'Por bons sonhos e belas noites de sono.' Dorminhoco.com

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono.

Resultados comprovaram que quase 73% dos portadores de apneia do sono (213 de 293 pacientes) apresentaram sintomas depressivos no início dos experimentos. Nesse ponto, homens e mulheres apresentavam certa semelhança. Constatou-se, também, que a depressão piorava conforme o quadro de apneia se tornava mais grave.

Analisando os pacientes através de uma visão geral, apenas 4% deles permaneceram com os sintomas da depressão, mesmo após fazer terapia durante três meses com aparelho CPAP. Outros participantes (41 pacientes) informaram não serem surpreendidos por nenhum pensamento pessimista ou suicida durante as 12 semanas de terapia.

Os autores responsáveis pelo estudo destacam o quanto é importante avaliar pessoas depressivas e, ao mesmo tempo, buscar nelas os sinais da apneia do sono; cabe questioná-las sobre seus hábitos noturnos: saber se eles costumam roncar bastante, ou têm pausas na respiração enquanto dormem, ou sentem cansaço na manhã seguinte etc.

Referência bibliográfica:
[1] https://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150922115645.htm

Texto postado em 24 de Junho de 2019 .

Comentários

Leia também...

Mulheres com hábitos diurnos têm menos depressão

Uma experiência científica feita com mais de 32.000 enfermeiras, publicada no Journal of Psychiatric Research, tornou-se a maior e mais detalhada experiência observacional já promovida até agora. Tal pesquisa teve, como objetivo, explorar a ligação entre o cronotipo das mulheres e os transtornos de humor. Apesar de levar em consideraç... Leia o artigo »

10/08/2018

Falta de sono está associada à pré-diabetes e alto IMC

Um estudo que analisou participantes asiáticos, sendo liderado pelo Dr. Sirimon Reutrakul - professor associado de endocrinologia, diabetes e metabolismo da faculdade de medicina da UIC – foi publicado na revista Frontiers in Endocrinology, vez que este comprovou que há uma ligação entre hábitos noturnos, pouco sono e diabetes. Pré-diabetes é ... Leia o artigo »

08/10/2018

Terapia com CPAP reduz os sintomas da depressão

Estudos científicos [1] detectaram os sintomas da depressão em pessoas que têm apneia do sono. A ligação entre estas doenças é algo muito comum. Porém, foi comprovado que a terapia com aparelho CPAP serve para diminuir consideravelmente os sinais da depressão, como também para tratar a temida apneia do sono. Resultados comprovara... Leia o artigo »

24/06/2019

Entendendo os estágios, fases e tipos de sono

Durante o sono, seu corpo descansa e restaura os níveis de energia. Mas não é só isso, como muitos pensam. Uma série de eventos complexos acontecem regularmente toda noite enquanto dormimos. Uma boa noite de sono é a melhor maneira de ajudá-lo a resolver problemas, aliviar o estresse e se recuperar de doenças. O sono é composto po... Leia o artigo »

10/02/2014

Cientistas encontram possível ligação entre AOS e doenças cardiovasculares

Na Universidade da Califórnia (UC) de San Diego, uma equipe de pesquisa descobriu uma possível ligação entre apneia do sono e doenças cardiovasculares.  O estudo promovido afirma que 12% da população adulta dos EUA tem AOS. Por consequência deste quadro, o corpo é exposto a condições de baixa oxigenação ... Leia o artigo »

10/08/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5473 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.