'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

7 Dicas para dormir bem durante viagens

Capa post - 7 Dicas para dormir bem durante viagens

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 29 de Maio de 2019 .

À medida que planejamos uma viagem, nós nos deparamos com uma série de prioridades, seja escolher um bom hotel, seja traçar um roteiro de visitas – até aqui, tudo bem!

No entanto, existe uma questão importante que às vezes não recebe a devida atenção: como dormir bem durante uma viagem? É o que trataremos nas próximas linhas, apresentando sete dicas valiosas.

Boa leitura!

1 - Durma estrategicamente

Não se trata de uma tática mirabolante. É aconselhável que você, três dias antes de viajar, deite-se uma hora mais cedo ou mais tarde em relação ao horário habituado (tal mudança será conforme o fuso-horário do seu destino turístico).

Acredita-se [1] que é necessário um dia por zona horária para que seu corpo se acostume. Buscar uma adaptação prévia facilitará bastante a transição.

2 - Siga a rotina do novo destino

Feito o desembarque, busque se adaptar ao ritmo do novo local. Caso exista a possibilidade de você chegar ao outro país na metade do dia seguinte, durma o suficiente antes da aterrissagem e, assim, você também aproveitará mais suas primeiras horas do destino.

Se a viagem for concluída à noite, mantenha-se acordado dentro do avião para, enfim, repousar durante as horas noturnas ao pisar em solo estrangeiro.

3 - Mantenha o horário habitual

Nesse tópico, direcionamos nossa atenção às pessoas que vão ficar em outro país menos de dois dias. Se este é o seu caso, continue dormindo conforme seu horário habitual ou, ao habituar-se ao novo fuso horário, já será o momento de voltar para casa.

Dica: durante uma curta viagem, tente realizar suas atividades na mesma hora em que eram realizadas antes.

4 - Busque contato com a luz

Indo direto ao ponto: busque ter contato com o máximo de luz no final da manhã e no início da tarde. Em consequência, este fator mudará seu ritmo circadiano, deixando-o mais de acordo com o novo fuso-horário.

Se o voo estiver em direção leste na primeira hora da manhã, de modo que haja luz solar, use óculos escuros para minimizar o contato com a luminosidade.

5 - Movimente-se!

É recomendável fazer exercícios físicos, afinal de contas, aumentar a temperatura corporal pode ser um gatilho para seu ritmo circadiano. Tomar um banho quente também é útil para alcançar esse objetivo.

6 - Tome melatonina em cápsula

Em geral, duas horas antes de ocuparmos a cama, nosso nível de melatonina aumenta. Digamos que seu corpo, realizando uma viagem ao exterior, pode necessitar de um “empurrãozinho” para dormir. A melatonina em cápsula é uma opção válida.

Atenção! A melatonina em cápsula não é necessariamente uma cura para o jet lag, ainda que este hormônio em cápsula estimule a produção natural de melatonina.

7 - Protetores auriculares

Estas pequenas maravilhas inspiram praticidade a partir de seu formato simples e tamanho, sendo fácil transportá-las em qualquer viagem. Há protetores auriculares (disponíveis em nossa loja) que são indicados às pessoas que viajam de avião frequentemente. Vale a pena conhecê-los!

Existem diversos tipos de protetores auriculares. Você pode adquirir aquele que esteja mais de acordo com o seu perfil. Outros itens podem tornar sua viagem mais agradável, como máscaras para dormir, feitas com seda – qualidade louvável!

Tais objetos são itens que podem favorecer seu descanso, ajudando-lhe a aproveitar o melhor de cada destino turístico.

Boa viagem!

Referência bibliográfica:
[1]https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/6-tips-for-better-sleep-when-you-travel

Comentários

Leia também...

Os benefícios do banho morno antes de dormir

Você sabia que um banho morno antes de deitar pode ajudá-lo a dormir melhor? Além dos beneficios de relaxamento, você coloca seu corpo em ‘modo sono’, tirando proveito da temperatura da água que efeta seu ritmo circadiano. Reduz sua temperatura corporal Um estudo feito pelo Centro Médico UT Southwestern [1] mostrou que a temperatura corporal ajud... Leia o artigo »

15/03/2016

Faz mal tomar Yakult antes de dormir?

À medida que questionamos nossos costumes, encontramos grandes fontes de informação. O que, por exemplo, você gosta de fazer antes de dormir? Tomar um copo de leite morno? Ler um bom livro? Em meio a inúmeras preferências, existe aquelas pessoas que escolhem saborear algo rápido e nutritivo, como beber uma garrafinha de Yakult antes de deitar-se. Mas ... Leia o artigo »

28/11/2018

O que é REM?

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos,... Leia o artigo »

02/02/2014

Por que bocejamos?

Parece ser um movimento involuntário: os olhos se fecham prestes a lacrimejar, o semblante se contrai e a boca, realizando uma abertura expressiva, tenta abafar a sonolência e expulsar o desânimo. Bocejar é uma reação tida como natural. Mas talvez isto, manifestado em meio aos assentos de uma plateia, desencoraje rapidamente o artista que busca entretê... Leia o artigo »

05/10/2018

Como lidar com o nariz entupido à noite?

Nariz entupido: pedra no sapato de muita gente! Pior é quando isso acontece à noite, justamente na hora de dormir. Então, respirar pela boca dificulta a chegada do sono e, assim, tudo parece nos incomodar na cama. Sabemos o quanto isso é desagradável. Mas, pensando nas pessoas que passam por isso, elaboramos um artigo com 25 dicas para lidar com o nariz entupido ... Leia o artigo »

01/02/2019