'A inveja não permite que a humanidade durma.' Carl Jung

Como saber o protetor auricular certo?

Em primeiro lugar, como já mencionamos aqui no blog diversas vezes, cada pessoa tem um canal auditivo único, um protetor auricular que serve bem pra mim, pode não ser o ideal para você. Nesse post vou dar algumas dicas para você saber como escolher o protetor auricular correto.

Protetores Auriculares de Espuma

Protetores de espuma no geral são feitos para se encaixar em qualquer canal auditivo. Você pode diminuir bem o tamanho deles enquanto os amassa e rola eles no formato cilíndrico antes de inserir e segurá-los enquanto se expandem. Se você não sabe como usar protetores de espuma, saiba que você precisa diminuir o tamanho deles antes de inserir dentro do canal auditivo. A imagem abaixo dá uma noção.

O problema é que nem todos os protetores auriculares de espuma são iguais, alguns são muito pequenos ou grandes, o formato muda, o revestimento é diferente, a densidade da espuma também muda de um protetor para outro. A melhor maneira de descobrir o protetor auricular certo é testando diferentes modelos a fim de achar o melhor protetor auricular, único para seus ouvidos. 

A melhor maneira que achamos de ajudar nossos clientes por aqui, foi criar um kit de teste com diversos modelos de protetores, ideia que na verdade foi copiada do nosso fornecedor de protetores nos USA. Você testa cada um deles e depois só compra o ideal para você. Usar protetores pode ser bem chato algumas vezes, mas também necessário, então achar o mais confortável e ideal é uma tarefa que vale a pena ser cumprida.

Também vale a pena assistir alguns vídeos na internet sobre como usar corretamente protetores de espuma. É muito importante que você saiba encaixá-los dentro do seu canal auditivo para tirar o máximo proveito do protetor, conforto e bom nível de redução de ruído.

Protetores Auriculares de Silicone

Os protetores moldáveis, dentre eles podemos destacar o Quies, o Ohropax e o Macks Pillow Soft, eliminam o problema do tamanho do protetor… Essas massinhas feitas de silicone ou cera, são fáceis de colocar, bastando rolar entre os dedos para amaciar um pouco e colocar no ouvido pressionando levemente para se moldar ao formato do seu ouvido, tampando a entrada do canal auditivo.

Logo percebemos uma diferença importante, os protetores de espuma entram DENTRO do canal auditivo, já os protetores moldáveis TAMPAM a entrada do canal auditivo. Algumas pessoas simplesmente não suportam colocar nada dentro do canal auditivo, nesse caso os modelos moldáveis ou os abafadores são mais adequados.

 

Já que os protetores moldáveis são maleáveis, você consegue um encaixe perfeito toda vez que usar. Se você está tendo dificuldade com outro tipo de protetor auricular, experimente os protetores moldáveis, eles são ótimos para quem dorme de lado por exemplo e também servem para proteger seus ouvidos contra água, seja nadando ou tomando banho.

Um detalhe importante, os protetores moldáveis no geral tem um nível de redução de ruído menor que os protetores de espuma.

Protetores Auriculares Anatômicos

Os protetores moldáveis de silicone ou cera em si já são anatômicos, pois se adaptam às formas do seu ouvido, porém ao retirá-los e guardá-los perdem sua forma, e sua validade geralmente é bem curta.

Considero verdadeiramente protetores anatômicos aqueles que se moldam ao formato do seu ouvido uma única vez. Ao retirá-los mantém seu formato de acordo com a anatomia do seu ouvido, dessa forma fica fácil tirar e colocar RAPIDAMENTE quando você quiser, e duram anos.

Esses protetores, também conhecidos como Protetores Auriculares Moldáveis Customizados, tinham que ser encomendados direto com o médico da área, além de serem caríssimos. Hoje em dia, temos soluções como o Radians, que nos permite criar um protetor perfeitamente anatômico ao seu ouvido em casa, em apenas 10~15 minutos.

 

Antes de fazer o protetor, recomendo também que assista o vídeo de instruções já que ele pode ser moldado apenas uma vez. Faca com cuidado.

Protetores Pré-Moldados Reusáveis

Também conhecidos como protetores auriculares tipo plug (mas nem todos os modelos são do tipo plug). Esses protetores costumam ser mais duros e também pode ser difícil achar o modelo ideal para seu canal auditivo, principalmente em conforto. Esses protetores, principalmente os baratinhos do tipo, costumam ser bem ruins de usar, são duros, desconfortáveis e intra-auriculares.

