'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Conheça os melhores protetores auriculares para dormir

Capa post - Conheça os melhores protetores auriculares para dormir

Texto: Postado em Diversos por Marcelo Morais no dia 30 de Dezembro de 2014 e última atualização dia 24 de Agosto de 2018 .

Atualização (05/Janeiro/2016): Por favor, leiam o post O Som do Silêncio – Tudo sobre protetores auriculares. Após testar vários modelos, aprender com dúvidas de leitores e pesquisar bastante, foi elaborado um guia mais completo sobre os protetores auriculares.

Muitas pessoas têm dificuldade para dormir devido a um parceiro que ronca, cachorros latindo, uma rotina de trabalho diferente ou por causa de um ambiente barulhento e, a longo prazo, dormir mal pode trazer graves consequências para a saúde.

Já falamos aqui no site sobre os diferentes tipos de protetores auriculares para dormir. Desta vez, vamos dar destaque aos principais protetores auriculares usados pelo mundo.

Geralmente, esses protetores vendidos no mercado brasileiro são básicos e diminuem pouco o barulho. Se você ouve um barulho muito alto ao seu redor, importar pode ser a melhor solução. O máximo que pode acontecer é você ser taxado pela receita federal, visto que alguns custam mais de $50. Certamente, vale a pena pagar pelo preço se o caso é ter uma noite de sono melhor. 

Como sabemos muito bem, os protetores auriculares, que vendemos aqui na loja do Dorminhoco, ajudam muitas pessoas a finalmente terem uma noite de sono mais tranquila, outras nem tanto por dois motivos: 1) A pessoa não sabe usar corretamente os protetores (temos vários vídeos no canal explicando). 2) O som que atrapalha a pessoa a dormir é absurdamente alto e/ou com graves e, portanto, os protetores não conseguem reduzir os ruídos a nível de não incomodar mais a pessoa.

Macks Soft Foam

O Macks Soft Foam é um dos protetores mais populares e indicado por médicos nos Estados Unidos. A espuma é super confortável comparado aos modelos genéricos vendidos em farmácias e casas de EPI. O nível de redução de ruído é de 32Dbs, que é o dobro dos nacionais e quase o máximo em protetores auriculares. Uma conta simples: se os ruídos que incomodam você giram em torno de 60dbs e 70dbs. Com o uso do protetor, você reduz para 28dbs e 38dbs, o que talvez seja o bastante para não lhe atrapalhar.

Cada par pode ser usado mais de uma vez, basta usar sempre com as mãos e ouvidos limpos, e quando tirá-los limpar com cotonete e/ou algodão para remover o excesso de cera e guardar no recipiente limpo.

Macks Slim Fit

Você sabia que mulheres têm o canal auditivo menor e mais sensível? Pois bem, o Macks Slim Fit é o preferido das mulheres, ideal para proporcionar o máximo de conforto junto com um bom nível de redução de ruído. São moldados com espuma super confortável e de baixa pressão e cobertos com uma camada que proporciona conforto e higiene.

Serve só para mulheres? Não, para homens também. O primeiro modelo que indicamos, algumas vezes, fica desconfortável no canal auditivo de alguns homens, fazendo pressão no canal auditivo e gerando desconforto, parecendo que eles são grandes demais. Nesse caso, homens também podem experimentar esse modelo, pois vão se sentir bem melhor.

 

Ohropax Classic

Ideal para quem não gosta de colocar nada dentro do canal auditivo. Muitas pessoas se incomodam e têm medo de colocar os protetores de espuma dentro do canal auditivo. Nesse caso os modelos moldáveis, que tampam o canal auditivo e se molda no seu ouvido, são a melhor escolha. Estamos indicando aqui esse modelo alemão, pois é um dos melhores protetores em nível de conforto e, principalmente, durabilidade, diferente de outros modelos de silicone moldáveis. O Ohropax Classic é feito de vaselina e cera de parafina.

O nível de redução de ruído é de 23Dbs e, por incrível que pareça, muitas pessoas acham que esse modelo reduz mais do que os modelos de espuma.

 

Hearos Xtreme Protection

Se você procura um nível de proteção contra ruído extremo, o Hearos Xtreme Protection é um dos melhores modelos que você vai encontrar. Mas um aviso prévio: eles são grandes! Portanto, podem exercer muita pressão no canal auditivo de certas pessoas, principalmente aquelas com o canal menor e mais sensível. O nível de redução de ruído é de 33Dbs que é o máximo que você encontra em protetores auriculares.

 

Se você estiver procurando protetores para reduzir barulhos acima de 33Dbs, pode parar por aqui, pois um salto de 33dbs para 34, 35, 36 até 40dbs requer um modo completamente novo de pensar muita inovação e tecnologia. A nível de curiosidade, em breve vamos explicar porque é cientificamente impossível alcançar um nível de redução de ruído acima de 40dbs.

Outra dica é: se apenas os protetores auriculares não funcionarem, você pode experimentar fones de ouvido para dormir, instalar cortinas e telas que abafam o som externo no seu quarto e/ou gerar algum tipo de ruído branco.

Modelos removidos

Desde que esse post foi criado, ele já foi atualizado várias vezes, tudo porque aprendemos muito com o mercado de proteção auricular. A nível de informação vamos deixar registrado alguns modelos que foram removidos por diversos motivos como, por exemplo, terem baixa aceitação no mercado europeu e nos USA e também pela relação preço x custo benefício. Os modelos que removemos foram:

  • Sleep Plug
  • SleepSound Earplugs
  • Alpine Sleepsoft
  • Auritech Sleep

Comentários

Leia também...

O que é polissonografia?

Já falamos diversas vezes aqui sobre apneia do sono e como o exame de polissonografia é capaz de detectar o problema, mas nunca falamos sobre o que é, como funciona, como se preparar e o que esperar do exame de polissonografia que também é utilizado para identificar outros problemas além da apneia do sono como ronco, dispneia à noite, sonolênc... Leia o artigo »

06/05/2017

Como balancear a melatonina naturalmente

Como já mencionado num artigo anterior, a melatonina é uma substância natural encontrada em vários seres vivos, desde bactérias até nos mamíferos. Quando anoitece, o hipotálamo avisa a glândula pineal no cérebro para começar a produzir o hormônio melatonina e a produção continua durante toda noite e pela... Leia o artigo »

21/05/2016

Faz mal dormir com fones de ouvido?

As pessoas experimentam usar fones de ouvido para dormir por diversos motivos. Pode ser para se acalmar e relaxar com uma música tranquila ou para bloquear barulhos externos que não deixam a pessoa dormir. O problema é que dormir com fones de ouvido não é muito confortável, principalmente se você estiver usando aqueles modelos que tampam toda a orelh... Leia o artigo »

16/02/2014

Excesso de luz LED à noite e os efeitos na saúde

A sociedade moderna oferece uma quantidade enorme de luz. Temos luzes para nos guiar à noite, para nos prevenir dos perigos, para nos proteger. Estamos acordados até mais tarde graças às luzes artificiais. Contudo, apesar de todas as coisas boas que a luz nos possibilita, há também malefícios presentes em toda esta luminosidade - em particular,... Leia o artigo »

25/04/2019

Suítes para casais que dormem separados viram tendência nos EUA

Um detalhe bastante peculiar está chamando a atenção do mercado imobiliário americano: casas de luxo com suítes master separadas estão caindo no gosto dos casais de Nova York. A ideia tem agradado homens e mulheres que não possuem os mesmos hábitos noturnos de seus pares, ou que simplesmente desejam fugir do padrão. Uma pesquisa feita ... Leia o artigo »

24/03/2017