'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

A cor do quarto pode afetar o sono?

Capa post - A cor do quarto pode afetar o sono?

Texto: Postado em Curiosidades e Diversos por Caio Cesar no dia 15 de Janeiro de 2019 .

Talvez você não perceba, mas detalhes acima de qualquer suspeita podem ser a causa de sua insônia. Por um instante, pare e observe cada item presente em seu quarto. Prateleiras, quadros, mesa... A cor da parede, por exemplo, pode ter algo a nos revelar, e por essa razão questionamos: a cor do quarto pode afetar o sono? Ficou curioso? Então, convidamos você para a leitura de mais um artigo, contando com a presença de tópicos que revelam as melhores e piores cores para dormir. 

Boa leitura! 

1 - A cor do quarto pode afetar o sono?

A cor que embeleza seu quarto não é apenas um encanto visual, como também pode, sim, impactar seu estado emocional, agindo sobre a qualidade do sono. Sabemos o quanto é importante investir naquilo que certamente lhe proporcionará mais conforto na hora de dormir (travesseiros, protetores auriculares, óleos essenciais...), mas cabe observar que a cor do quarto é outro item que deve fazer parte dessa lista.

Conforme a orientação de especialistas [1]: antes de pintar um cômodo, é importante saber que há dois tipos de cores, ou seja, as frias e quentes. As cores frias estimulam a sensação de bem-estar e fazem com que você seja uma pessoa meditativa, estando em contato com seu lado mais íntimo. Já as cores quentes são recomendadas aos cômodos destinados à maior interação social, como a sala de visitas.

2 - Melhores cores para dormir

2.1 - Azul

Dentre todas as cores, a azul está presente na maioria dos quartos, o que não é por acaso, pois essa cor torna o descanso noturno mais sereno e duradouro. Isso acontece porque as células gaglionares, situadas na região ocular, mostram-se mais sensíveis à cor azul e, assim, transmite informação às partes cerebrais responsáveis pelo ritmo circadiano.

Sabe-se, também, que as células gaglionares, ao detectar a cor azul, pode reduzir a pressão arterial e acalmar o ritmo cardíaco. De acordo com uma pesquisa britânica, pessoas que passam a noite em quartos azuis tendem a dormir quase 8 horas.

2.2 - Verde

A cor verde nos remete à natureza. Nesse caso, como indicação para colorir o quarto, fazemos referência ao verde-pastel ou verde-pálido, tons que exibem suavidade. O verde natural está relacionado a aspectos positivos, como o amor, a fama e o matrimônio. Assim, facilmente você poderá se sentir relaxado e renovado cada manhã.

2.3 - Amarelo

Essa cor pode oferecer variações bem delicadas. Pode-se considerá-la a segunda melhor cor para dormir, afinal, ela é capaz de mexer com o sistema nervoso, a ponto de causar serenidade. Sua aparência alegre pode gerar conforto instantâneo!

2.4 - Prata

Trata-se de uma cor não muito comum na maioria dos quartos. Porém, quem opta por essa cor costuma se sentir calmo graças aos tons metálicos. Mas há aquelas pessoas que, curiosamente, afirmam sentir vontade de praticar exercícios físicos ao permanecer em um quarto com essa tonalidade.

2.5 - Laranja

A cor laranja possui certa magia. Ela proporciona relaxamento e ao mesmo tempo quentura. É interessante saber que ela também pode facilitar a digestão, ainda mais após um farto jantar. Essa cor tem o poder de relaxar os músculos, facilitando a chegada do sono à noite. Interessante, não?

3 - Piores cores para dormir

3.1 - Púrpura

Pessoas que passam a noite em um quarto púrpura (roxo) não têm boas noites de sono. Constatou-se que essas pessoas, em geral, dormem apenas 5 ou 6 horas por noite. Além disso, essa mesma cor é capaz de provocar pesadelos e sonhos vívidos, causadores de grande inquietação durante o sono.

