'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

7 Dicas para dormir bem durante viagens

Capa post - 7 Dicas para dormir bem durante viagens

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 29 de Maio de 2019 .

À medida que planejamos uma viagem, nós nos deparamos com uma série de prioridades, seja escolher um bom hotel, seja traçar um roteiro de visitas – até aqui, tudo bem!

No entanto, existe uma questão importante que às vezes não recebe a devida atenção: como dormir bem durante uma viagem? É o que trataremos nas próximas linhas, apresentando sete dicas valiosas.

Boa leitura!

1 - Durma estrategicamente

Não se trata de uma tática mirabolante. É aconselhável que você, três dias antes de viajar, deite-se uma hora mais cedo ou mais tarde em relação ao horário habituado (tal mudança será conforme o fuso-horário do seu destino turístico).

Acredita-se [1] que é necessário um dia por zona horária para que seu corpo se acostume. Buscar uma adaptação prévia facilitará bastante a transição.

2 - Siga a rotina do novo destino

Feito o desembarque, busque se adaptar ao ritmo do novo local. Caso exista a possibilidade de você chegar ao outro país na metade do dia seguinte, durma o suficiente antes da aterrissagem e, assim, você também aproveitará mais suas primeiras horas do destino.

Se a viagem for concluída à noite, mantenha-se acordado dentro do avião para, enfim, repousar durante as horas noturnas ao pisar em solo estrangeiro.

3 - Mantenha o horário habitual

Nesse tópico, direcionamos nossa atenção às pessoas que vão ficar em outro país menos de dois dias. Se este é o seu caso, continue dormindo conforme seu horário habitual ou, ao habituar-se ao novo fuso horário, já será o momento de voltar para casa.

Dica: durante uma curta viagem, tente realizar suas atividades na mesma hora em que eram realizadas antes.

4 - Busque contato com a luz

Indo direto ao ponto: busque ter contato com o máximo de luz no final da manhã e no início da tarde. Em consequência, este fator mudará seu ritmo circadiano, deixando-o mais de acordo com o novo fuso-horário.

Se o voo estiver em direção leste na primeira hora da manhã, de modo que haja luz solar, use óculos escuros para minimizar o contato com a luminosidade.

5 - Movimente-se!

É recomendável fazer exercícios físicos, afinal de contas, aumentar a temperatura corporal pode ser um gatilho para seu ritmo circadiano. Tomar um banho quente também é útil para alcançar esse objetivo.

6 - Tome melatonina em cápsula

Em geral, duas horas antes de ocuparmos a cama, nosso nível de melatonina aumenta. Digamos que seu corpo, realizando uma viagem ao exterior, pode necessitar de um “empurrãozinho” para dormir. A melatonina em cápsula é uma opção válida.

Atenção! A melatonina em cápsula não é necessariamente uma cura para o jet lag, ainda que este hormônio em cápsula estimule a produção natural de melatonina.

7 - Protetores auriculares

Estas pequenas maravilhas inspiram praticidade a partir de seu formato simples e tamanho, sendo fácil transportá-las em qualquer viagem. Há protetores auriculares (disponíveis em nossa loja) que são indicados às pessoas que viajam de avião frequentemente. Vale a pena conhecê-los!

Existem diversos tipos de protetores auriculares. Você pode adquirir aquele que esteja mais de acordo com o seu perfil. Outros itens podem tornar sua viagem mais agradável, como máscaras para dormir, feitas com seda – qualidade louvável!

Tais objetos são itens que podem favorecer seu descanso, ajudando-lhe a aproveitar o melhor de cada destino turístico.

Boa viagem!

Referência bibliográfica:
[1]https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/6-tips-for-better-sleep-when-you-travel

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados. O objetivo desse post é apresentar quando os protetores ... Leia o artigo »

08/06/2017

Saiba o que é o lagoftalmo noturno

Alguma vez você já deve ter se perguntado: "Seria possível dormir com os olhos abertos?" De fato é uma dúvida comum, que possui uma resposta afirmativa e pode estar relacionada a uma doença chamada lagoftalmo noturno. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, sintomas, causas e outras informações que têm tudo a ver c... Leia o artigo »

08/05/2019

Overdose de melatonina, é possível?

Todo consumo feito em excesso pode colocar a saúde em risco. Cá entre nós: não se trata de uma grande novidade, porém (a fim de esclarecer dúvidas e orientar nossos leitores) hoje nosso artigo parte da seguinte questão: overdose de melatonina, é possível? Se você está curioso para saber, explore os próximos paragr&a... Leia o artigo »

23/01/2019