'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Depressão está diretamente ligada ao sono

Capa post - Depressão está diretamente ligada ao sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 31 de Agosto de 2018 .

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China).

Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo, personalidade, emoções negativas e maus pensamentos; e uma má qualidade do sono.

A pesquisa coletou dados de 10 mil pessoas, vez que os pesquisares descobriram que essas conectividades funcionais fundamentam a relação entre os problemas depressivos e a qualidade do sono.

O estudo ainda pode revelar uma melhor forma de se atingir a qualidade de sono para as pessoas com depressão, e também, abre a possibilidade para novos tratamentos direcionados ao combate desse quadro.

Ficou claro que a depressão e problemas de sono andam de mãos dadas. Cerca de 75% dos pacientes deprimidos relataram sofrer de distúrbios do sono, como a dificuldade de pegar no sono e a curta duração deste (insônia). Dito isto, resta comprovado que pessoas com insônia têm um risco muito maior de sofrerem de depressão e ansiedade do que aquelas que dormem uma noite tranquila de sono.

A referida pesquisa foi publicada na JAMA Psychiatry e é de autoria do professor Jianfeng Feng, do professor Edmund Rolls e do Dr. Wei Cheng.

Fonte:
https://medicalxpress.com/news/2018-07-neural-link-depression-bad.html

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Genes que regulam o quanto sonhamos

O sono é um comportamento universal e extremamente vital para os animais. Em vertebrados superiores, como mamíferos e aves, o sono é classificado em duas fases: sono de movimento rápido dos olhos (REM, no qual ocorre os sonhos) e sono não REM. Durante o sono REM, nosso cérebro é tão ativo quanto quando estamos acordados, ao passo que acredita... Leia o artigo »

05/09/2018

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018