'Paz com Deus e com o próximo: assim o quer o bom sono.' Nietzsche (Zaratustra)

Contar história para crianças ajuda a dormir?

Capa post - Contar história para crianças ajuda a dormir?

Texto: Postado em Curiosidades e Bebês e Crianças por Caio Cesar no dia 17 de Janeiro de 2020 .

Contos e fábulas infantis ainda sobrevivem. A hora de ninar proporciona um reencontro tradicional, entre crianças e personagens famosos, que saltam de páginas coloridas ou protagonizam narrativas contadas em tom carinhoso. 

Uma pitada de fantasia nunca faz mal a ninguém, concorda?

E hoje será o fim de mais uma dúvida. Buscaremos saber se estas saborosas aventuras podem beneficiar o sono infantil. Ou deveríamos considerá-las um simples passatempo? Nosso artigo traz a resposta, com outras informações exclusivas.

Boa leitura!

1 - Contar histórias infantis ajuda a dormir? 

A resposta é sim – sem pensar duas vezes! –, a boa e velha fábula infantil é sempre bem-vinda quando aprontamos nossos filhos na cama.

Entretanto, nós chamamos a atenção de pais e mães no que diz respeito ao seguinte fato: de acordo com a revista National Sleep Foundation’s [1], publicada em 2004, 69% das crianças com 10 anos de idade (ou menos) apresentaram um distúrbio relacionado ao sono. Elas dormiam aproximadamente 9,5 horas por dia, sendo que o necessário, segundo especialistas, é de 10 a 11 horas diárias.

Passar bastante tempo diante da televisão ou de outras telas luminosas, como a do celular, gera um impacto negativo no sono da garotada. Atenção!

Até reservamos, em nosso blog, uma notícia sobre como a TV pode afetar o descanso noturno de nossas crianças.

2 - Benefícios

Sim, as narrativas infantis possibilitam certas vantagens – e não é história pra boi dormir. Confira com a gente:

2.1 - Menos agitação, mais imaginação

Criar uma rotina antes de deitar-se é importante, e isso vale para todas as idades. Ensinar ao seu filho a ter um horário certo para escovar os dentes, trocar de roupa e ocupar a cama é um aspecto positivo. Tudo pronto? Então, que tal premiá-lo com uma boa história?

Aos poucos, ele se familiarizará a este novo costume e, embalado pela sonolência, entenderá que escutar uma nova história, com ou sem gravuras, faz parte do descanso, reduzindo sua agitação e sendo o tempero essencial para doces sonhos.

Pensando bem: é um caminho válido para fazê-lo dormir cedo, uma vez que as horas de sono merecem todo cuidado durante a infância.  

2.2 - Família unida

A leitura pode fortalecer a união que existe entre homens e meninos. Todos sabem como é dura a rotina adulta, que gira em torno de tantos compromissos. Será compensador, após um dia de trabalho, afrouxar a gravata, apanhar um livro e juntar-se a uma criança. Até os adultos se divertirão nesta brincadeira.

2.3 - Ler faz bem

A leitura é uma das poucas práticas que, mesmo em excesso, nunca faz mal! Deve-se ler com frequência. Histórias infantis são capazes de ensinar ao seu filho novas palavras; facilitar o aprendizado de outros idiomas; ampliar a compreensão textual; compreender melhor o mundo que o rodeia.

Alguns pais não sabem como estimular em seus filhos o gosto pela leitura. Parece ser uma tarefa impossível – só parece.

Recomendamos, por exemplo, espalhar livros pela casa ou apenas ter um em mãos; crianças tendem a agir imitando seus pais, é um fato. Presenteá-las é válido, uma vez que grandes leitores iniciaram seu caminho nas folhas de um livro infantil (gibis também não ficam de fora).

3 - História para crianças: como contá-las corretamente?

No início, poderá haver a chance de seu filho resistir aos contos infantis, não dando a menor bola. Ele se mostrará agitado, inquieto. O que pode ser feito para relaxá-lo? Fique atento aos conselhos [2] abaixo:

  • Como dito no início do artigo: crie uma rotina, ou seja, desligue as telas eletrônicas, retire os alimentos açucarados (balas, chocolate, biscoitos...) e diminua consideravelmente a luminosidade do quarto.
  • Escolha livros cujo enredo seja fácil de entender. Nada de histórias muito fantasiosas nem mirabolantes, com um final complexo ou enigmático – não! Levar apreensão ao pequeno ouvinte é uma péssima ideia.
  • É fundamental evitar luz LED ou azul durante a leitura. Recomendamos as luzes de coloração laranja, pois são elas mais “suaves”.  
  • Ao ler, busque um timbre baixo, lento e regular. Escolher um tom de voz por demais dramático ou enérgico, acompanhado por gestos exagerados, poderá deixar a criança bastante agitada.

4 - Considerações finais

Histórias infantis na hora de dormir significa juntar o útil ao agradável. É importante, também, entender que este momento precisa ser confortável, afetuoso e inspirador para cada criança. Veja bem: seu filho entenderá que dormir pode ser divertido e, desde cedo, ele irá se cuidar sem perder a alegria.

Referências bibliográficas:
[1] https://www.huffpostbrasil.com/2013/08/26/storytelling-sleep-childr_n_3817198.html?ri18n=true
[2] https://www.fatherly.com/parenting/how-to-tell-bedtime-story-makes-children-sleep/

Comentários

Leia também...

Por que acordo com muita fome?

A fome é um impulso natural. Ela combina com um belo e nutritivo café da manhã, refeição indispensável para um dia cheio de energia! O problema é quando o apetite – fera indomável! – passa a interromper as noites de sono. Por que algumas pessoas sentem tanta fome a ponto de perderem o sono? Nesse artigo, exploraremos esta quest&at... Leia o artigo »

24/05/2019

Será que o sexo ajuda a dormir?

Longe de qualquer trocadilho malicioso: nós sabemos que o sexo não sai da boca do povo. Fora da cama, ele entretém os curiosos, apimenta rodas de conversa, mexe com a imaginação dos solitários e é cultuado em todos os campos da arte. É claro que, em mais um de nossos artigos, não ficaríamos de fora! Nos parágrafos a segui... Leia o artigo »

28/06/2018

O que é ruído branco?

Algumas pessoas têm bastante sorte: elas podem dormir com o som de latidos ou até música alta na vizinhança. Porém, a maioria tem dificuldades para adormecer em ambientes barulhentos. Então, o que fazer para diminuir o barulho externo? Já falamos aqui sobre protetores auriculares, mas outra solução é utilizar alguma for... Leia o artigo »

20/04/2014

Contar carneirinhos ajuda a dormir?

Quem nunca contou carneirinhos? À primeira vista, parece ser uma solução prática e infalível contra a insônia, além de carregar uma certa dose de fantasia. Nesse artigo, questionaremos a eficácia desse hábito centenário, que parece auxiliar quem, desesperadamente, busca dormir bem. Seria isso possível? Descubra a resp... Leia o artigo »

27/12/2018

Sono X Coronavírus - Você precisa saber disso

De repente o mundo se vê abalado por um vírus. Hoje, ele faz parte da realidade brasileira, o que tem ocasionado preocupação, mudança de hábitos e medidas governamentais inéditas. Mas você sabia que um dos momentos mais vulneráveis para se contrair o vírus é quando estamos dormindo? Qual seria, por sua vez, o papel do ... Leia o artigo »

24/03/2020