'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Capa post - Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Texto: Postado em Estudos e Apneia do Sono por Caio Cesar no dia 01 de Março de 2019 .

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatório).

Segundo Sushmita Pamidi, principal autora do estudo, pesquisadora médica do sono e atuante na Universidade de McGill: estudos anteriores constataram que a apneia obstrutiva do sono está associada ao aumenta da atividade simpática, que é responsável por ativar a resposta de “luta ou fuga”. Em consequência, isto pode elevar nosso ritmo cardíaco.

O referido estudo, cuja dimensão envolveu 39 participantes, constatou que os pacientes pré-diabéticos usuários de CPAP apresentaram um ritmo cardíaco significativamente mais baixo durante o dia e a noite, em comparação àqueles que não seguiam o mesmo tratamento.

“O efeito gerado pelo CPAP na frequência cardíaca durante o repouso pode ser comparado ao uso de bloqueadores beta”, disse Esra Tasali, diretor do Centro de Investigação do Sono da Universidade de Chicago. Os bloqueadores beta costumam ser receitados para pessoas que têm problemas cardíacos. Contudo, eles também bloqueiam tanto o “hormônio do estresse” quanto a adrenalina que aumenta a frequência cardíaca.

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/05/180521092736.htm  

Comentários

Leia também...

Depressão está diretamente ligada ao sono

A ligação entre a depressão e noites mal dormidas foi comprovada e identificada pela primeira vez através de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China). Os cientistas descobriram que existe uma conectividade funcional entre as áreas do cérebro associadas à memória de curto... Leia o artigo »

31/08/2018

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018

Hipnose pode ajudar no sono

Estudos descobriram que pessoas suscetíveis à hipnose podem ter um sono melhor depois de uma sessão rápida de hipnose, dizem pesquisadores suíços. Depois de fazer uma sessão de hipnose através de um áudio, 80% das mulheres que fizeram a sessão passaram mais tempo na fase de sono profundo comparadas àquelas que não ... Leia o artigo »

04/02/2015

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016