'Vizinhos barulhentos e perturbados são os últimos a dormir... :(' Triste verdade

Contar história para crianças ajuda a dormir?

Capa post - Contar história para crianças ajuda a dormir?

Texto: Postado em Curiosidades e Bebês e Crianças por Caio Cesar no dia 17 de Janeiro de 2020 .

Contos e fábulas infantis ainda sobrevivem. A hora de ninar proporciona um reencontro tradicional, entre crianças e personagens famosos, que saltam de páginas coloridas ou protagonizam narrativas contadas em tom carinhoso. 

Uma pitada de fantasia nunca faz mal a ninguém, concorda?

E hoje será o fim de mais uma dúvida. Buscaremos saber se estas saborosas aventuras podem beneficiar o sono infantil. Ou deveríamos considerá-las um simples passatempo? Nosso artigo traz a resposta, com outras informações exclusivas.

Boa leitura!

1 - Contar histórias infantis ajuda a dormir? 

A resposta é sim – sem pensar duas vezes! –, a boa e velha fábula infantil é sempre bem-vinda quando aprontamos nossos filhos na cama.

Entretanto, nós chamamos a atenção de pais e mães no que diz respeito ao seguinte fato: de acordo com a revista National Sleep Foundation’s [1], publicada em 2004, 69% das crianças com 10 anos de idade (ou menos) apresentaram um distúrbio relacionado ao sono. Elas dormiam aproximadamente 9,5 horas por dia, sendo que o necessário, segundo especialistas, é de 10 a 11 horas diárias.

Passar bastante tempo diante da televisão ou de outras telas luminosas, como a do celular, gera um impacto negativo no sono da garotada. Atenção!

Até reservamos, em nosso blog, uma notícia sobre como a TV pode afetar o descanso noturno de nossas crianças.

2 - Benefícios

Sim, as narrativas infantis possibilitam certas vantagens – e não é história pra boi dormir. Confira com a gente:

2.1 - Menos agitação, mais imaginação

Criar uma rotina antes de deitar-se é importante, e isso vale para todas as idades. Ensinar ao seu filho a ter um horário certo para escovar os dentes, trocar de roupa e ocupar a cama é um aspecto positivo. Tudo pronto? Então, que tal premiá-lo com uma boa história?

Aos poucos, ele se familiarizará a este novo costume e, embalado pela sonolência, entenderá que escutar uma nova história, com ou sem gravuras, faz parte do descanso, reduzindo sua agitação e sendo o tempero essencial para doces sonhos.

Pensando bem: é um caminho válido para fazê-lo dormir cedo, uma vez que as horas de sono merecem todo cuidado durante a infância.  

2.2 - Família unida

A leitura pode fortalecer a união que existe entre homens e meninos. Todos sabem como é dura a rotina adulta, que gira em torno de tantos compromissos. Será compensador, após um dia de trabalho, afrouxar a gravata, apanhar um livro e juntar-se a uma criança. Até os adultos se divertirão nesta brincadeira.

2.3 - Ler faz bem

A leitura é uma das poucas práticas que, mesmo em excesso, nunca faz mal! Deve-se ler com frequência. Histórias infantis são capazes de ensinar ao seu filho novas palavras; facilitar o aprendizado de outros idiomas; ampliar a compreensão textual; compreender melhor o mundo que o rodeia.

Alguns pais não sabem como estimular em seus filhos o gosto pela leitura. Parece ser uma tarefa impossível – só parece.

Recomendamos, por exemplo, espalhar livros pela casa ou apenas ter um em mãos; crianças tendem a agir imitando seus pais, é um fato. Presenteá-las é válido, uma vez que grandes leitores iniciaram seu caminho nas folhas de um livro infantil (gibis também não ficam de fora).

3 - História para crianças: como contá-las corretamente?

No início, poderá haver a chance de seu filho resistir aos contos infantis, não dando a menor bola. Ele se mostrará agitado, inquieto. O que pode ser feito para relaxá-lo? Fique atento aos conselhos [2] abaixo:

  • Como dito no início do artigo: crie uma rotina, ou seja, desligue as telas eletrônicas, retire os alimentos açucarados (balas, chocolate, biscoitos...) e diminua consideravelmente a luminosidade do quarto.
  • Escolha livros cujo enredo seja fácil de entender. Nada de histórias muito fantasiosas nem mirabolantes, com um final complexo ou enigmático – não! Levar apreensão ao pequeno ouvinte é uma péssima ideia.
  • É fundamental evitar luz LED ou azul durante a leitura. Recomendamos as luzes de coloração laranja, pois são elas mais “suaves”.  
  • Ao ler, busque um timbre baixo, lento e regular. Escolher um tom de voz por demais dramático ou enérgico, acompanhado por gestos exagerados, poderá deixar a criança bastante agitada.

4 - Considerações finais

Histórias infantis na hora de dormir significa juntar o útil ao agradável. É importante, também, entender que este momento precisa ser confortável, afetuoso e inspirador para cada criança. Veja bem: seu filho entenderá que dormir pode ser divertido e, desde cedo, ele irá se cuidar sem perder a alegria.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.huffpostbrasil.com/2013/08/26/storytelling-sleep-childr_n_3817198.html?ri18n=true
[2] https://www.fatherly.com/parenting/how-to-tell-bedtime-story-makes-children-sleep/

Comentários

Leia também...

Faz mal dormir com o ventilador ligado?

Você já acordou pela manhã com o pescoço rígido e se culpou pelo mau jeito que você dormiu? Infelizmente, o culpado pode ser o seu ventilador de todas as noites trazendo-lhes mais danos do que benefícios. Dormir com o ventilador ligado pode causar uma queda notável na temperatura, e de acordo com o Centro de Massagem Terapêutica e de Bem-... Leia o artigo »

22/02/2018

Saiba o que é a oneirofobia

Seria uma tarefa gigantesca detalhar todas as fobias em um único artigo – haja fôlego! Algumas até já são bem conhecidas. Quem nunca ouviu algo sobre aracnofobia (medo de aranhas) ou claustrofobia (medo de lugares confinados)? Hoje, falaremos sobre um medo que certamente soará como novidade – é a oneirofobia. Acredite: pessoas que a possu... Leia o artigo »

22/05/2019

Saiba o que é o lagoftalmo noturno

Alguma vez você já deve ter se perguntado: "Seria possível dormir com os olhos abertos?" De fato é uma dúvida comum, que possui uma resposta afirmativa e pode estar relacionada a uma doença chamada lagoftalmo noturno. Nesse artigo, apresentaremos sua definição, sintomas, causas e outras informações que têm tudo a ver c... Leia o artigo »

08/05/2019

Por que acordo com muita fome?

A fome é um impulso natural. Ela combina com um belo e nutritivo café da manhã, refeição indispensável para um dia cheio de energia! O problema é quando o apetite – fera indomável! – passa a interromper as noites de sono. Por que algumas pessoas sentem tanta fome a ponto de perderem o sono? Nesse artigo, exploraremos esta quest&at... Leia o artigo »

24/05/2019

Conheça o sono Polifásico

A expressão “sono Polifásico” ainda soa estranho para muitos ouvidos. Você sabe o que estas duas palavras significam? De fato, tem a ver com um determinado padrão de sono bastante incomum.   Neste artigo, trazemos sua definição, possíveis efeitos colaterais, curiosidades e outras informações esclarecedoras. Boa leitura!... Leia o artigo »

27/09/2019