Como usar, remover e testar protetores auriculares?
21 de Novembro de 2022Como colocar protetores auriculares nos seus ouvidos não deveria ser tão difícil, certo? Errado.
Apesar de ser um item pequeno e simples de usar, o que falta muitas vezes é a instrução correta. Muitos simplesmente 'enfiam' no canal auditivo, essa forma de uso é incorreta e você não obtem o máximo de nível de redução de ruído.
O objetivo desse post é para ajudá-lo a usar os protetores auriculares corretamente e assim obter o máximo do produto. Independente se você está tentando se livrar de algum barulho na hora de dormir ou apenas protegendo sua audição, a escolha do modelo correto para o seu canal auditivo bem como a forma de uso correta devem estar bem alinhados!
Para diferentes tipos de protetores auriculares, você precisa de técnicas diferentes para usá-los.
Os modelos de espuma precisam ser enrolados entre os dedos até formar um cilindro bem pequeno antes de inserir no canal auditivo. Enquanto protetores moldáveis precisam ser pré-moldados num formato de bola e achatados contra a orelha. Nesse post, vamos falar dos protetores de espuma intra-auriculares.
AVISO: Nunca enrole os protetores moldáveis de silicone ou cera numa formato cilíndrico e tente inserir DENTRO do canal auditivo. É bem provável que você não consiga tirar e tenha que visitar um especialista da área.
Como inserir os protetores?
Protetores de espuma, apesar de descartáveis, tem o maior nível de redução de ruído do mercado, por isso são sempre os mais desejados, principalmente na hora de dormir. O lado negativo dos protetores de espuma é que você precisa de prática para usar eles de forma efetiva, durante horas, sem incomodo.
Procedimentos para usar protetores, no final há uma imagem mais explicativa e um vídeo.
1 - Use o polegar e o dedo indicador para enrolar todo protetor num formato cilíndrico bem comprimido, como mostra a imagem. Quanto mais fino e comprimido o protetor ficar, mais fácil será de inserir. Comece exercendo pouca pressão e conforme o protetor for afinando, gradualmente aumente a pressão para comprimir o máximo possível.
2 - Segure sua orelha com a mão oposta, puxe para cima e levemente para forma, isso aumente a largura do seu canal auditivo e torna a inserção do protetor mais fácil.
3 - Insera levemente o tampão comprimido dentro do canal auditivo. Dependendo do modelo e do seu canal auditivo (que é único), pode ser necessário forçar um pouco, até que ele seja bem inserido no 'fundo' do canal auditivo. Tenha cautela!
Esse passo é o mais importante pois você deverá perceber algumas coisas como: O tamanho e formato do seu canal auditivo é único, esse é um dos motivos pelo qual existem diversos modelos de protetores. É bem provável que uma mulher, que no geral tem o canal auditivo menor e mais sensível, tenha poucas chances de se adaptar a protetores grandes, como o Hearos, Softies, MAX30 e etc.
4 - Depois de inserir o protetor, coloque o dedo no protetor para manté-lo no lugar enquando ele se expande.
Video explicativo
Abaixo seguem dois vídeos que mostram com clareza como usar esse tipo de protetor.
Como remover?
Sempre remova os protetores de forma leve e gradual para minimizar por completo as chances de causar algum dano na sua audição.
Basta segurar a ponta do plug, começar a puxar BEM devagar e fazendo movimentos circulares. Num determinado ponto você perceberá que a selagem causada pelo protetor começa a se desfazer. SEMPRE DEVAGAR.
O que acontece se eu tirar o protetor muito rápido? Quando você puxa o tampão rapidamente, seus tímpanos podem ser sugados! Quando a selagem se rompe repentinamente, o ar entra e seus tímpanos podem recuar, movendo violentamente os ossos do ouvido média (que estão presos no tímpano). Dr. Bauman, nesse artigo (em inglês) explora bem o assunto: Porque você deve remover os protetores lentamente.
A remoção devagar e gradual do protetor é mais lenta, mas eu ficaria do lado seguro.
Como testar?
Um método bem simples de testar o protetor é o seguinte: em um ambiente com barulho constante, cubra os ouvidos com as mãos e depois retire as mãos. Você deve sentir nenhuma diferença perceptível.