'Pessoas que roncam sempre dormem primeiro :(' Triste Verdade

7 Dicas para dormir bem durante viagens

À medida que planejamos uma viagem, nós nos deparamos com uma série de prioridades, seja escolher um bom hotel, seja traçar um roteiro de visitas – até aqui, tudo bem!

No entanto, existe uma questão importante que às vezes não recebe a devida atenção: como dormir bem durante uma viagem? É o que trataremos nas próximas linhas, apresentando sete dicas valiosas.

Boa leitura!

1 - Durma estrategicamente

Não se trata de uma tática mirabolante. É aconselhável que você, três dias antes de viajar, deite-se uma hora mais cedo ou mais tarde em relação ao horário habituado (tal mudança será conforme o fuso-horário do seu destino turístico).

Acredita-se [1] que é necessário um dia por zona horária para que seu corpo se acostume. Buscar uma adaptação prévia facilitará bastante a transição.

2 - Siga a rotina do novo destino

Feito o desembarque, busque se adaptar ao ritmo do novo local. Caso exista a possibilidade de você chegar ao outro país na metade do dia seguinte, durma o suficiente antes da aterrissagem e, assim, você também aproveitará mais suas primeiras horas do destino.

Se a viagem for concluída à noite, mantenha-se acordado dentro do avião para, enfim, repousar durante as horas noturnas ao pisar em solo estrangeiro.

3 - Mantenha o horário habitual

Nesse tópico, direcionamos nossa atenção às pessoas que vão ficar em outro país menos de dois dias. Se este é o seu caso, continue dormindo conforme seu horário habitual ou, ao habituar-se ao novo fuso horário, já será o momento de voltar para casa.

Dica: durante uma curta viagem, tente realizar suas atividades na mesma hora em que eram realizadas antes.

4 - Busque contato com a luz

Indo direto ao ponto: busque ter contato com o máximo de luz no final da manhã e no início da tarde. Em consequência, este fator mudará seu ritmo circadiano, deixando-o mais de acordo com o novo fuso-horário.

Se o voo estiver em direção leste na primeira hora da manhã, de modo que haja luz solar, use óculos escuros para minimizar o contato com a luminosidade.

5 - Movimente-se!

É recomendável fazer exercícios físicos, afinal de contas, aumentar a temperatura corporal pode ser um gatilho para seu ritmo circadiano. Tomar um banho quente também é útil para alcançar esse objetivo.

6 - Tome melatonina em cápsula

Em geral, duas horas antes de ocuparmos a cama, nosso nível de melatonina aumenta. Digamos que seu corpo, realizando uma viagem ao exterior, pode necessitar de um “empurrãozinho” para dormir. A melatonina em cápsula é uma opção válida.

Atenção! A melatonina em cápsula não é necessariamente uma cura para o jet lag, ainda que este hormônio em cápsula estimule a produção natural de melatonina.

7 - Protetores auriculares

Estas pequenas maravilhas inspiram praticidade a partir de seu formato simples e tamanho, sendo fácil transportá-las em qualquer viagem. Há protetores auriculares (disponíveis em nossa loja) que são indicados às pessoas que viajam de avião frequentemente. Vale a pena conhecê-los!

Existem diversos tipos de protetores auriculares. Você pode adquirir aquele que esteja mais de acordo com o seu perfil. Outros itens podem tornar sua viagem mais agradável, como máscaras para dormir, feitas com seda – qualidade louvável!

Tais objetos são itens que podem favorecer seu descanso, ajudando-lhe a aproveitar o melhor de cada destino turístico.

Boa viagem!

Referência bibliográfica:
[1]https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/6-tips-for-better-sleep-when-you-travel

Texto postado em 29 de Maio de 2019 .

Comentários

Leia também...

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Como jogos eletrônicos podem prejudicar o sono?

Desde as últimas décadas, o videogame é sinônimo de popularidade entre crianças e adolescentes. Jogos eletrônicos, no geral, dominam quase todas as telas: TV, computador, celular, consoles de bolso... Para a maioria dos jovens seria inaceitável passar os momentos de lazer sem jogar, não acha? Existem aqueles que, enquanto o sono não cheg... Leia o artigo »

29/04/2020

Como dormir melhor após cirurgias?

Já escrevemos aqui como melhorar o sono durante internações em hospitais, desse vez valor tentar ajudá-lo a dormir melhor após cirurgias. O sono deve ser visto como prioridade durante a fase pós-operatória. Dormir bem é essencial para que o paciente tenha a devida recuperação. O que deve ser feito para cuidar do descanso noturno... Leia o artigo »

11/06/2019

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Voc&e... Leia o artigo »

22/10/2018

Simpatia para dormir, funciona?

Nunca fui de fazer simpatias, mas hoje pesquisando sobre o sono, me dei de cara com algumas simpatias para dormir. O que me chamou atenção é que elas realmente funcionam, seja pelo efeito de acreditar ou por causa de alguma coisa usada na simpatia. O primeiro e principal motivo pelo qual simpatias funcionam é porque a pessoa acredita firmemente que aquilo vai acontecer,... Leia o artigo »

05/05/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5515 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.