'Dormir é a melhor meditação.' Dalai Lama

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

01 de Março de 2019

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatório).

Segundo Sushmita Pamidi, principal autora do estudo, pesquisadora médica do sono e atuante na Universidade de McGill: estudos anteriores constataram que a apneia obstrutiva do sono está associada ao aumenta da atividade simpática, que é responsável por ativar a resposta de “luta ou fuga”. Em consequência, isto pode elevar nosso ritmo cardíaco.

O referido estudo, cuja dimensão envolveu 39 participantes, constatou que os pacientes pré-diabéticos usuários de CPAP apresentaram um ritmo cardíaco significativamente mais baixo durante o dia e a noite, em comparação àqueles que não seguiam o mesmo tratamento.

“O efeito gerado pelo CPAP na frequência cardíaca durante o repouso pode ser comparado ao uso de bloqueadores beta”, disse Esra Tasali, diretor do Centro de Investigação do Sono da Universidade de Chicago. Os bloqueadores beta costumam ser receitados para pessoas que têm problemas cardíacos. Contudo, eles também bloqueiam tanto o “hormônio do estresse” quanto a adrenalina que aumenta a frequência cardíaca.

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/05/180521092736.htm  

Comentários