Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como tirar o mau hálito?

Um dos efeitos colaterais mais chatos do sono é o mau hálito. O grande motivo? Geralmente uma diminuição na produção de saliva que favorece bactérias produzindo aos chamados compostos sulfurados voláteis (CSV) ou como você conhece, o mau hálito (halitose). Embora seja difícil acordar com um hálito fresco, algumas pessoas acordam com o hálito de assustar o parceiro. Nesse post além de falar sobre os sintomas e causas, valos falar sobre quais métodos você pode usar para combater e tirar o mau hálito.

O mau hálito não é uma doença mas é um sinal de que alguma coisa na saúde dental ou no organismo está em desequilíbrio e que deve ser tratado. Globalmente, é estimado [1] que o mau hálito afete 25% da população e de acordo com estudos, as origens do mau hálito podem ser:

  • Origem bucal (de 92,7% a 96,2% dos casos)
  • Origem extrabucal (de 3,8% a 7,3% dos casos)

A halitose pode causar preocupação, vergonha, ansiedade mas no geral é relativamente fácil de tratar. Simples remédios caseiros para mau hálito, mudanças no estilo de vida como melhora na higiene bucal e parar de fumar podem acabar com o mau hálito. E se o problema persistir, o ideal é procurar um profissional para o tratamento.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o mau hálito não vem do estômago [2] exceto em raros casos de Diverticulose Esofágica ou ainda devido a arrotos ou refluxo gastroesofágico, porém nestes casos a alteração do hálito é momentânea e passageira e seu odor não é o característico cheiro de enxofre presente na halitose crônica e sim um odor caracteristicamente ácido.

Antes de falar sobre os sintomas e causas do mau hálito, vamos a alguns fatos rápido sobre o problema:

  • É estimado que o mau hálito efete 1 a cada 4 pessoas
  • Se partículas de comida forem deixadas na boca, sua degradação por bactérias produz compostos de enxofre
  • Uma série de causas comuns para o mau hálito incluem higiene bucal pobre, cigarro, cárie dentária e consumo de álcool
  • Manter sua boca hidratada ajuda a aliviar o mau hálito
  • O mau hálito em crianças é muitas vezes devido a alguma coisa presa na cavidade nasal
  • Raras causas para o mau hálito incluem obstrução nasal, cetoacidose e pneumonia por aspiração
  • O melhor tratamento para mau hálito é escovar os dentes regularmente, usar fio dental e se manter hidratado

Sintomas da halitose

O sintoma do mau hálito é óbvio, o mau odor que sai da sua boca quando você fala ou boceja. É melhor perguntar a alguém próximo para avaliar o odor da boca, pois é difícil avaliar por conta própria.

Se não quiser perguntar a ninguém, uma maneira de verificar o odor é lamber seu pulso, deixar secar e em seguida cheirar. Se cheirar mau, há uma forte chance do seu hálito também cheirar mau.

Algumas pessoas também ficam super preocupadar com seu hálito, mesmo se houver pouco ou nenhum odor. Essa condição pode levar a um comportamente obsessivo de limpeza da boca.

O que causa o mau hálito?

Abaixo vamos descrever as principais potenciais causas do mau hálito, mas fique sabendo que há cerca de 90 causas diferentes e que podem ser vistas com detalhes aqui.

