'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Capa post - Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Texto: Postado em Estudos e Apneia do Sono por Caio Cesar no dia 01 de Março de 2019 .

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatório).

Segundo Sushmita Pamidi, principal autora do estudo, pesquisadora médica do sono e atuante na Universidade de McGill: estudos anteriores constataram que a apneia obstrutiva do sono está associada ao aumenta da atividade simpática, que é responsável por ativar a resposta de “luta ou fuga”. Em consequência, isto pode elevar nosso ritmo cardíaco.

O referido estudo, cuja dimensão envolveu 39 participantes, constatou que os pacientes pré-diabéticos usuários de CPAP apresentaram um ritmo cardíaco significativamente mais baixo durante o dia e a noite, em comparação àqueles que não seguiam o mesmo tratamento.

“O efeito gerado pelo CPAP na frequência cardíaca durante o repouso pode ser comparado ao uso de bloqueadores beta”, disse Esra Tasali, diretor do Centro de Investigação do Sono da Universidade de Chicago. Os bloqueadores beta costumam ser receitados para pessoas que têm problemas cardíacos. Contudo, eles também bloqueiam tanto o “hormônio do estresse” quanto a adrenalina que aumenta a frequência cardíaca.

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/05/180521092736.htm  

Comentários

Leia também...

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

O alcoolismo pode agravar a insônia

Estudos revelam que consumir bebidas alcoólicas põe em risco a qualidade do sono. Temos, aqui, uma conclusão constatada a partir de 135 estudos [1], todos ligados a quatro bases internacionais de dados - Pubmed, Medine, Embase e Google Scholar. São pesquisas realizadas com homens e mulheres falantes da língua inglesa. Assim, tais estudos analisaram, de ... Leia o artigo »

24/04/2019

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015

Estimular o cérebro durante a noite melhora a memória

Novas pesquisas feitas em humanos – através de métodos não invasivos – comprovaram que o estímulo cerebral durante a noite resulta em uma melhora expressiva da memória. Esses resultados, publicados no JNeurosci, vieram de um projeto financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, visando entender melhor todo o processo de consolidaç&... Leia o artigo »

14/08/2018

Óleos essenciais cítricos combatem o câncer de fígado

Estudo [1] revela que óleos essenciais cítricos são capazes de inibir o câncer de fígado. Afirma-se que os terpenos, também conhecidos como terpenóides, podem atuar contra células cancerígenas, segundo análise minuciosa. Tal efeito acontece após a aplicação do composto químico citronelal, cujo receptor... Leia o artigo »

13/05/2019