'Não é pouco saber dormir; para isso é preciso aprontar-se durante o dia.' Nietzsche (Zaratustra)

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Capa post - Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 02 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas complicações, sente tanto durante o dia quanto pela noite e o pior é quando esses problemas atacam na hora de dormir.

Se você sente muito incômodo causado pelo ar seco, talvez queria considerar comprar um umidificador de ar. Os umidificadores trabalham para deixar o ar seco mais úmido.

Mas quando usar o umidificador? A resposta é quando a umidade relativa do ar fica muito baixa, isso vale para qualquer pessoa. Mesmo que você não sofra grandes consequências por causa do ar seco, no geral o umidificador de ar vai melhorar sua saúde. Desde que você mantenha seu umidificador limpo para não promover o crescimento de bactérias e mofo, os aparelhos só fazem bem.

Basicamente existem 4 tipos de umidificadores:

  • Umidificadores centrais: Geralmente embutidos no sistema de aquecimento ou do ar condicionado.
  • Umidificadores ultra-sônicos: Trabalham produzindo uma névoa através de vibrações ultra-sônicas.
  • Umidificadores evaporativos: Esse tipo usa um ventilador para soprar o ar mais úmido.
  • Umidificadores vaporizados: Trabalham jogando vapor de água no ar.

Existem também umidificadores de ar quente e frio. Os umidificadores de ar quente trabalham aquecendo a água no seu interior e jogando no ar, esse tipo é perfeito quando o quarto é frio. Se você tem alergias é melhor ficar longe dos umidificadores de ar quente já que o ar quente e úmido também pode incentivar o crescimento de mofo. Esse tipo também precisa ser limpo com frequência já que a água quente estimula o crescimento de bactérias dentro do umidificador. Você também deve ficar de olho caso tenha crianças e animais em casa, se tocado pode causar queimaduras.

Os umidificadores de ar frio tendem a fazer mais ruído do que os de ar quente, o que pode ser considerado um ruído branco e até ajudar na hora de dormir. Esse tipo de umidificador também ajuda a diminuir o calor, já que trabalha esfriando a temperatura ambiente. Também precisam ser limpos com frequência e se você tem crianças ou animais, esse tipo pode ser a melhor opção já que não vai queimar a pele quando tocado.

Agora que você já sabe o que é, quando usar, porque usar e os tipos de umidificadores, descubra abaixo todos os benefícios que um aparelho desses traz para sua saúde:

Reduz o ronco

Os níveis ideais de umidade hidrata o sistema respiratório o que pode reduzir a intensidade do ronco.

Alivio da sinusite, rinite e congestionamento nasal

Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada. A umidade adicionada pelo umidificador trabalha para reverter esse problema.

Melhore de doenças rapidamente

Quer você tenha asma, resfriado ou alergias, o umidificador mantém suas passagens nasais lubrificadas o que acelera o processo de cura quando você está gripado por exemplo.

Evite o resfriado

O ar seco é o terreno perfeito para muitos vírus e bactérias que podem causar o resfriado. O nível de umidade ideal na casa é uma medida preventiva para não ficar doente durante o inverno.

Evitar hemorragias nasais

Outra razão para manter suas passagens nasais úmidas e lubrificadas é para evitar de sangrar pelo nariz, especialmente enquanto estiver dormindo. Se você tem sofrido regularmente de hemorragias nasais devido ao clima seco, vale a pena uma tentativa. Muitas pessoas descobriram que um umidificador de ar faz uma enorme diferença.

Ajudam bebês a dormirem e se sentirem melhor

O ar umidificado corretamente ajuda a reduzir a poeira e a secagem das passagens de ar. Um bebê tende a dormir de forma mais confortável num ambiente umidificado, o que proporciona uma noite de sono mais tranquila não só para o bebê, mais para toda casa.

Ajudam no tratamento da apneia do sono

O uso de um umidificador durante o tratamento da apneia do sono ajuda a reduzir seus efeitos colaterais, isso porque o fluxo de ar gerado pelo aparelho CPAP é maior do que seu corpo está acostumado. Com a umidificação adequada você pode reduzir sintomas como congestão nasal e garganta seca.

Deixa sua pele mais bonita

Você também pode evitar que a pele resseque durante o sono usando um umidificador. Ao acordar pela manhã, você vai perceber que não só seu rosto parece mais flexível, mas também suas mãos e lábios não vão ficar secos e desidratados.

Remove a eletricidade estática

Quando o ar está seco, a eletricidade estática é a autora de mais frizz nos cabelos, roupas mais amassadas e até o choque que sentimos quando tocamos uma maçaneta. Elevar o nível de umidade vai reduzir o nível de eletricidade estática na casa.

Comentários

Leia também...

8 dicas para dormir melhor essa noite

Será que seus hábitos diurnos estão atrapalhando seu sono à noite? Pensando nisso, criamos uma lista com 8 coisas que você pode fazer a partir de hoje a fim de dormir melhor à noite.  1 – Pague seu débito A falta de sono pode ser o resultado de uma dívida que você já tem com o próprio sono. Isso é a d... Leia o artigo »

06/03/2015

Como a falta de sono afeta seu sistema imunológico

Se você é uma daquelas pessoas que dorme 4-5 horas por noite e, geralmente, tem um dia bem ativo, estudando ou trabalhando, pode ter certeza que se não hoje, logo você poderá ter diversos problemas de saúde. Na sociedade atual, muitos veem que quanto mais tempo temos para sermos mais produtivos ou aproveitar o tempo de vida, melhor. Mito! Est&aacut... Leia o artigo »

26/01/2014

Técnicas de relaxamento para dormir melhor e mais rápido

Ao se deitar na cama, você tem dificuldades para dormir? Com a cabeça no travesseiro, não lhe faltam preocupações acerca de dinheiro, família, saúde ou trabalho? Pior ainda: você se sente ansioso e fica pensando se vai conseguir dormir ou não?  Em relação ao título desse artigo, especificamente 'dormir mais r&aa... Leia o artigo »

27/12/2016

Quantas horas dormir por dia segundo experts

Update 26/Maio/2015: Esse post ganhou um infográfico, veja nesse link. A Fundação Nacional do Sono (NSF – National Sleep Foundation), nos Estados Unidos, atualizou a recomendação de quantas horas de sono devemos dormir em média por noite. Apesar de as recomendações para a quantidade de horas que adultos devem dormir não... Leia o artigo »

23/02/2015

Como a meditação pode ajudar a dormir melhor?

Milhares de pessoas encaram uma rotina agitada. Tamanha inquietação começa desde o engarrafamento a caminho do trabalho até o fim do expediente, onde sentem o impacto do cansaço físico e mental. Pior ainda é o efeito negativo a longo, médio ou curto prazo: depressão, sobrepeso, queda de cabelo, sudorese, ansiedade... e por fim a temida... Leia o artigo »

10/08/2018

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 4963 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.