'O sono é doce para o trabalhador.' John Bunyan

Como umidificadores de ar ajudam na hora de dormir

Seja no verão ou no inverno, sabe quando o ar vai ficando mais seco e você sente as complicações dessa condição climática atacar sua saúde? Para alguns o ar seco é sinônimo de alergias como rinite e sinusite, dificuldade para respirar, ressacamento dos olhos e do nariz e quem já ronca, tende a roncar mais. Quem sente essas complicações, sente tanto durante o dia quanto pela noite e o pior é quando esses problemas atacam na hora de dormir.

Se você sente muito incômodo causado pelo ar seco, talvez queria considerar comprar um umidificador de ar. Os umidificadores trabalham para deixar o ar seco mais úmido.

Mas quando usar o umidificador? A resposta é quando a umidade relativa do ar fica muito baixa, isso vale para qualquer pessoa. Mesmo que você não sofra grandes consequências por causa do ar seco, no geral o umidificador de ar vai melhorar sua saúde. Desde que você mantenha seu umidificador limpo para não promover o crescimento de bactérias e mofo, os aparelhos só fazem bem.

Basicamente existem 4 tipos de umidificadores:

  • Umidificadores centrais: Geralmente embutidos no sistema de aquecimento ou do ar condicionado.
  • Umidificadores ultra-sônicos: Trabalham produzindo uma névoa através de vibrações ultra-sônicas.
  • Umidificadores evaporativos: Esse tipo usa um ventilador para soprar o ar mais úmido.
  • Umidificadores vaporizados: Trabalham jogando vapor de água no ar.

Existem também umidificadores de ar quente e frio. Os umidificadores de ar quente trabalham aquecendo a água no seu interior e jogando no ar, esse tipo é perfeito quando o quarto é frio. Se você tem alergias é melhor ficar longe dos umidificadores de ar quente já que o ar quente e úmido também pode incentivar o crescimento de mofo. Esse tipo também precisa ser limpo com frequência já que a água quente estimula o crescimento de bactérias dentro do umidificador. Você também deve ficar de olho caso tenha crianças e animais em casa, se tocado pode causar queimaduras.

Os umidificadores de ar frio tendem a fazer mais ruído do que os de ar quente, o que pode ser considerado um ruído branco e até ajudar na hora de dormir. Esse tipo de umidificador também ajuda a diminuir o calor, já que trabalha esfriando a temperatura ambiente. Também precisam ser limpos com frequência e se você tem crianças ou animais, esse tipo pode ser a melhor opção já que não vai queimar a pele quando tocado.

Agora que você já sabe o que é, quando usar, porque usar e os tipos de umidificadores, descubra abaixo todos os benefícios que um aparelho desses traz para sua saúde:

Reduz o ronco

Os níveis ideais de umidade hidrata o sistema respiratório o que pode reduzir a intensidade do ronco.

Alivio da sinusite, rinite e congestionamento nasal

Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada. A umidade adicionada pelo umidificador trabalha para reverter esse problema.

Melhore de doenças rapidamente

Quer você tenha asma, resfriado ou alergias, o umidificador mantém suas passagens nasais lubrificadas o que acelera o processo de cura quando você está gripado por exemplo.

Evite o resfriado

O ar seco é o terreno perfeito para muitos vírus e bactérias que podem causar o resfriado. O nível de umidade ideal na casa é uma medida preventiva para não ficar doente durante o inverno.

Evitar hemorragias nasais

Outra razão para manter suas passagens nasais úmidas e lubrificadas é para evitar de sangrar pelo nariz, especialmente enquanto estiver dormindo. Se você tem sofrido regularmente de hemorragias nasais devido ao clima seco, vale a pena uma tentativa. Muitas pessoas descobriram que um umidificador de ar faz uma enorme diferença.

Ajudam bebês a dormirem e se sentirem melhor

O ar umidificado corretamente ajuda a reduzir a poeira e a secagem das passagens de ar. Um bebê tende a dormir de forma mais confortável num ambiente umidificado, o que proporciona uma noite de sono mais tranquila não só para o bebê, mais para toda casa.

Ajudam no tratamento da apneia do sono

O uso de um umidificador durante o tratamento da apneia do sono ajuda a reduzir seus efeitos colaterais, isso porque o fluxo de ar gerado pelo aparelho CPAP é maior do que seu corpo está acostumado. Com a umidificação adequada você pode reduzir sintomas como congestão nasal e garganta seca.

Deixa sua pele mais bonita

Você também pode evitar que a pele resseque durante o sono usando um umidificador. Ao acordar pela manhã, você vai perceber que não só seu rosto parece mais flexível, mas também suas mãos e lábios não vão ficar secos e desidratados.

Remove a eletricidade estática

Quando o ar está seco, a eletricidade estática é a autora de mais frizz nos cabelos, roupas mais amassadas e até o choque que sentimos quando tocamos uma maçaneta. Elevar o nível de umidade vai reduzir o nível de eletricidade estática na casa.

Postado em Dicas no dia 02 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 15 de Julho de 2018

Comentários

Leia também...

8 Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Observando a gravidez e suas singulares etapas, testemunhamos o quanto a natureza é perfeita. O corpo feminino passa por mudanças, exigindo novos ajustes no estilo de vida: há uma alimentação mais saudável, há mais visitas ao médico, há mais cuidados em relação à higiene pessoal etc. Entre idas e vindas, a incluir ... Leia o artigo »

23/04/2018

Dormir muito faz mal?

Sim! É verdade que uma boa noite de sono é essencial para sua saúde e qualidade de vida, mas dormir demais está ligado a diversos problemas médicos, isso inclui diabetes, problemas cardíacos, depressão, além de aumentar o risco de morte. A quantidade de sono ideal varia de acordo com cada fase da vida, isto é, depende da sua idade, sa&... Leia o artigo »

20/01/2014

Como parar de babar durante o sono

Se você tem o costume de babar enquanto dorme e ao quando acorda vê aquela poça de saliva seca na sua cama talvez você precise mudar seus hábitos de dormir ou talvez isso seja a indicação de algum problema. Além de ser chato acordar fedendo a baba seca, babar durante o sono pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e até... Leia o artigo »

02/01/2016