3.2 - Cinza

Estranhamente, a cor cinza pode alimentar o sentimento de tristeza e desorientação. Pessoas que dormem em quartos cinzas repousam somente seis horas por noite, tempo abaixo daquele recomendado para se obter um sono saudável. Outras pesquisas [2] afirmam que pessoas, cujo quarto está pintado de cinza, passam maior parte do tempo online na cama.

3.3 - Marrom

Convenhamos: é raro encontrar um quarto pintado de marrom. Essa cor, por si só, é capaz de inspirar tristeza e inquietação. Ao adentrar um quarto marrom, possivelmente você se sentirá ansioso e incomodado.

3.4 - Vermelho

A cor vermelha nos remete ao sentimento de paixão! Contudo, ainda que quase imperceptível, ela pode aumentar a pressão arterial. Também é uma cor nada aconselhável aos casais que desejam renovar o quarto a fim de transformá-lo em um “ninho de amor”. Quartos pintados de vermelho não inspiram romantismo, acredite!

3.5 - Branco ou creme

Pessoas que estão habituadas a dormir em quartos brancos ou creme tendem a levar trabalho para o quarto, local onde a tranquilidade deve ser uma prioridade. Isso, ao que parece, acontece ao menos três vezes por semana.

4 - Considerações finais

Não importa a cor escolhida por você, mas o que, na realidade, queremos ressaltar é a importância das cores que exibem um tom claro, pastel ou apagado. Em resumo, lembre-se: cores de tom neutro contribuem para uma excelente noite de sono. Cores cheias de vida podem estimular a mente, afastando qualquer possibilidade de relaxamento. Também é importante optar por cores que não emitam nenhum reflexo, mas sim, absorvam melhor a cor, propagando paz e suavidade.

Referências bibliográficas:
[1]https://www.realsimple.com/home-organizing/decorating/decorating-bedroom/paint-colors-for-bedrooms
[2] https://www.thesleepjudge.com/best-bedroom-colors-for-sleep/

Comentários

Leia também...

Sonambulismo - O que é? Como acontece? O que fazer?

Observar uma pessoa sonâmbula nutre a curiosidade e o assombro de qualquer espectador. Dito mistério, retratado em filmes, pode ser a ação necessária para que um personagem, sem prestar explicações, dê à história um desfecho genial - o suspense se torna mais envolvente e a comédia provoca mais gargalhadas. Longe dos palcos,... Leia o artigo »

30/08/2018

Verificar o tempo todo as redes sociais pode destruir o seu sono

Nos dias de hoje a maioria das pessoas passa uma boa parte do seu tempo nas redes sociais, seja conferindo o Facebook, ou tirando fotos para por em seu Instagram. O problema é que este hábito pode não ser tão saudável. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh pessoas que usaram a mídia social fortemente eram tr&... Leia o artigo »

01/02/2016

A influência da idade no sono: O que fazer em cada época da vida?

No decorrer da vida nosso corpo e nossa mente passam por diversas mudanças conforme envelhecemos. Seja na passagem para a infância, para a adolescência, na vida adulta ou na velhice, cada etapa apresenta seus próprios desafios biológicos, sociais e psicológicos. Um fator que muda em cada estágio e que tem sido alvo de diversas pesquisas é o son... Leia o artigo »

23/06/2017

Faz mal trabalhar ou estudar de madrugada?

Trabalhar ou estudar de madrugada: obrigação ou vantagem de uma rotina flexível. São muitas as pessoas que preenchem as horas noturnas com atividades. Você, por acaso, também troca o dia pela noite por causa de compromissos? Ainda que em nome da “responsabilidade”, faz mal ao corpo e à mente ocupar-se à noite em vez de do... Leia o artigo »

27/03/2019

O que é o Jet Lag social?

Dormir tarde e acordar cedo: isto lhe parece ser algo familiar? Caso sua rotina seja assim, provavelmente ela é igual a de milhares de brasileiros. Talvez alguém diga que ter poucas horas de sono é comum em uma vida agitada, “produtiva”, ainda que terríveis consequências (pouco conhecidas...) possam afetar a saúde. Por acaso este fenômeno,... Leia o artigo »

29/10/2018