'A melhor ponte entre desespero e esperança é uma boa noite de sono.' Joseph Cossman

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Capa post - Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Texto: Postado em Dicas por Marcelo Morais no dia 02 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 15 de Julho de 2018 .

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas complicações, sente tanto durante o dia quanto pela noite e o pior é quando esses problemas atacam na hora de dormir.

Se você sente muito incômodo causado pelo ar seco, talvez queria considerar comprar um umidificador de ar. Os umidificadores trabalham para deixar o ar seco mais úmido.

Mas quando usar o umidificador? A resposta é quando a umidade relativa do ar fica muito baixa, isso vale para qualquer pessoa. Mesmo que você não sofra grandes consequências por causa do ar seco, no geral o umidificador de ar vai melhorar sua saúde. Desde que você mantenha seu umidificador limpo para não promover o crescimento de bactérias e mofo, os aparelhos só fazem bem.

Basicamente existem 4 tipos de umidificadores:

  • Umidificadores centrais: Geralmente embutidos no sistema de aquecimento ou do ar condicionado.
  • Umidificadores ultra-sônicos: Trabalham produzindo uma névoa através de vibrações ultra-sônicas.
  • Umidificadores evaporativos: Esse tipo usa um ventilador para soprar o ar mais úmido.
  • Umidificadores vaporizados: Trabalham jogando vapor de água no ar.

Existem também umidificadores de ar quente e frio. Os umidificadores de ar quente trabalham aquecendo a água no seu interior e jogando no ar, esse tipo é perfeito quando o quarto é frio. Se você tem alergias é melhor ficar longe dos umidificadores de ar quente já que o ar quente e úmido também pode incentivar o crescimento de mofo. Esse tipo também precisa ser limpo com frequência já que a água quente estimula o crescimento de bactérias dentro do umidificador. Você também deve ficar de olho caso tenha crianças e animais em casa, se tocado pode causar queimaduras.

Os umidificadores de ar frio tendem a fazer mais ruído do que os de ar quente, o que pode ser considerado um ruído branco e até ajudar na hora de dormir. Esse tipo de umidificador também ajuda a diminuir o calor, já que trabalha esfriando a temperatura ambiente. Também precisam ser limpos com frequência e se você tem crianças ou animais, esse tipo pode ser a melhor opção já que não vai queimar a pele quando tocado.

Agora que você já sabe o que é, quando usar, porque usar e os tipos de umidificadores, descubra abaixo todos os benefícios que um aparelho desses traz para sua saúde:

Reduz o ronco

Os níveis ideais de umidade hidrata o sistema respiratório o que pode reduzir a intensidade do ronco.

Alivio da sinusite, rinite e congestionamento nasal

Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada. A umidade adicionada pelo umidificador trabalha para reverter esse problema.

Melhore de doenças rapidamente

Quer você tenha asma, resfriado ou alergias, o umidificador mantém suas passagens nasais lubrificadas o que acelera o processo de cura quando você está gripado por exemplo.

Evite o resfriado

O ar seco é o terreno perfeito para muitos vírus e bactérias que podem causar o resfriado. O nível de umidade ideal na casa é uma medida preventiva para não ficar doente durante o inverno.

Evitar hemorragias nasais

Outra razão para manter suas passagens nasais úmidas e lubrificadas é para evitar de sangrar pelo nariz, especialmente enquanto estiver dormindo. Se você tem sofrido regularmente de hemorragias nasais devido ao clima seco, vale a pena uma tentativa. Muitas pessoas descobriram que um umidificador de ar faz uma enorme diferença.

Ajudam bebês a dormirem e se sentirem melhor

O ar umidificado corretamente ajuda a reduzir a poeira e a secagem das passagens de ar. Um bebê tende a dormir de forma mais confortável num ambiente umidificado, o que proporciona uma noite de sono mais tranquila não só para o bebê, mais para toda casa.

Ajudam no tratamento da apneia do sono

O uso de um umidificador durante o tratamento da apneia do sono ajuda a reduzir seus efeitos colaterais, isso porque o fluxo de ar gerado pelo aparelho CPAP é maior do que seu corpo está acostumado. Com a umidificação adequada você pode reduzir sintomas como congestão nasal e garganta seca.

Deixa sua pele mais bonita

Você também pode evitar que a pele resseque durante o sono usando um umidificador. Ao acordar pela manhã, você vai perceber que não só seu rosto parece mais flexível, mas também suas mãos e lábios não vão ficar secos e desidratados.

Remove a eletricidade estática

Quando o ar está seco, a eletricidade estática é a autora de mais frizz nos cabelos, roupas mais amassadas e até o choque que sentimos quando tocamos uma maçaneta. Elevar o nível de umidade vai reduzir o nível de eletricidade estática na casa.

Comentários

Leia também...

Os benefícios de uma boa noite de sono

Dormir bem faz com que você se sinta melhor, mas a importância de uma boa noite de sono vai além do bem-estar. A maneira como você se sente após acordar diz muito sobre a noite passada e como será o dia que vem pela frente.  Ter uma boa noite de sono é a chave para um estilo de vida saudável, que beneficia seu coração, control... Leia o artigo »

20/01/2014

Jet Lag - Como regular o sono antes e após viajar

Sempre ao fazer uma viagem, visitando um destino cujo fuso horário seja diferente, nosso organismo fica confuso. Dormir, acordar e fazer refeições seguindo um horário oposto àquele que estamos habituados gera conflito entre nosso relógio biológico e o horário externo. À medida que nos deparamos com fusos horários ... Leia o artigo »

21/06/2017

Como manter uma rotina para dormir

Entrar em sincronia com seu relógio biológico e seu ritmo cardíaco é uma das estratégias mais importantes quando temos, com regularidade, excelentes noites de sono. Se você mantiver um horário fixo para dormir e acordar, irá se sentir mais revigorado e energizado do que dormir o mesmo número de horas em horários diferentes.&... Leia o artigo »

27/04/2014

Óleo essencial de Lavanda - Benefícios e dicas de uso

Desde a Antiguidade até os dias atuais, a natureza vem suprindo as necessidades do homem. Entre uma infinidade de recursos, a lavanda e seu óleo essencial já ganhavam predileção há aproximadamente 2 mil anos, auxiliando egípcios, gregos, fenícios e romanos, além de também ser usada durante a Peste Negra séculos mais tarde... Leia o artigo »

26/12/2017

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'. A qualidade do sono está dire... Leia o artigo »

20/12/2016