'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Depressão está diretamente ligada ao sono

Capa post - Depressão está diretamente ligada ao sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 31 de Agosto de 2018 .

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China).

Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo, personalidade, emoções negativas e maus pensamentos; e uma má qualidade do sono.

A pesquisa coletou dados de 10 mil pessoas, vez que os pesquisares descobriram que essas conectividades funcionais fundamentam a relação entre os problemas depressivos e a qualidade do sono.

O estudo ainda pode revelar uma melhor forma de se atingir a qualidade de sono para as pessoas com depressão, e também, abre a possibilidade para novos tratamentos direcionados ao combate desse quadro.

Ficou claro que a depressão e problemas de sono andam de mãos dadas. Cerca de 75% dos pacientes deprimidos relataram sofrer de distúrbios do sono, como a dificuldade de pegar no sono e a curta duração deste (insônia). Dito isto, resta comprovado que pessoas com insônia têm um risco muito maior de sofrerem de depressão e ansiedade do que aquelas que dormem uma noite tranquila de sono.

A referida pesquisa foi publicada na JAMA Psychiatry e é de autoria do professor Jianfeng Feng, do professor Edmund Rolls e do Dr. Wei Cheng.

Fonte:
https://medicalxpress.com/news/2018-07-neural-link-depression-bad.html

Comentários

Leia também...

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4909 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.