'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Como usar, remover e testar protetores auriculares?

21 de Novembro de 2022

Como colocar protetores auriculares nos seus ouvidos não deveria ser tão difícil, certo? Errado.

Apesar de ser um item pequeno e simples de usar, o que falta muitas vezes é a instrução correta. Muitos simplesmente 'enfiam' no canal auditivo, essa forma de uso é incorreta e você não obtem o máximo de nível de redução de ruído.

O objetivo desse post é para ajudá-lo a usar os protetores auriculares corretamente e assim obter o máximo do produto. Independente se você está tentando se livrar de algum barulho na hora de dormir ou apenas protegendo sua audição, a escolha do modelo correto para o seu canal auditivo bem como a forma de uso correta devem estar bem alinhados!

Para diferentes tipos de protetores auriculares, você precisa de técnicas diferentes para usá-los.

Os modelos de espuma precisam ser enrolados entre os dedos até formar um cilindro bem pequeno antes de inserir no canal auditivo. Enquanto protetores moldáveis precisam ser pré-moldados num formato de bola e achatados contra a orelha. Nesse post, vamos falar dos protetores de espuma intra-auriculares.

AVISO: Nunca enrole os protetores moldáveis de silicone ou cera numa formato cilíndrico e tente inserir DENTRO do canal auditivo. É bem provável que você não consiga tirar e tenha que visitar um especialista da área.

Como inserir os protetores?

Protetores de espuma, apesar de descartáveis, tem o maior nível de redução de ruído do mercado, por isso são sempre os mais desejados, principalmente na hora de dormir. O lado negativo dos protetores de espuma é que você precisa de prática para usar eles de forma efetiva, durante horas, sem incomodo.

Procedimentos para usar protetores, no final há uma imagem mais explicativa e um vídeo.

1 - Use o polegar e o dedo indicador para enrolar todo protetor num formato cilíndrico bem comprimido, como mostra a imagem. Quanto mais fino e comprimido o protetor ficar, mais fácil será de inserir. Comece exercendo pouca pressão e conforme o protetor for afinando, gradualmente aumente a pressão para comprimir o máximo possível.

2 - Segure sua orelha com a mão oposta, puxe para cima e levemente para forma, isso aumente a largura do seu canal auditivo e torna a inserção do protetor mais fácil.

3 - Insera levemente o tampão comprimido dentro do canal auditivo. Dependendo do modelo e do seu canal auditivo (que é único), pode ser necessário forçar um pouco, até que ele seja bem inserido no 'fundo' do canal auditivo. Tenha cautela!

Esse passo é o mais importante pois você deverá perceber algumas coisas como: O tamanho e formato do seu canal auditivo é único, esse é um dos motivos pelo qual existem diversos modelos de protetores. É bem provável que uma mulher, que no geral tem o canal auditivo menor e mais sensível, tenha poucas chances de se adaptar a protetores grandes, como o Hearos, Softies, MAX30 e etc.

4 - Depois de inserir o protetor, coloque o dedo no protetor para manté-lo no lugar enquando ele se expande.

Video explicativo

Abaixo seguem dois vídeos que mostram com clareza como usar esse tipo de protetor.

Como remover?

Sempre remova os protetores de forma leve e gradual para minimizar por completo as chances de causar algum dano na sua audição.

Basta segurar a ponta do plug, começar a puxar BEM devagar e fazendo movimentos circulares. Num determinado ponto você perceberá que a selagem causada pelo protetor começa a se desfazer. SEMPRE DEVAGAR.

O que acontece se eu tirar o protetor muito rápido? Quando você puxa o tampão rapidamente, seus tímpanos podem ser sugados! Quando a selagem se rompe repentinamente, o ar entra e seus tímpanos podem recuar, movendo violentamente os ossos do ouvido média (que estão presos no tímpano). Dr. Bauman, nesse artigo (em inglês) explora bem o assunto: Porque você deve remover os protetores lentamente.

A remoção devagar e gradual do protetor é mais lenta, mas eu ficaria do lado seguro.

Como testar?

Um método bem simples de testar o protetor é o seguinte: em um ambiente com barulho constante, cubra os ouvidos com as mãos e depois retire as mãos. Você deve sentir nenhuma diferença perceptível.

Esse artigo foi útil para você? Visite e indique nossa loja: Dorminhoco.com
Nós vendemos os melhores protetores auriculares para dormir, suplementos, fones de ouvido para dormir e roupas de cama de seda pura.

Comentários

Compartilhe

Cadastre-se e junte-se a 5687 pessoas e receba no seu email artigos sobre a saúde do sono.

Sobre nós

Obrigado por visitar nosso blog, online desde 2014 trazendo informações sobre a saúde e o mercado do sono. Conteúdo de qualidade e sempre atualizado é a nossa prioridade.


Aproveite boas leituras, como se pode notar, somos um dos raros lugares na internet onde você pode navegar sem propagandas e popups. Conheça um pouco mais sobre nossa história e visite nossa loja virtual para nos apoiar.