'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Depressão está diretamente ligada ao sono

Capa post - Depressão está diretamente ligada ao sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 31 de Agosto de 2018 .

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China).

Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo, personalidade, emoções negativas e maus pensamentos; e uma má qualidade do sono.

A pesquisa coletou dados de 10 mil pessoas, vez que os pesquisares descobriram que essas conectividades funcionais fundamentam a relação entre os problemas depressivos e a qualidade do sono.

O estudo ainda pode revelar uma melhor forma de se atingir a qualidade de sono para as pessoas com depressão, e também, abre a possibilidade para novos tratamentos direcionados ao combate desse quadro.

Ficou claro que a depressão e problemas de sono andam de mãos dadas. Cerca de 75% dos pacientes deprimidos relataram sofrer de distúrbios do sono, como a dificuldade de pegar no sono e a curta duração deste (insônia). Dito isto, resta comprovado que pessoas com insônia têm um risco muito maior de sofrerem de depressão e ansiedade do que aquelas que dormem uma noite tranquila de sono.

A referida pesquisa foi publicada na JAMA Psychiatry e é de autoria do professor Jianfeng Feng, do professor Edmund Rolls e do Dr. Wei Cheng.

Fonte:
https://medicalxpress.com/news/2018-07-neural-link-depression-bad.html

Comentários

Leia também...

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Oxigenoterapia - O que é e como pode beneficiar o sono?

Para diversas pessoas, a oxigenoterapia ainda soa como novidade, embora não seja um tratamento tão recente. Utilizar este recurso beneficia a saúde em vários aspectos, contando com a cura de doenças que afetam o sono. Nesse artigo, definiremos o que é a oxigenoterapia, quais são as vantagens oferecidas por ela, quem necessita usá-la e uma s&e... Leia o artigo »

16/08/2018

Falta de sono pode causar enxaqueca diz estudos

Se você sofre com enxaqueca, talvez seja necessário prestar mais atenção no seu sono. Vários estudos mostraram que problemas no sono como insônia, apneia do sono, ronco podem ser o gatilho para crises de enxaqueca. A enxaqueca é causada quando as células nervosas hiperativas enviam impulsos para os vasos sanguíneos, fazendo os vasos se c... Leia o artigo »

28/03/2015

Cientistas não encontram correlação entre as fases da lua e o sono

Uma nova pesquisa do Instituto Max Planck de Psiquiatria, em Munique, revela que não há correlação entre as fases da lua e o sono humano. Durante séculos, as pessoas acreditaram que o ciclo da lua influenciava diretamente na saúde humana, em seu comportamento e em sua fisiologia. O Folclore popular liga principalmente a lua cheia com insônia. Mas e o... Leia o artigo »

16/10/2018