'Dormir bem é ter vida.' Dorminhoco.com

12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Capa post - 12 Dicas para acordar cedo todos os dias

Texto: Postado em Dicas e Curiosidades por Caio Cesar no dia 22 de Julho de 2019 .

Levantar-se cedo todos os dias pode ser um desafio, ainda mais se as noites forem prejudicadas pela famosa e temida insônia.

Mas, pensando no bem-estar das pessoas que necessitam urgentemente adotar este hábito, trazemos um artigo com 12 dicas para acordar cedo todos os dias. São sugestões muito práticas. Também destacamos as razões por que devemos sair da cama logo de manhã. 

Boa leitura!

1 - Acordar cedo: quais são os benefícios?

Um estudo [1], realizado em 2008, comprovou que estudantes que são mais ativos de manhã têm maior pontuação nos exames acadêmicos, o que lhes dá maior destaque em comparação àqueles que ficam acordados até tarde. 

Analisando o referido estudo, pôde-se concluir que os estudantes que acordam cedo sabem administrar melhor o tempo, demostrando maior concentração e enfoque ao realizar atividades intelectuais.  

Tanto na vida destes estudantes como nas nossas, despertar-se cedo pode proporcionar os seguintes benefícios:

  • Mais produtividade no trabalho
  • Maior êxito profissional
  • Aumento na capacidade cognitiva para resolver problemas
  • Maior organização e planejamento do tempo
  • Forte inclinação para uma vida saudável
  • Qualidade do sono elevada
  • Mais bem-estar e sentimentos positivos
  • Pontualidade ao realizar compromissos
  • Mais tempo para passar com a família

Muito legal, né? A partir das próximas linhas apresentaremos 12 dicas fáceis e úteis para que você possa acordar cedo todos os dias. Acompanhe!

2 - 12 Dicas para você acordar cedo todos os dias 

2.1 - Evite o consumo de álcool e cafeína antes de deitar-se

Se você costuma acompanhar nossos artigos, com certeza já leu esta mesma dica em outras publicações – não custa nada reforçá-la, certo?

Consumir bebidas que levam álcool ou cafeína, após um determinado horário, é uma atitude que prejudicará seu sono. Tomá-las antes de ocupar a cama é uma péssima ideia! Beber uma xícara de café até ajuda de manhã, mas consumi-lo à tarde poderá prejudicar o ciclo do sono. É uma restrição que também vale para os drinques alcoólicos.

2.2 - Faça atividades relaxantes à noite

Neste tópico, é válido citar atividades simples, como ler um livro, escutar uma música ou tomar um banho morno antes de deitar-se. São pequenos hábitos que ajudam a desacelerar a mente. Deste modo, você terá um sono mais profundo e criará uma “rotina do sono”, costume importante para dormir cedo diariamente.

Não se esqueça de desligar as telas luminosas bem antes de ir para a cama! Aparelhos eletrônicos têm tirado o sono de muita gente...

2.3 - Prepare-se para a manhã seguinte

Antes de dormir, já deixe em ordem aquilo que você fará na manhã seguinte: separe a roupa que usará, guarde em sua pasta os objetos de trabalho e deixe ao seu alcance o que você comerá no café da manhã.

Realizar antecipadamente esta organização ajudará você a economizar seu tempo de manhã, como também deixar de lado possíveis preocupações que poderão atrapalhar seu descanso noturno.

É muito importante preparar o café da manhã na noite anterior (ou já deixar tudo esquematizado), pois caso você acorde com pressa, não correrá o risco de pulá-lo. 

2.4 - Durma antes da meia-noite

Dormir antes da meia-noite fará com que você descanse o suficiente, algo bem próximo da quantidade de horas recomendada de sono. Outra observação é você colocar em prática as dicas apresentadas neste artigo.

2.5 - Programe o despertador para mais cedo

O recomendável é acordar entre 5h00 e 5h30 da manhã todos os dias. Você perceberá que esta é a parte mais produtiva do seu dia, pois despertar cedo estimula a clareza mental e prepara melhor o corpo para mais uma rotina.

2.6 - Evite o botão "soneca"

Esta opção é comum entre as pessoas que preferem ficar mais “5 minutinhos” na cama. Atenção! Neste caso, estender o sono por mais dez ou cinco minutinhos aumenta a sensação de cansaço e desorienta o cérebro. Trata-se de um efeito negativo que, infelizmente, acaba se transformando em hábito.

