'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Como diminuir o barulho no seu apartamento

07 de Setembro de 2022

Não importa o tipo de problema: cachorro latindo, carros e ônibus passando perto da janela do seu apartamento, buzinas, vizinho barulhento, aquele barzinho na esquina da sua rua, e até mesmo prédios com estruturas antigas que fazem com que você escute cada barulhinho vindo do vizinho, como um simples abrir de torneira.

Os problemas podem ser muitos e como é de costume, sempre costumamos indicar protetores auriculares. Mas nesse post, vamos falar sobre o que pode ser feito na estrutura do seu apartamento, ou pelo menos o que pode ser feito na estrutura do seu quarto para você ter um sono mais tranquilo, sem interrupções sonoras.

Felizmente, não importa onde você viva, uma combinação de diversos métodos garantirá um ambiente mais confortável, menos barulhento ou talvez, sem barulho nenhum.

1 - Proteja as portas e janelas

Se no sofá da sala do seu apartamento você consegue escutar conversas vindo do corredor do prédio, provavelmente existem grandes entradas de ar na porta. Por mais pequenas que sejam, o som viaja pelo ar e qualquer buraco que passe luz também passa som.

Se você tiver uma brecha grande embaixo da porta, experimente aqueles tapetes que se encaixam em baixo da porta, esse tipo de produto atende por vários nomes aqui como ‘tapete de pilha’, ‘borracha para colocar embaixo da porta’ ou ‘protetor de porta duplo’. Vou deixar uma imagem para que não tenham dúvidas.

Esse tipo de produto além de ser uma barreira para entrada de som, também ajuda a manter a poeira e diversos insetos afastados.

Se outras entradas da porta não estiverem bem justas, use espuma de vedação para tapar essas brechas.

O mesmo vale para as janelas, todas as entradas de ar devem estar bem seladas.

2 - Reduzindo o barulho refletido

Perceba que num cômodo recém azulejado e pintado por exemplo, o nível de eco é muito maior do que num cômodo com sofá, tapete, prateleiras e outros itens. O ruído reflete em superfícies duras como paredes, pisos e tetos, aumentando o nível de ruído.

Para reduzir a reflexão do som, cubra as superfícies nuas com algo macio para que os barulhos não se reflitam. Tapetes grossos, quadros, cortinas grossas, plantas também ajudam a absorver o som, prateleiras e etc.

2.1 - Prateleiras cheias de livros

Se você costuma sentir muito barulho vindo da parede do apartamento vizinho, adicionar prateleiras cheias de livros é uma maneira efetiva de criar outra barreira de som que é difícil de penetrar. É claro, isso se você tiver isso tudo de livros!

 

Os livros vão funcionar como um painel acústico, e no caso de você não ter tantos livros (acredito que a maioria incluindo eu), compre outro tipo de material acústico para cobrir a parede e ajudar a abafar o som, como por exemplo:

  • Lâ de vidro;
  • Lâ de rocha;
  • Lã de PET;
  • Espuma acústica;
  • Borrachas sintéticas; e
  • Painel Wall.

2.2 - Tapetes

Ter tapetes grossos espalhados pela casa fazem uma enorme diferença na acústica ao absorver sons exteriores e interiores também. Dependendo da grossura do tapete, pode ser eliminado até 100% do barulho de passos.

Não se trata de uma solução barata, pois tapetes grossos e com boa qualidade de absorver sons são caros. E quanto maior o tapete, mais fibras ele tem para absorver o som, então a dica é sempre escolher um bem grande, que fará muita diferença quando você está lidando com problemas de acústica.

2.3 - Cortinas que absorvem o som

Cortinas grossas com bastante fibras são uma excelente maneira de bloquear sons exteriores se você tem uma janela que deixa passar muito som. Já se você tiver uma janela com boa vedação acústica, essas cortinas vão funcionar de outra forma, reduzindo o eco. Explico melhor a seguir:

Experimente levar seu celular para o banheiro e coloque alguma música para tocar, perceba que a qualidade do som é ruim, com eco, pois o banheiro é cheio de superfícies duras. A mesma música no mesmo volume tocada no quarto é significantemente melhor de se ouvir, mais agradável. Isso porque seu quarto tem muito material que absorve o som e faz o eco morrer ali mesmo, por exemplo: roupas, colchão, travesseiros, roupa de cama, tapete, cortinas e etc.

Cortinas que absorvem o som sozinhas não funcionam, mas elas são efetivas para tornar o problema menor.

2.4 - Plantas para absorver o som

As plantas pela sua beleza tem a capacidade de harmonizar com diversos ambientes, não só isso, cada planta tem seu próprio poder medicinal, mas indo um pouco mais além… Elas também tem a capacidade de absorver o som e até mesmo são usadas para formar barreiras acústicas.

As partes da planta responsáveis pela absorção do som dividem-se em: folhas, talos, ramos e madeira. Sua casca e folhas grossas e cheias de fibra também têm um papel fundamental para absorver o ruído.

