'Dormir bem é um verdadeiro luxo para a vida.' Dorminhoco.com

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Capa post - Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Texto: Postado em Estudos e Apneia do Sono por Caio Cesar no dia 01 de Março de 2019 .

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatório).

Segundo Sushmita Pamidi, principal autora do estudo, pesquisadora médica do sono e atuante na Universidade de McGill: estudos anteriores constataram que a apneia obstrutiva do sono está associada ao aumenta da atividade simpática, que é responsável por ativar a resposta de “luta ou fuga”. Em consequência, isto pode elevar nosso ritmo cardíaco.

O referido estudo, cuja dimensão envolveu 39 participantes, constatou que os pacientes pré-diabéticos usuários de CPAP apresentaram um ritmo cardíaco significativamente mais baixo durante o dia e a noite, em comparação àqueles que não seguiam o mesmo tratamento.

“O efeito gerado pelo CPAP na frequência cardíaca durante o repouso pode ser comparado ao uso de bloqueadores beta”, disse Esra Tasali, diretor do Centro de Investigação do Sono da Universidade de Chicago. Os bloqueadores beta costumam ser receitados para pessoas que têm problemas cardíacos. Contudo, eles também bloqueiam tanto o “hormônio do estresse” quanto a adrenalina que aumenta a frequência cardíaca.

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/05/180521092736.htm  

Comentários

Leia também...

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019

Insônia gera US$ 31 bilhões em prejuízos

Um novo estudo promovido indica que a insônia deu causa a 274,000 erros, o que causou um prejuízo de mais de US$31 bilhões devido à acidentes e erros no local de trabalho em um período de 12 meses. Os pesquisadores usaram dados da American Insomnia Survey (AIS), que consistiam em resultados de pesquisas telefônicas feitas em todo país com 10.094 ameri... Leia o artigo »

27/09/2018

Música ajuda a dormir?

Dentre diversos conselhos para dormir melhor, podemos citar uma rotina relaxante. Em outras palavras, trata-se de optar por hábitos simples antes de dormir, como a leitura de um livro, alguns minutinhos de ioga ou apreciar a melodia de uma doce canção. Também é recomendável praticar a atividade escolhida todos os dias, levando em consideraç&ati... Leia o artigo »

18/01/2014

Soneca pode ajudar a recuperar o sono perdido

Um estudo descobriu que uma soneca à tarde talvez reduza os danos causados pela falta de sono à noite. Aparentemente, sonecas durante a tarde podem ajudar a restaurar hormônios e proteínas envolvidas no estresse e no bom funcionamento do sistema imunológico. O estudo incluiu 11 homens saudáveis com idades entre 25 - 32 anos. Os pesquisadores deixaram os vol... Leia o artigo »

23/02/2015