'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

7 Dicas para dormir bem em dias frios

Capa post - 7 Dicas para dormir bem em dias frios

Texto: Postado em Curiosidades por Caio Cesar no dia 23 de Junho de 2020 .

Odiado por uns, amado por outros: o inverno é uma época que divide opiniões. Considerando o lado negativo, encontramos aquelas pessoas que sentem dificuldade para dormir em dias frios. Você seria uma delas?

Outra situação frequente é haver, durante uma viagem, quedas súbitas de temperatura enquanto anoitece. Nenhum turista está suficientemente preparado. Então, a insônia se transforma em um hóspede comum, visita indesejável, com quem se divide o quarto. Situação que pode surpreender qualquer um de nós.

O que pode ser feito para, no fim, preservar a qualidade do sono quando cobertores e meias não são mais o suficiente? A resposta está em 7 dicas que apresentamos neste artigo. São conselhos esclarecedores, descomplicados. E não se esqueça de preparar aquele chocolate quente antes conferi-los.

Boa leitura! 

1 - 7 Dicas para dormir bem em dias frios

Se você está visitando nosso blog pela primeira vez, saiba que temos uma boa notícia! Oferecemos a leitura de outro artigo muito interessante e útil, no qual você aprenderá o que fazer para dormir bem em dias de calor. Agora, chegou o momento de conferir algumas recomendações que ajudarão você a driblar a temperatura baixa:

1.1 - Prepare uma cama quente e acolhedora

Edredons e cobertores extras são recomendáveis para que tenhamos uma cama aconchegante e protegida contra o frio. Mas diversas pessoas, que veem nisso um “conselho óbvio”, tropeçam em um erro comum: exageram e acabam transpirando em excesso – sem demora, perdem o sono. É um dos fatores que gera a famosa sudorese noturna

Deitar-se sob dois ou mais cobertores é melhor do que optar por um edredom grosso e pesado. Deste modo, com facilidade, você poderá se livrar de um dos cobertores até encontrar a comodidade mais agradável.

Também é importante conhecer a composição dos cobertores. Tecidos naturais (como o de seda, por exemplo) facilitam mais a respiração da pele em comparação àqueles cobertores de matéria sintética.

Dependendo do tipo de cobertor, pode-se fazer uma ótima combinação com edredons. Exemplo: cobertores de algodão ou fibras de bambu vão super bem com edredom. Também estão disponíveis no mercado edredons de pluma de ganso ou lã polar.

Cobertores e lençóis de flanela são itens que podem ser confortáveis em climas frios, porém, devemos nos atentar à qualidade do tecido; sendo de boa qualidade, certamente não será danificado após as primeiras lavagens.

Itens eletrônicos (lençóis térmicos, colchões e almofadas com aquecimento eletrônico...) servem de ajuda, mas precisam ser inspecionados a fim de evitar futuros acidentes, como um possível incêndio.

Leia com atenção as instruções do fabricante e busque saber se estes produtos foram aprovados no teste de qualidade.

1.2 - Aqueça o corpo antes de deitar-se

Neste subtópico, a gente se refere a pequenos hábitos que, em noites de baixa temperatura, podem dar alívio ao corpo através do calor. Escolher um bom pijama pode ser fundamental. Camisas compridas, seja de flanela ou lã polar, devem ser usadas. Elas não só oferecem conforto, como retêm o calor corporal.

É claro que meias ou chinelos e pantufas devem ser incluídos! São calçados que contribuirão para o seu aconchego.

Tomar uma xícara de chá é outro prazer que deve se tornar hábito. Não sabe por qual sabor começar? Não é problema: disponibilizamos um texto onde apresentamos sete tipos de chá para dormir. Ou, por esta bebida não ser do seu agrado, sugerimos um drinque rápido, que reúne água quente, limão e mel – fácil, não?

Na escolha de outra bebida, certifique-se de que ela não contenha cafeína, nem teor alcoólico, ou você terá grande dificuldade para dormir.

Mas nossas dicas não param por aqui. Tomar um banho ou fazer exercícios leves, que envolvam a respiração, como alongamento, meditação ou respiração profunda, também são benéficos.

1.3 - Cuide do sistema imunológico!

O inverno torna mais propício o acúmulo de pessoas em locais fechados. Há, portanto, maior chance de haver contato entre pessoas gripadas. Contágio que pode se proliferar por meio de uma velocidade incrível. Proteja-se.

