'Dormir bem é viver bem.' Dorminhoco.com

Depressão está diretamente ligada ao sono

Capa post - Depressão está diretamente ligada ao sono

Texto: Postado em Estudos e Notícias por Mateus no dia 31 de Agosto de 2018 .

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China).

Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo, personalidade, emoções negativas e maus pensamentos; e uma má qualidade do sono.

A pesquisa coletou dados de 10 mil pessoas, vez que os pesquisares descobriram que essas conectividades funcionais fundamentam a relação entre os problemas depressivos e a qualidade do sono.

O estudo ainda pode revelar uma melhor forma de se atingir a qualidade de sono para as pessoas com depressão, e também, abre a possibilidade para novos tratamentos direcionados ao combate desse quadro.

Ficou claro que a depressão e problemas de sono andam de mãos dadas. Cerca de 75% dos pacientes deprimidos relataram sofrer de distúrbios do sono, como a dificuldade de pegar no sono e a curta duração deste (insônia). Dito isto, resta comprovado que pessoas com insônia têm um risco muito maior de sofrerem de depressão e ansiedade do que aquelas que dormem uma noite tranquila de sono.

A referida pesquisa foi publicada na JAMA Psychiatry e é de autoria do professor Jianfeng Feng, do professor Edmund Rolls e do Dr. Wei Cheng.

Fonte:
https://medicalxpress.com/news/2018-07-neural-link-depression-bad.html

Comentários

Leia também...

Falta de sono pode afetar a economia de um país

Dormir mal pode ser considerado um problema que atinge a saúde pública. Segundo fontes científicas [1], um em cada três adultos sofre de insônia em todo o mundo. A revista SLEEP divulgou um estudo feito pela Universidade de Oxford Press, que destaca uma relação muito próxima entre a insônia e um possível impacto negativo gerado na ... Leia o artigo »

26/06/2019

Mudanças no padrão de sono das crianças geram grandes impactos

Um estudo publicado na revista Pediatrics constatou que um pequeno aumento no tempo de descanso das crianças pode melhorar significativamente o comportamento delas, ao passo que a diminuição desse tempo pode causar o efeito inverso. Esse novo estudo é a primeira investigação controlada dos efeitos do aumento e redução do sono no comportamento... Leia o artigo »

02/10/2018

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Estudo mostra que pouco sono está ligado à doença de Alzheimer

Cientistas da UC Berkeley descobriram evidências convincentes de que o sono precário - particularmente um déficit do sono profundo e restaurador necessário para salvar as informações das memórias - é um canal através do qual a proteína beta-amilóide, que desencadeia a doença de Alzheimer, ataca o cérebro a lo... Leia o artigo »

30/10/2018