'Mentes cansadas não planejam bem. Durma primeiro, planeje depois.' Dalai Lama

Contar história para crianças ajuda a dormir?

Capa post - Contar história para crianças ajuda a dormir?

Texto: Postado em Curiosidades e Bebês e Crianças por Caio Cesar no dia 17 de Janeiro de 2020 .

Contos e fábulas infantis ainda sobrevivem. A hora de ninar proporciona um reencontro tradicional, entre crianças e personagens famosos, que saltam de páginas coloridas ou protagonizam narrativas contadas em tom carinhoso. 

Uma pitada de fantasia nunca faz mal a ninguém, concorda?

E hoje será o fim de mais uma dúvida. Buscaremos saber se estas saborosas aventuras podem beneficiar o sono infantil. Ou deveríamos considerá-las um simples passatempo? Nosso artigo traz a resposta, com outras informações exclusivas.

Boa leitura!

1 - Contar histórias infantis ajuda a dormir? 

A resposta é sim – sem pensar duas vezes! –, a boa e velha fábula infantil é sempre bem-vinda quando aprontamos nossos filhos na cama.

Entretanto, nós chamamos a atenção de pais e mães no que diz respeito ao seguinte fato: de acordo com a revista National Sleep Foundation’s [1], publicada em 2004, 69% das crianças com 10 anos de idade (ou menos) apresentaram um distúrbio relacionado ao sono. Elas dormiam aproximadamente 9,5 horas por dia, sendo que o necessário, segundo especialistas, é de 10 a 11 horas diárias.

Passar bastante tempo diante da televisão ou de outras telas luminosas, como a do celular, gera um impacto negativo no sono da garotada. Atenção!

Até reservamos, em nosso blog, uma notícia sobre como a TV pode afetar o descanso noturno de nossas crianças.

2 - Benefícios

Sim, as narrativas infantis possibilitam certas vantagens – e não é história pra boi dormir. Confira com a gente:

2.1 - Menos agitação, mais imaginação

Criar uma rotina antes de deitar-se é importante, e isso vale para todas as idades. Ensinar ao seu filho a ter um horário certo para escovar os dentes, trocar de roupa e ocupar a cama é um aspecto positivo. Tudo pronto? Então, que tal premiá-lo com uma boa história?

Aos poucos, ele se familiarizará a este novo costume e, embalado pela sonolência, entenderá que escutar uma nova história, com ou sem gravuras, faz parte do descanso, reduzindo sua agitação e sendo o tempero essencial para doces sonhos.

Pensando bem: é um caminho válido para fazê-lo dormir cedo, uma vez que as horas de sono merecem todo cuidado durante a infância.  

2.2 - Família unida

A leitura pode fortalecer a união que existe entre homens e meninos. Todos sabem como é dura a rotina adulta, que gira em torno de tantos compromissos. Será compensador, após um dia de trabalho, afrouxar a gravata, apanhar um livro e juntar-se a uma criança. Até os adultos se divertirão nesta brincadeira.

2.3 - Ler faz bem

A leitura é uma das poucas práticas que, mesmo em excesso, nunca faz mal! Deve-se ler com frequência. Histórias infantis são capazes de ensinar ao seu filho novas palavras; facilitar o aprendizado de outros idiomas; ampliar a compreensão textual; compreender melhor o mundo que o rodeia.

Alguns pais não sabem como estimular em seus filhos o gosto pela leitura. Parece ser uma tarefa impossível – só parece.

Recomendamos, por exemplo, espalhar livros pela casa ou apenas ter um em mãos; crianças tendem a agir imitando seus pais, é um fato. Presenteá-las é válido, uma vez que grandes leitores iniciaram seu caminho nas folhas de um livro infantil (gibis também não ficam de fora).

3 - História para crianças: como contá-las corretamente?

No início, poderá haver a chance de seu filho resistir aos contos infantis, não dando a menor bola. Ele se mostrará agitado, inquieto. O que pode ser feito para relaxá-lo? Fique atento aos conselhos [2] abaixo:

  • Como dito no início do artigo: crie uma rotina, ou seja, desligue as telas eletrônicas, retire os alimentos açucarados (balas, chocolate, biscoitos...) e diminua consideravelmente a luminosidade do quarto.
  • Escolha livros cujo enredo seja fácil de entender. Nada de histórias muito fantasiosas nem mirabolantes, com um final complexo ou enigmático – não! Levar apreensão ao pequeno ouvinte é uma péssima ideia.
  • É fundamental evitar luz LED ou azul durante a leitura. Recomendamos as luzes de coloração laranja, pois são elas mais “suaves”.  
  • Ao ler, busque um timbre baixo, lento e regular. Escolher um tom de voz por demais dramático ou enérgico, acompanhado por gestos exagerados, poderá deixar a criança bastante agitada.

4 - Considerações finais

Histórias infantis na hora de dormir significa juntar o útil ao agradável. É importante, também, entender que este momento precisa ser confortável, afetuoso e inspirador para cada criança. Veja bem: seu filho entenderá que dormir pode ser divertido e, desde cedo, ele irá se cuidar sem perder a alegria.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.huffpostbrasil.com/2013/08/26/storytelling-sleep-childr_n_3817198.html?ri18n=true
[2] https://www.fatherly.com/parenting/how-to-tell-bedtime-story-makes-children-sleep/

Comentários

Leia também...

Dormir na rede faz mal à saúde?

A rede é a melhor companheira da preguiça. Suspensa por ganchos em suas extremidades, ela nos acolhe em qualquer momento, sendo ideal para o tradicional cochilo pós-almoço. Com ela, fins de tarde são poéticos, noites de verão suportáveis, leituras são mais prazerosas, horas passam despercebidas, enquanto ouvimos o ranger das cordas que... Leia o artigo »

20/06/2018

O que é o Ritmo Circadiano?

Nosso dia está dividido em etapas. Momentos de lazer, trabalho, estudo... Como seria possível realizar tarefas habituais sem a energia necessária? Nossa resposta é valorizar e respeitar, em primeiro lugar, as horas de sono. Período importantíssimo! Inevitavelmente, escrever sobre o descanso noturno nos coloca em contato direto com o ritmo circadiano. Voc&e... Leia o artigo »

22/10/2018

Protetores auriculares e seus diversos usos

Comecei vendendo protetores auriculares aqui na loja do Dorminhoco especialmente para pessoas com problemas para dormir, entretanto, com o tempo, descobri por experiência própria, e conversando com muitas pessoas(especialmente clientes) os diversos tipos de situações nas quais os protetores podem ser usados. O objetivo desse post é apresentar quando os protetores ... Leia o artigo »

08/06/2017

Por quanto tempo aguentamos ficar acordados?

Admita: você já se fez esta pergunta alguma vez. Digamos ser uma dúvida comum que, à primeira vista, parece não ter uma resposta exata. Por quantas horas nós, por exemplo, suportamos ficar acordados? Humanamente falando, haveria um limite para isso? Ou quais seriam suas consequências para o corpo e a mente? Nossas perguntas estão lançada... Leia o artigo »

10/04/2020

O que é REM?

REM ou Rapid Eye Moviment é um dos estados do sono onde ocorre os sonhos mais vívidos. Ele é caracterizado por rápidos movimentos aleatórios dos olhos e paralisia dos músculos, para que não interpretemos o sonho. A quantidade de tempo gasto nesse período do sono varia de acordo com a idade (normalmente, cerca de 20% a 25% do tempo em adultos,... Leia o artigo »

02/02/2014

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4906 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.