'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

Dilatadores nasais chamam atenção em feiras de medicina

Capa post - Dilatadores nasais chamam atenção em feiras de medicina

Texto: Postado em Ronco e Apneia do Sono por Marcelo Morais no dia 24 de Agosto de 2016 e última atualização dia 19 de Julho de 2018 .

Uma notícia recente publicada na revista digital Sleep Review sobre dilatadores nasais nos chamou atenção, visto que trabalhamos e vendemos dilatadores nasais.

Em feiras de medicina do sono recentes nos USA, os dilatadores nasais tem chamado atenção de dentistas, cientistas e médicos do sono. Apesar de não ser um produto para tratar diretamente a apneia obstrutiva do sono como aparelhos CPAP, os dilatadores nasais tem vantagem sobre sprays nasais no tratamento de congestão nasal ou alergias em pacientes com algum tipo de transtorno do sono.

Visto nos corredores de várias salas de exposição de medicina do sono em 2016 bem como nas prateleiras de lojas de varejo, esses dispositivos servem como uma terapia complementar.

Os dilatadores nasais são projetados para aumentar o diâmetro das narinas e servem para aumentar o fluxo do ar. Podem ser usados para diminuir a congestão nasal causada por doenças, alergias ou até mesmo pelo tempo e desvio de septo. Embora não possam tratar diretamente qualquer distúrbio do sono, os dilatadores nasais podem ajudar pacientes com apneia do sono, ronco entre outros problemas causados pela congestão nasal, quando a pessoa não consegue respirar livremente ou normalmente.

De acordo com um publicação no Jornal Internacional de Otorrinolaringologia em 2014 [1], uma melhoria na resistência nasal seja através dos dilatadores nasais ou outros meios como sprays nasais podem melhorar a qualidade do sono. Geralmente dilatadores nasais não são recomendados para pacientes com apneia obstrutiva do sono mas pode ser benéfico para aqueles com ronco simples associado a dificuldades de respirar livremente pelo nariz.

Em outro estudo [2], pesquisadores examinaram os efeitos dos dilatadores em pacientes com ronco e/ou apneia obstrutiva do sono. Eles descobriram que a gravidade da obstrução respiratória diminuiu significativamnete com o uso dos dilatadores nasais. Além disso, houve uma redução significativa no ruído do ronco em todos os pacientes com ruído de ronco acima do normal.

Pesquisadores também determinaram a eficária dos dilatadores nasais no tratamento de obstruções nasais e as descobertas sugerem a efetividade desses dispositivos para aliviar obstruções nas válvulas nasais internas [3].

Dilatadores nasais x Sprays nasais

Sprays nasais também são recomendados com frequência como uma terapia complementar para pacientes que usam aparelhos CPAP ou dispositivos intra orais para o ronco. Michelle Lovato, CEO do dilatador nasal da Respitec diz que dilatadores nasais tem vantagens sobre os sprays: "Sprays nasais podem ajudar a reduzir a inflamação nas vias nasais dentro de um determinado período de tempo" diz ela. "O grande aspecto de um dilatador nasal é que ele abre as passagens nasais imediatamente e permanecerá aberta até que você tire o dispositivo.".

Outra vantagem dos dilatadores nasais é a sustentabilidade, alguns modelos podem durar anos. Os dilatadores também são uma alternativa natural em relação aos sprays que podem conter substâncias na sua formûla que podem de alguma forma prejudicar seus usuários a curto e a longo prazo.

Limitações

Há algumas limitações no uso de dilatadores nasais, se o problema for causado por restrição no fluxo de ar devido a congestão nasal, problemas na válvula nasal ou mesmo desvio de septo, os dilatadores podem funcionar bem. Já se o problema for acima da área das válvulas nasais como hipertrofia de cornetos ou hipertrofia de adenóides os dilatadores não funcionam bem.

Outro problema dos dilatadores nasais é que as vezes a pessoa retira o dilatador sem se dar conta disso. Os dilatadores também não podem ser usados junto com aparelhos CPAP.

Outra limitação em alguns poucos casos, é que pessoas também reclamam do desconforto em pegar no sono usando o dispositivo.

Fontes e referências:
Essa notícia foi um resumo da notícia original publicada na Sleep Review Mag.
Acesse esse link e leia a notícia completa em inglês.
[1] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25548569
[2] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1554449
[3] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27367589

Comentários

Leia também...

Ronco: Como acontece, causas, sintomas e como parar de roncar

Quase todo mundo ronca, ainda que de maneira leve ou ocasional. O problema, na realidade, é quando o ronco acontece com frequência, afetando o sono no que diz respeito à qualidade ou duração. Pior é quando esse problema ruidoso começa a atrapalhar o sono de quem dorme ao lado, a ponto de desenvolver nessa mesma pessoa problemas de saúde, como ... Leia o artigo »

01/07/2016

Como funcionam os dilatadores nasais?

Um dos dispositivos mais úteis para pessoas que sofrem com ronco constante ou têm apnéia do sono leve é o dilatador nasal, considerado também um dispositivo do tipo 'anti-ronco'. Nesse artigo, focaremos nos benefícios que um dilatador nasal pode trazer para pessoas que estão tentando evitar o ronco. Esse dispositivo, que responsá... Leia o artigo »

10/02/2016

Dilatadores nasais chamam atenção em feiras de medicina

Uma notícia recente publicada na revista digital Sleep Review sobre dilatadores nasais nos chamou atenção, visto que trabalhamos e vendemos dilatadores nasais. Em feiras de medicina do sono recentes nos USA, os dilatadores nasais tem chamado atenção de dentistas, cientistas e médicos do sono. Apesar de não ser um produto para tratar diretamente a ap... Leia o artigo »

24/08/2016

Como funcionam as 'faixas anti ronco' (ou cinta de queixo)

Das muitas soluções anti-ronco que existem, uma das mais simples e fáceis de usar é a cinca de queixo (popularmente conhecida como faixa anti-ronco) que é basicamente um tecido que se passa sobre sua cabeça para fornecer suporte ao queixo e manter sua mandíbula fechada. Quando você vai dormir, existe um estágio do sono onde os mú... Leia o artigo »

04/02/2016

O que fazer para parar de roncar?

Roncar é um dos maiores problemas que afetam o sono. Estima-se que cerca de 40% dos homens e 30% das mulheres sejam efetados. Às vezes o ronco pode ser o sintoma de uma doença grave, como a apneia do sono. Mas, na maioria das vezes, roncar é o resultado de hábitos ruins, e é por esta razão que resolvemos escrever este artigo com 17 di... Leia o artigo »

14/01/2015