Esse tipo de protetor também tem um uso mais industrial, trabalhadores que na maioria das vezes, precisam seguir normas de segurança do trabalho. Esse é o tipo de protetor mais usado nesse caso, mas para dormir por exemplo, esse modelo de protetor costuma ser uma escolha ruim.

Dentro os modelos desse tipo, o que mais gosto de indicar é o Quiet, bem higiênico, durável, pode ser lavado com água e sabão, e tem 3 tamanhos, pequeno, médio ou grande, ficando mais fácil descobrir o ideal para seu canal auditivo.

Abafadores ou Protetor Auricular tipo Concha

Claro que não poderíamos deixar de falar desse modelo, como você pode ver na imagem abaixo, são protetores bem grandes, tipo abafadores. Esses protetores também têm um uso mais industrial, mas também são usados com outros propósitos, como para estudar.

Quem utiliza esse protetor com intuito de se concentrar melhor também pode combinar ele com protetores intra-auriculares ou moldáveis para aumentar o nível de redução de ruído.

Para dormir esse tipo de protetor não é o mais adequado, pode incomodar bastante, principalmente se você dorme de lado.

Na indústria, esse tipo de protetor para quem costuma suar muito não costuma ser uma boa opção.

Qual diminui mais os barulhos?

Certamente os protetores de espuma, nenhum outro tipo de protetor consegue atunear 33dbs.

O que você pode fazer para diminuir ainda mais os barulhos que te incomodam, é fazer uma combinação de produtos. Por exemplo: abafadores e protetores e também fones de ouvido para dormir com protetores.

Créditos da primeira imagem: https://slideplayer.com/slide/10306489/

Texto postado em 16 de Janeiro de 2021 .

Comentários

Leia também...

6 Regras para dormir de acordo com Arianna Huffington

Para quem acompanha o blog, as regras desse post podem ser um tanto repetitivas, mas há algumas novidades aqui. Esse post é basicamente uma tradução com algumas informações adicionais no qual Arianna Huffington, presidente do site The Huffington Post e autora do livro The Sleep Revolution publicou recentemente no site motto. No post original, Ari... Leia o artigo »

07/06/2016

Zumbido no ouvido - Sintomas, causas e como tratar

Caso esse artigo não fosse escrito, mas sim, ditado, provavelmente escutá-lo com clareza seria impossível para quem tem zumbido no ouvido. Em primeiro lugar, trata-se de um sintoma grave. Ele nos afeta de várias formas e, além de atrapalhar o descanso noturno, pode provocar surdez. Nas próximas linhas, falaremos sobre o zumbido no ouvido, apontando seus si... Leia o artigo »

15/06/2018

Faz mal dormir com lentes de contato?

Pelos nosso olhos conseguimos perceber o mundo ao nosso redor, com seu esplendor de cores e formas, e apreciar as belezas que somente um olhar pode nos proporcionar. Por isso, devemos cuidar dos nossos olhos e, assim, estaremos cuidando de nossa própria qualidade de vida. Afinal, já é sabido que os olhos são a janela da alma. Em alguns casos, para conseguirmos garantir ... Leia o artigo »

28/10/2016

10 Razões porque você não consegue dormir

Problemas para dormir? Separamos nessa postagem 10 problemas comuns que impedem as pessoas de terem uma boa noite de sono.  Como sempre, recomendamos que você procure um médico especializado ou uma clínica do sono caso seu problema para dormir seja constante. 1 - Seu quarto não é escuro o bastante É ideal que seu quarto não tenha nenhum tip... Leia o artigo »

24/01/2014

Faz mal dormir de boca aberta?

Sim, dormir de boca aberta pode contribuir para diversos tipos de problema e também pode ser o sinal de problemas como apneia do sono. Adormecer com a boca aberta provoca secura na garganta e boca, irritando os tecidos localizados nestas áreas. Além disto, dormir assim estimula o crescimento de bactérias na boca. Um estudo recente [1] também comprovou que dormir ... Leia o artigo »

03/03/2015

Compartilhe

Preencha seus dados aqui e junte-se a 5386 pessoas e receba no seu email dicas para dormir melhor.

Sobre

Passamos em média 36% da nossa vida dormindo e sabemos que uma noite ruim de sono significa num dia não muito bom pela frente. Através da nossa loja e blog, nosso objetivo é ajudar você dormir melhor. Leia um pouco sobre nossa história.