  • Tabaco: Produtos de tabaco causam um tipo de odor próprio na boca, além disso, aumenta também as chances de doença de goma que também pode causar mau hálito.
  • Alimentos: A quebra de partículas de alimentos presos nos dentes podem causar odores. Alguns alimentos, como cebola e alho também podem causar mau hálito. Depois de serem digeridos e degradados, são transportados no sangue para os pulmões e podem afetar a respiração.
  • Boca seca: Salivar naturalmente mantém a boca limpa. Já se a boca estiver seca pela manhã (você pode ter dormido de boca aberta por exemplo) ou seca devido a uma doença específica como a xerostomia, os odores podem se acumular.
  • Higiene dental: Escovar os dentes e usar fio dental regularmente garante que pequenas partículas de alimentos sejam removidas, evitando o acumulo e a produção de odor. As bactérias acabam se acumulando em cercas partes dos dentes e gengivas se você não tiver uma boa higiene bucal. As dentaduras que não são limpas regularmente também podem abrigar bactérias que causam halitose.
  • Dietas: Certas dietas que incluem jejum ou baixo teor de carboidratos podem produzir halitose. Isso é devido a quebra de gorduras que produzem químicos chamados cetonas que tem um forte aroma.
  • Drogas: Certos medicamentos podem reduzir a saliva, portanto, aumentar odores. Outras drogas podem produzir odores enquanto são absorvidas pelo organismo e liberam químicos na respiração. Pessoas que também usam suplementos em grandes doses também podem ser propensas a ter mau hálito.
  • Condições de boca, nariz e garganta: Pequenas bactérias na parte de trás da garganta, infecções ou inflamações no nariz, garganta e até sinusite podem causar halitose.

Quais métodos para tirar o mau hálito?

O melhor método para combater o mau hálito é uma boa higiene bucal, garantindo que todas as cavidades dos dentes fiquem limpas e reduzir a probabilidade de desenvolver odores fortes na boca. Isso inclue a linguá também!

O ideal é que você também faça pelo menos duas visitas ao dentista durante o ano. Dessa forma, caso necessário, o profissional podem recomendar certa pasta de dente ou um antisséptico bucal específico por exemplo.

Durante essas visitas ao dentista, podem ser feitas (caso necessário) limpeza entre as gengivas e os dentes para manter sua boca mais limpa.

Outros métodos e remédios caseiros para o mau hálito incluem:

  • Escovar os dentes: Faz parte da higiene bucal que já mencionamos. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia ou preferencialmente depois de cada refeição.
  • Usar fio dental: Também faz parte da higiene bucal mencionada. Usar fio dental ajuda a eliminar partículas de comida e placas entre os dentes. Apenas escovar os dentes limpa cerca de 60% da superfície do dente.
  • Limpe a dentadura: Sua dentadura ou qualquer coisa que vai na sua boca deve ser limpa diariamente. A limpeza evita que bactérias se acumulem e sejam transferidas de volta para a boca. Mudar sua escova de dentes a cada 2 ou 3 meses também é importante por razões semelhantes.
  • Limpeza da língua: As bactérias e alimentos também podem se acumular na língua, especialmente se você for fumante ou tem a boca seca com frequência. Um raspador de língua pode ser útil.
  • Evite a boca seca: Beba muita água, principalmente durante o verão. Evite álcool e tabaco pois ambos desidratam a boca. Um chiclete ou bala pode ajudar estimular a produção de saliva. Se a boca estiver constantemente seca, um médico pode prescrever um remédio para estimular o fluxo de saliva.
  • Dieta: Evite cebolas, alho e alimentos picantes. Alimentos bem açucarados também estão ligados ao mau hálito. Reduza o consumo de café.
  • Durante o sono: A produção de saliva naturalmente diminui quando você dorme, mas se você ronca ou dorme com a boca aberta, sua boca fica ainda mais seca. Quanto mais seca sua boca fica, menor é a capacidade de combater bactérias fedorentas. A cinta de queixo e/ou um dilatador nasal pode ajudar tanto se você ronca com a boca aberta ou se dorme com a boca aberta mesmo sem roncar.
  • Chás: Alguns chás como chá de hortelã, losna e guaçatonga são indicados para aliviar o mau hálito.
Fontes e referências:
[1] http://www.medicalnewstoday.com/articles/166636.php
[2] http://www.mauhalito.com.br/noticia/mau-halito-nao-vem-do-estomago
[3] https://sleep.org/articles/how-to-get-rid-of-bad-breath-in-the-morning/

Artigo postado em 14/01/2017

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também