Esta proteção também envolve o sono. Segundo especialistas [1], dormir bem pode fortalecer o sistema imunológico, o que diminui as citocinas inflamatórias e aumenta a quantidade de células T.

Não é novidade dizer que ninguém dorme bem quando está gripado ou resfriado, correto? Reveja sua rotina noturna e os hábitos que envolvem seu sono.

1.4 - Umidifique o ar

Durante os meses invernais, o ar seco é um fenômeno constante e... nada agradável! Pessoas que sofrem de rinite ou sinusite são, quase todos os dias, surpreendidas por tosse, coceiras no ouvido ou garganta, dor de cabeça etc. Estes incômodos sempre afetam o sono, de modo que tudo parece se agravar com o ronco!

O lado bom é saber que umidificar o ar proporciona alívio. Para isso, podemos adquirir umidificadores ou vaporizadores. Diversas marcas estão disponíveis no mercado. São produtos fáceis de usar, sabia? Tenha um em sua casa e sinta um impacto positivo, tanto durante o dia quanto a noite.

Claro que existem outras maneiras de umidificar o ar. Uma delas, por exemplo, é espalhar pela casa bacias e tigelas que contenham água recém-fervida. Plantas suculentas ou cultivadas em vasos cheios de água é outra excelente opção, além embelezar ainda mais sua decoração. Que tal?

1.5 - Obtenha luz suficiente

A luminosidade, presente em um quarto, é indispensável para uma ótima noite de sono. Eis um dos conselhos mais citados em nosso blog: busque diminuir a luminosidade do ambiente se a hora de dormir estiver se aproximando.

Aproveite o dia para, também, pegar o máximo de luz solar. Com ela, nosso corpo produz vitamina D, nutriente que fortalece os ossos e, tonificando a imunidade, nos ajuda a combater várias doenças, como a depressão ou o Transtorno Afetivo Sazonal (SAD).

Com certeza você sentirá bem-estar e suas noites de sono serão beneficiadas.

1.6 - Faça atividades físicas e tenha boa alimentação

Consumir alimentos saudáveis e exercitar-se pode ser um ótimo caminho para atravessar o inverno. É comum sentirmos vontade de comer alimentos calóricos, mas aconselhamos evitá-los à noite, principalmente antes de ocupar a cama. 

É uma dica que proporcionará a você um estilo de vida mais saudável, a contar com noites de sono profundo e reparador.

1.7 - Bloqueie brechas, fendas e pequenas aberturas

Pode não parecer, mas estes pequenos espaços facilitam – e muito! – a entrada de ar frio no seu quarto. Antes de dormir, verifique se há fendas ou brechas na porta, janelas e em outros cantos.

Você pode bloquear estas aberturas com algum pano enrolado ou até mesmo um travesseiro. Desta maneira, você ficará livre do ar frio que, há pouco tempo, insistia em circular e incomodar seu sono.

Outra dica [2]: pendure um cobertor comprido sobre a porta e janelas. É um método simples que, ao mesmo tempo, causará enorme diferença.

Referências bibliográficas:
[1] https://savvysleeper.org/sleeping-in-cold-weather/
[2] https://www.wikihow.com/Sleep-Comfortably-on-a-Cold-Night

Comentários

Leia também...

15 Mitos sobre o sono revelados

Por mais de 2.500 anos, o sono vem sendo estudado e, mesmo assim, sabemos muito pouco sobre suas razões, causas e efeitos. Apenas no século passado cientistas começaram a estudar afundo sobre a psicologia do sono. Em 1928, a eletroencefalografia (EEG) foi usada pela primeira vez para gravar a atividade cerebral durante o sono. Mais recentemente, a ressonância magné... Leia o artigo »

09/02/2014

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de do... Leia o artigo »

27/03/2019

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018

Sono X Coronavírus - Você precisa saber disso

De repente o mundo se vê abalado por um vírus. Hoje, ele faz parte da realidade brasileira, o que tem ocasionado preocupação, mudança de hábitos e medidas governamentais inéditas. Mas você sabia que um dos momentos mais vulneráveis para se contrair o vírus é quando estamos dormindo? Qual seria, por sua vez, o papel do ... Leia o artigo »

24/03/2020

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4837 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.