Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como saber o protetor auricular certo?

Em primeiro lugar, como já mencionamos aqui no blog diversas vezes, cada pessoa tem um canal auditivo único, um protetor auricular que serve bem pra mim, pode não ser o ideal para você. Nesse post vou dar algumas dicas para você saber como escolher o protetor auricular correto.

Protetores Auriculares de Espuma

Protetores de espuma no geral são feitos para se encaixar em qualquer canal auditivo. Você pode diminuir bem o tamanho deles enquanto os amassa e rola eles no formato cilíndrico antes de inserir e segurá-los enquanto se expandem. Se você não sabe como usar protetores de espuma, saiba que você precisa diminuir o tamanho deles antes de inserir dentro do canal auditivo. A imagem abaixo dá uma noção.

O problema é que nem todos os protetores auriculares de espuma são iguais, alguns são muito pequenos ou grandes, o formato muda, o revestimento é diferente, a densidade da espuma também muda de um protetor para outro. A melhor maneira de descobrir o protetor auricular certo é testando diferentes modelos a fim de achar o melhor protetor auricular, único para seus ouvidos. 

A melhor maneira que achamos de ajudar nossos clientes por aqui, foi criar um kit de teste com diversos modelos de protetores, ideia que na verdade foi copiada do nosso fornecedor de protetores nos USA. Você testa cada um deles e depois só compra o ideal para você. Usar protetores pode ser bem chato algumas vezes, mas também necessário, então achar o mais confortável e ideal é uma tarefa que vale a pena ser cumprida.

Também vale a pena assistir alguns vídeos na internet sobre como usar corretamente protetores de espuma. É muito importante que você saiba encaixá-los dentro do seu canal auditivo para tirar o máximo proveito do protetor, conforto e bom nível de redução de ruído.

Protetores Auriculares de Silicone

Os protetores moldáveis, dentre eles podemos destacar o Quies, o Ohropax e o Macks Pillow Soft, eliminam o problema do tamanho do protetor… Essas massinhas feitas de silicone ou cera, são fáceis de colocar, bastando rolar entre os dedos para amaciar um pouco e colocar no ouvido pressionando levemente para se moldar ao formato do seu ouvido, tampando a entrada do canal auditivo.

Logo percebemos uma diferença importante, os protetores de espuma entram DENTRO do canal auditivo, já os protetores moldáveis TAMPAM a entrada do canal auditivo. Algumas pessoas simplesmente não suportam colocar nada dentro do canal auditivo, nesse caso os modelos moldáveis ou os abafadores são mais adequados.

 

Já que os protetores moldáveis são maleáveis, você consegue um encaixe perfeito toda vez que usar. Se você está tendo dificuldade com outro tipo de protetor auricular, experimente os protetores moldáveis, eles são ótimos para quem dorme de lado por exemplo e também servem para proteger seus ouvidos contra água, seja nadando ou tomando banho.

Um detalhe importante, os protetores moldáveis no geral tem um nível de redução de ruído menor que os protetores de espuma.

Protetores Auriculares Anatômicos

Os protetores moldáveis de silicone ou cera em si já são anatômicos, pois se adaptam às formas do seu ouvido, porém ao retirá-los e guardá-los perdem sua forma, e sua validade geralmente é bem curta.

Considero verdadeiramente protetores anatômicos aqueles que se moldam ao formato do seu ouvido uma única vez. Ao retirá-los mantém seu formato de acordo com a anatomia do seu ouvido, dessa forma fica fácil tirar e colocar RAPIDAMENTE quando você quiser, e duram anos.

Esses protetores, também conhecidos como Protetores Auriculares Moldáveis Customizados, tinham que ser encomendados direto com o médico da área, além de serem caríssimos. Hoje em dia, temos soluções como o Radians, que nos permite criar um protetor perfeitamente anatômico ao seu ouvido em casa, em apenas 10~15 minutos.

 

Antes de fazer o protetor, recomendo também que assista o vídeo de instruções já que ele pode ser moldado apenas uma vez. Faca com cuidado.

Protetores Pré-Moldados Reusáveis

Também conhecidos como protetores auriculares tipo plug (mas nem todos os modelos são do tipo plug). Esses protetores costumam ser mais duros e também pode ser difícil achar o modelo ideal para seu canal auditivo, principalmente em conforto. Esses protetores, principalmente os baratinhos do tipo, costumam ser bem ruins de usar, são duros, desconfortáveis e intra-auriculares.

Esse tipo de protetor também tem um uso mais industrial, trabalhadores que na maioria das vezes, precisam seguir normas de segurança do trabalho. Esse é o tipo de protetor mais usado nesse caso, mas para dormir por exemplo, esse modelo de protetor costuma ser uma escolha ruim.

Dentro os modelos desse tipo, o que mais gosto de indicar é o Quiet, bem higiênico, durável, pode ser lavado com água e sabão, e tem 3 tamanhos, pequeno, médio ou grande, ficando mais fácil descobrir o ideal para seu canal auditivo.

Abafadores ou Protetor Auricular tipo Concha

Claro que não poderíamos deixar de falar desse modelo, como você pode ver na imagem abaixo, são protetores bem grandes, tipo abafadores. Esses protetores também têm um uso mais industrial, mas também são usados com outros propósitos, como para estudar.

Quem utiliza esse protetor com intuito de se concentrar melhor também pode combinar ele com protetores intra-auriculares ou moldáveis para aumentar o nível de redução de ruído.

Para dormir esse tipo de protetor não é o mais adequado, pode incomodar bastante, principalmente se você dorme de lado.

Na indústria, esse tipo de protetor para quem costuma suar muito não costuma ser uma boa opção.

Qual diminui mais os barulhos?

Certamente os protetores de espuma, nenhum outro tipo de protetor consegue atunear 33dbs.

O que você pode fazer para diminuir ainda mais os barulhos que te incomodam, é fazer uma combinação de produtos. Por exemplo: abafadores e protetores e também fones de ouvido para dormir com protetores.

Créditos da primeira imagem: https://slideplayer.com/slide/10306489/

Artigo postado em 16/01/2021

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também