'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Capa post - Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Texto: Postado em Estudos por Caio Cesar no dia 24 de Junho de 2019 .

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono.

Resultados comprovaram que quase 73% dos portadores de apneia do sono (213 de 293 pacientes) apresentaram sintomas depressivos no início dos experimentos. Nesse ponto, homens e mulheres apresentavam certa semelhança. Constatou-se, também, que a depressão piorava conforme o quadro de apneia se tornava mais grave.

Analisando os pacientes através de uma visão geral, apenas 4% deles permaneceram com os sintomas da depressão, mesmo após fazer terapia durante três meses com aparelho CPAP. Outros participantes (41 pacientes) informaram não serem surpreendidos por nenhum pensamento pessimista ou suicida durante as 12 semanas de terapia.

Os autores responsáveis pelo estudo destacam o quanto é importante avaliar pessoas depressivas e, ao mesmo tempo, buscar nelas os sinais da apneia do sono; cabe questioná-las sobre seus hábitos noturnos: saber se eles costumam roncar bastante, ou têm pausas na respiração enquanto dormem, ou sentem cansaço na manhã seguinte etc.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150922115645.htm

Comentários

Leia também...

Noite de sono ruim resulta em ganho de peso e perda muscular

Uma noite de sono mal dormida pode acarretar em consequências mais severas do que apenas o cansaço no dia seguinte. De acordo com um estudo promovido pelo Dr. Jonathan Cedernaes, da Universidade Feinberg, Chicago, quando os homens adultos abrem mão de uma noite de sono regular, seus corpos apresentam mudanças hormonais que promovem o ganho de peso e a perda muscular. No ... Leia o artigo »

20/09/2018

Cientistas descobrem proteínas que regulam o sono

Um novo estudo relatado no Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) mostrou que uma única mutação numa proteína dos ratos tem grandes efeitos na forma como os ratos dormem e em seu estado de vigília. Esta pesquisa também poderia lançar luz sobre os mecanismos fisiológicos que regulam o sono em humanos. Neste estudo realizado por pes... Leia o artigo »

23/10/2018

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Seu quarto é confortável o bastante para dormir?

Você se alimenta bem, bebe bastante água, pratica exercícios, não fica muito tempo em telas de computadores, TVs e etc e mesmo assim não consegue dormir bem a noite? Quer dormir que nem um bebê todas as noites e já fez tudo para dormir bem e mesmo assim continua a não ter um sono repousante e tranquilo? Um estudo feito pela Funç... Leia o artigo »

07/02/2016

Aparelho CPAP pode reduzir a frequência cardíaca em pré-diabéticos

Levando em consideração pacientes pré-diabéticos, que sofrem de apneia obstrutiva do sono, usar aparelho CPAP proporciona a eles melhor ritmo cardíaco durante o sono, favorecendo a saúde cardiovascular. Esta afirmação parte de um experimento controlado e randomizado (isto é, com a introdução de um elemento aleatóri... Leia o artigo »

01/03/2019