As plantas alteram a acústica do ambiente, uma vez que diminuem o tempo de reverberação do som. Porém, o tamanho da planta e sua camada exterior influencia sua capacidade ao interagir com o ruído.

Eu não vou me extender muito nesse sub-tópico, pois já escrevemos um post completo sobre como as plantas ajudam a diminuir o barulho. Vale a pena mencionar também que escrevemos um post sobre quais plantas são ideias para ter no quarto, pois algumas além de ajudar a diminuir barulhos, melhora a qualidade de ar, proporcionando um sono ainda melhor.

3 - Ruído branco

Apesar do termo ‘ruído branco’ tecnicamente ser algo mais chato de ser explicado, o que se popularizou na internet é que esse termo é usado para descrever qualquer barulho constante que oculta outros sons externos. Hoje o ruído branco se popularizou pois milhões de pessoas usam algum tipo de ruído para abafar outros ruídos irritantes, principalmente na hora de dormir.

Vamos supor que mesmo com seu quarto todo fechado, você ainda consegue escutar e ficar incomodado por algum tipo de música ou barulho alto vindo dos vizinhos. Ao emitir algum tipo de ruído branco, você consegue abafar parte ou totalmente o barulho irritante por algum que não lhe incomode.

O ruído branco pode ser reproduzido e escutado de diversas formas:

  • O barulho do ventilador ou ar-condicionado pode ser usado como ruído branco.
  • Você pode reproduzir vídeos de ruído branco com tela preta no youtube na sua TV; barulho de chuva, sons da natureza, o som do mar, etc; Basta ajustar o volume até encontrar o ponto.
  • Existem também diversos aplicativos de ruído branco que podem ser usados em conjunto com um fone de ouvido próprio para dormir.
  • Há também as próprias máquinas de ruído branco, essas não são muito populares aqui no Brasil, mas bem comuns hoje em dia na América do Norte e Europa.

Também já dedicamos um post inteiro sobre ruído branco, vale a pena a leitura.

4 - Janelas acústicas/antiruído

Item caro, e que muitos esperam milagre. Certamente esse tipo de janela funciona, pois é considerada uma janela acústica apenas quando esta possui um valor de isolamento acústico acima de 30dB.

A dica para esse tipo de janela é chamar uma empresa especializada, evite comprar e mandar alguém sem conhecimento instalar. Ao chamar uma empresa especializada, você terá a garantia de um bom funcionamento. Isso é importante pois vão perguntar qual seu tipo de problema com o barulho e porque você está instalando essa janela, dependendo da situação as janelas podem ser o investimento errado.

Geralmente, as janelas antirruído são compostas de vidros duplos separados por uma câmara de ar ou algum tipo de película. Essa combinação acaba dificultando a transmissão de ruído entre ambientes. Os vidros podem ser de diferentes materiais, espessuras, tamanhos e espaçamentos. Cada vidro tem características diferentes que influenciam nas suas propriedades acústicas.

É um assunto bem complicado e somente uma empresa especializada pode dar a resposta para sua situação.

5 - Cortina acústica sobreposta

Esse tipo de cortina veda totalmente a janela. Além do blackout total no seu quarto, esse tipo de cortina possui um material interno - lâ de rocha e espuma grossa - capaz de diminuir os ruídos externos de 20 a 35dB, dependendo da frequência.

Em comparação com as janelas acústicas, essa opção é mais viável e não requer nenhum conhecimento técnico. A fixação é feita com parafusos e a cortina abre e fecha no velcro instalado na parede em volta da janela.

Assim como todas as outras soluções, não há garantia que vá funcionar 100%, mas certamente alguma coisa do barulho que te incomoda irá diminuir.

Uma excelente opção para ser combinada com outros métodos.

6 - Janela acústica sobreposta

Para quem não quer mexer diretamente com janelas acústicas, pelo complexidade ou alto custo, as janelas acústicas sobrepostas proporcionam os benefícios do isolamento acústico e térmico sem a necessidade de uma reforma mais extensa que é preciso nas janelas acústicas.

Nesse tipo de proteção, a janela que vai fornecer um nível de redução de ruído maior para o ambiente é instalada sobre a janela existente e simplesmente parafusada na parede.

As janelas acústicas instaladas diretamente na estrutura do apartamento ainda continuam sendo mais avançadas no combate ao barulho, mas o modelo sobreposto junto com outros métodos, pode ser o que você precisa para garantir um ambiente mais tranquilo. As janelas sobrepostas tem uma instalação fácil, rápida, limpa, não causa alteração na janela original, é removível e ainda garante uma proteção térmica extra.

Comentários

Compartilhe

Cadastre-se e junte-se a 5673 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Obrigado por visitar nosso blog, online desde 2014 trazendo informações sobre a saúde e o mercado do sono. Conteúdo de qualidade e sempre atualizado é a nossa prioridade.


Aproveite boas leituras, como se pode notar, somos um dos raros lugares na internet onde você pode navegar sem propagandas e popups. Conheça um pouco mais sobre nossa história e visite nossa loja virtual para nos apoiar.