diante de novos obstáculos.

Novos momentos para a intimidade: Considerando que você e seu parceiro não vão estar juntos todas as noites, haverá outros momentos e lugares para que possa haver momentos íntimos.

3.2 - Desvantagens

Maiores gastos: Sorte daqueles que desejam praticar o divórcio no sono e, desde já, possuem um quarto de hóspedes. Facilitaria bastante, verdade? Do contrário, tal realidade não condiz com a vida de muitos casais, restando para um deles ajeitar-se no sofá da sala ou buscar outro canto menos desconfortável. Isso exigiria gastos extras com a compra de lençóis, cobertores, travesseiros ou até mesmo um sofá-cama.

Sensação de abandono e distanciamento: Ainda que, por exemplo, marido e mulher estejam de acordo com o “divórcio”, é natural que sintam um pouco de carência e solidão nas primeiras noites. Qual seria a solução? Tempo. É bem provável que após semanas (ou dias) os dois já estejam habituados.

Também há casais que, não diferente da maioria, têm momentos íntimos apenas quando se deitam à noite, em razão de uma agenda sobrecarregada. Portanto, dormir em cômodos separados pode esfriar o relacionamento se o contato físico for uma prioridade. Reflita para saber como o “divórcio” poderia afetar seu relacionamento.

4 - Divórcio no sono: por onde começar?

Supondo que você esteja convencido de adotar esse novo método, apresentaremos abaixo determinados conselhos. São eles:

Lembre-se: dormir em quartos separados não significa que sua relação está indo de mal a pior

O desejo de dormir sozinho, seja para beneficiar seu sono, seja uma simples curiosidade, não é um reflexo negativo do seu relacionamento. Dividir a cama com alguém é um desses costumes que a sociedade julga próprio de um relacionamento romântico e comprometido.

Alguns casais [2] acreditam que dividir a cama com seu parceiro é uma atitude que fortalece o vínculo entre ambos, embora diversas pessoas costumem ressignificar as interações que costumam ter com seu companheiro.

Tenha em conta certos compromissos

Quando se pensa em tentar o divórcio no sono, algumas perguntas são bem-vindas: existe realmente a chance de colocar o “divórcio” em prática? Seria uma boa ideia dormir juntos apenas nos fins de semana? Quais seriam outras opções além do “divórcio”? Aos poucos, cada casal encontrará seu caminho rumo ao sono profundo e reparador.

Passem um momento juntos antes de dormir

É aconselhável que ambos busquem estar muito próximos antes de ocuparem suas camas. Digamos ser uma maneira de não deixar o relacionamento esfriar.

Estejam mais perto durante o dia

Aumente o contato físico ao longo do dia. Essa aproximação não significa necessariamente sexo, a não ser que o casal deseje. Qualquer tempo juntos vale a pena. São práticas que podem fortalecer a união.

5 - Divórcio no sono X pandemia

De fato, a pandemia impactou o sono de várias pessoas, o que tem a ver com um número elevado! Em meio ao cenário pandêmico, o divórcio no sono está sendo uma estratégia positiva para preservar o espaço das pessoas que, agora, passam a maior parte do tempo juntas. Segundo depoimentos [3], dormir em quartos separados tem feito o relacionamento sair da rotina, deixando-o mais descontraído durante a pandemia, de maneira que o reencontro a cada manhã proporciona um ar de novidade.

6 - Considerações finais

Lamentamos perceber que ainda há poucos estudos que destacam como dormir juntos, ou separados, afeta a saúde de um casal. No entanto, busque sempre o melhor para você quando seu descanso noturno está em jogo.

A qualidade do sono é sempre importante. Se um ou os dois dormem mal, como vão se relacionar bem, estando quase sempre cansados ou de mal humor?

Referências bibliográficas:
[1] https://casper.com/blog/sleep-divorce/
[2] https://www.self.com/story/sleep-divorce
[3] https://www.wellandgood.com/sleep-divorce-pandemic/

Artigo postado na categoria: Curiosidades em 01/10/2021

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também