Caso você tenha a oportunidade de dormir 10 ou 15 minutos além do horário habitual, programe o despertador de acordo com este novo horário, ainda planejando levantar-se de uma única vez.

2.7 - Acorde sempre no mesmo horário

Levante-se pontualmente todas as manhãs, incluindo fins de semana. É uma prática que habituará o cérebro e o corpo e, quando estiver acostumado, você poderá acordar antes do horário programado.

Para facilitar este costume, é preciso dormir na mesma hora todas as noites – não perca esta dica de vista, valeu?

2.8 - Aprecie os primeiros momentos da manhã

Quase sempre nos levantamos com pressa, pensando em todas as tarefas que estão por vir. Isso, desde o início, gera estresse mental e não começamos o dia com o “pé direito”. Dica: levante-se com calma, aprecie as primeiras horas da manhã; é muito importante estar relaxado e confortável.

2.9 - Beba bastante água

Nosso corpo requer água após levantar-se, visto que passamos horas dormindo e, é claro, sem nos hidratar. Indo direto ao ponto: beba um copo de água após desocupar a cama! Beber água aumenta a circulação e diminui a preguiça matinal.

2.10 - Faça exercícios físicos

Diariamente, antes mesmo de dar início às tarefas, diversas pessoas reservam os primeiros momentos da manhã para cuidar do bem-estar e da saúde física. Elas costumam fazer exercícios físicos, como caminhar ao ar livre (excelente hábito para aumentar a presença de vitamina D).

Exercitar-se de manhã aumentará seus níveis de energia, dando a você mais disposição para realizar suas tarefas. Após desocupar a cama, procure mover-se bastante, ainda que seja apenas entre um cômodo e outro da casa – sedentarismo? Nem pensar!

2.11 - Café da manhã em primeiro lugar

Não pule o café da manhã e busque enriquecê-lo com fibras naturais. Esta refeição cumpre um papel importante porque o cérebro precisa de “combustível” no início de cada dia.

Há uma variedade de alimentos que permite elaborar pratos saudáveis para o café da manhã. Que tal saborear banana com creme de amendoim? Ou a tradicional combinação de iogurte com granola - Hmmm...

São refeições que alimentam e equilibram o nível de açúcar na corrente sanguínea.

2.12 - Coloque em prática a atenção plena

Tão importante quanto exercitar o corpo é trabalhar a mente. Fica, como recomendação, realizar a atenção plena. É uma prática que amplia a consciência, eleva a energia e estimula pensamentos positivos.

Cinco minutos de atenção plena todos os dias é o suficiente para melhorar sua concentração e turbinar suas energias.

Outro hábito favorável é escrever um diário. Organize nele as tarefas para o referido dia ou expresse seu sentimento de gratidão.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.developgoodhabits.com/wake-up-early/

 

Comentários

Leia também...

Óleo essencial de Jasmim - Benefícios e dicas de uso

Óleos essenciais, como o de jasmim, não carecem de bons motivos para serem incluídos em nossa farmácia particular. O título deste artigo já esclarece o óleo do qual falaremos hoje, levando em conta seu histórico de utilização, principais componentes químicos, benefícios, contraindicações e uma s&eacut... Leia o artigo »

21/08/2018

7 Segredos para dormir melhor

Geralmente, quando escutamos alguém falar sobre saúde, as pessoas sempre costumam mencionar exercícios e boa alimentação. Apesar de concordarmos com isso, a verdade é que uma boa noite de sono também é um dos fatores mais importantes quando se trata de vitalidade, saúde e qualidade de vida. Ocasionalmente, uma noite ou outra sem d... Leia o artigo »

28/01/2014

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas ... Leia o artigo »

02/01/2016

Zumbido no ouvido - Sintomas, causas e como tratar

Caso esse artigo não fosse escrito, mas sim, ditado, provavelmente escutá-lo com clareza seria impossível para quem tem zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, trata-se de um sintoma grave. Ele nos afeta de várias formas e, além de atrapalhar o descanso noturno, pode provocar surdez. Nas próximas linhas, falaremos sobre o zumbido no ouvido, apontando seus si... Leia o artigo »

15/06/2018

Por que grávidas devem dormir para o lado esquerdo?

Atualmente, muitos médicos orientam as novas mamães a dormirem para o lado esquerdo do corpo. Claro, falar isso é muito mais fácil do que fazer; especialmente para aquelas que costumam dormir de barriga ou costas para cima. Todavia, resta a pergunta: por que as grávidas devem dormir para o lado esquerdo? Há uma boa razão médica para isso e ir... Leia o artigo »

25/09/2018