'Ainda que poucas pessoas o saibam, é preciso ter todas as virtudes para dormir bem.' Nietzsche (Zaratustra)

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Capa post - Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 24 de Junho de 2019 .

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono.

Resultados comprovaram que quase 73% dos portadores de apneia do sono (213 de 293 pacientes) apresentaram sintomas depressivos no início dos experimentos. Nesse ponto, homens e mulheres apresentavam certa semelhança. Constatou-se, também, que a depressão piorava conforme o quadro de apneia se tornava mais grave.

Analisando os pacientes através de uma visão geral, apenas 4% deles permaneceram com os sintomas da depressão, mesmo após fazer terapia durante três meses com aparelho CPAP. Outros participantes (41 pacientes) informaram não serem surpreendidos por nenhum pensamento pessimista ou suicida durante as 12 semanas de terapia.

Os autores responsáveis pelo estudo destacam o quanto é importante avaliar pessoas depressivas e, ao mesmo tempo, buscar nelas os sinais da apneia do sono; cabe questioná-las sobre seus hábitos noturnos: saber se eles costumam roncar bastante, ou têm pausas na respiração enquanto dormem, ou sentem cansaço na manhã seguinte etc.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150922115645.htm

Comentários

Leia também...

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Pouco sono provoca solidão e rejeição social

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, descobriram, através de estudos científicos, que as pessoas privadas de um tempo saudável de sono sentem-se mais solitárias e evitam se envolver socialmente com outras pessoas. O estudo também revela que esse comportamento alienante tem resultados ainda mais devastadores, uma vez que esses indiví... Leia o artigo »

11/09/2018

Dormir mal engorda?

Pular uma única noite de sono causa mudanças na atividade cerebral, o que desperta a necessidade de consumir mais gordura durante o dia, segundo a descoberta feita por um estudo. Este mesmo estudo aponta a diferença entre a falta de sono e o risco de obesidade.  “A principal descoberta desse estudo é que uma única noite de sono perdida ou de pouco sono... Leia o artigo »

06/03/2015

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Óleo essencial de Laranja Doce - Benefícios e dicas de uso

Com prazer, hoje dirigiremos nossa atenção a mais um óleo essencial, o de laranja doce. Trata-se de um extraordinário componente da medicina alternativa, cujo poder curativo vem conquistando incontáveis admiradores. Boas razões para isto não faltam, a começar pelas nossas dicas de uso e benefícios: apresentados nos próximos par&... Leia o artigo »

10/09/2018