Botão para abrir busca por artigos no blog Conheça o Facebook do Dorminhoco.com Seja um seguidor do Dorminhoco no Instagram Conheça nosso canal no youtube Como saber se um site é seguro para comprar

Como parar de babar durante o sono

Se você tem o costume de babar enquanto dorme e ao acordar vê aquela poça de saliva seca na sua cama, isso pode ser a indicação de algum problema e talvez você precise mudar seus hábitos de dormir. Além de ser chato acordar fedendo a baba seca, babar durante o sono pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e até alterações na voz.

De início já encaramos um problema, pois se você baba dormindo, geralmente sua boca fica aberta e dormir de boca aberta faz mal, como já explicado nesse artigo.

Babar durante a noite na maioria das vezes não é um problema. Durante o dia produzimos constantemente saliva e engolimos, mas durante a noite – no sono profundo – não conseguimos fazer isso de forma consistente. Mesmo não sendo um problema na maioria das vezes, dormir com a boca aberta pode contribuir para o aparecimento de um problema, como a boca fica mais seca a proliferação de bactérias aumenta podendo causar halitose, cárie ou até mesmo contaminação de doenças por um inseto digerido acidentalmente.

Para algumas pessoas, apenas mudando sua postura e se acostumando dormir de barriga para cima pode resolver o problema. Se a mudança de postura não funcionar, a salivação excessiva durante a noite pode ser sinal de um problema mais sério.

Vamos listar abaixo e falar um pouco sobre os diversos motivos pelo qual você pode estar babando a noite, em seguida vamos dar algumas dicas sobre o que pode ser feito:

Possíveis causas

  • Postura ao dormir: Você dorme de lado? Isso pode responder a pergunta “Porque eu babo enquanto durmo?”. Quando estamos dormindo de lado a gravidade faz com que sua boca abra. Essa é uma das causas mais comuns. Dormir com um travesseiro baixo ou mesmo sem travesseiro pode ajudar, mantendo a boca fechada.

  • Infecção do sinus: O motivo por trás dos seus problemas para engolir e respirar durante a noite pode ser uma infecção do sinus. Se estiver gripado, sua condição fica ainda pior e você tem mais chances de babar durante o sono já que a gripe ajuda a bloquear a passagem nasal, fazendo com que você respire pela boca. Um dilatador nasal pode ajudar nesses casos, ampliando as passagens nasais e facilitando a respiração.

  • Acidez ou DRGE: Se você sofre acidez ou DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico) essa pode ser a razão pelo excesso de saliva. A acidez faz com que o ácido gástrico estimule seu esôfago.

  • Alergias ou envenenamento: Rinite alérgica, alergia alimentar, intoxicação por pesticidas ou reação a insetos ou veneno de cobra, também pode causar um salivamento excessivo. Alergias graves ou envenenamento podem ser uma situação de risco de vida, é importante procurar um médico o quanto antes.

  • Amigdalite: Na parte de trás da garganta existem glândulas chamadas amígdalas, se essas glândulas estiverem inflamadas a drenagem da saliva acumulada na garganta é restringida. Essa inflamação é chamada de Amigdalite. Infecções na garganta também podem provocar salivação excessiva.

  • Problemas dentários: Infecções e outros problemas dentários também podem aumentar a produção de saliva. Dormir de boca aberta pode danificar seus dentes e criar um ambiente favorável para o aparecimento de cáries.

  • Medicamentos: O efeito colateral de alguns medicamento é salivação excessiva, a lista inclui antidepressivos e medicamentos com pilocarpina e morfina.

  • Anatomia da boca: Algumas pessoas tem a anatomia da boca feita de uma forma que proporciona a boca a ficar aberta, pode ser língua grande, amígdalas, dentes para frente ou adenoides inchados.

  • Problemas neurológicos: A existência de uma desordem neurológica pode tornar difícil o controle da saliva. Os problemas neurológicos incluem paralisia cerebral, paralisia facial, Parkinson, Alzheimer, acidente vascular cerebral, autismo, síndrome do Down, esclerose lateral amiotrófica ou esclerose múltipla.

  • Gestação: Muitas mulheres durante a gravidez costumam babar demais durante o sono. Essa salivação excessiva é um efeito colateral comum que acontece durante a gestação.

  • Outras causas: Outros problemas que podem causam salivação excessiva são dietas ricas em conteúdo ácido e mononucleose.

Como parar de babar enquanto estiver dormindo

Agora que já falamos das possíveis causas da salivação excessiva ou do porque você dorme com a boca aberta, vamos dar algumas dicas sobre o que pode ser feito fazer para evitar:

  • Durma de barriga para cima: Dormir nessa posição ajuda a enviar a saliva para sua garganta que eventualmente irá sugar a saliva. Comece a dormir de barriga para cima e você notará uma melhora da sua condição.

  • Use uma cinta de queixo: A cinta de queixo vai ajudá-lo mantendo sua boca fechada e fazendo você se acostumar a isso. Leia aqui um post completo sobre a cinta.

  • Erga sua cabeça: Usar um travesseiro alto para erguer sua cabeça também pode ajudar já que a posição força mais sua boca a ficar fechada.

  • Respire pelo nariz: A respiração bucal é uma das principais causas da salivação excessiva. Se você tiver resfriado, o uso de um descongestionante nasal pode ajudar a aliviar o bloqueio.

  • Pratique respiração profunda: É uma boa ideia adicionar exercícios de respiração profunda na sua rotina se você tende a respirar pela boca. Esses exercícios ajudam a corrigir seu padrão de respiração e até mesmo ajudar no combate ao estresse.

  • Alergias: Se você tem alergias que tornam difícil a respiração normal pelo nariz, consulte um alergista para indicar o medicamento correto para corrigir o problema.

Como procurar ajuda?

Segundo Leonardo Tribis nesse artigo – cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein – para resolver esse problema, algumas medidas podem ser tomadas. E, para isso, é indicado o tratamento multidisciplinar (composto por dentistas, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, ortopedistas e etc.). “Esse tratamento com diversas especialidades tem encontrado melhores resultados e tem diminuído as chances de recidivas deste problema, principalmente na ortodontia”, diz o especialista.

Entre as medidas mais indicadas estão a necessidade de fazer um restabelecimento da respiração nasal, tonificar a musculatura dos lábios, adequar a postura da língua e também dos lábios e consertar a mastigação, deglutição e fala (que podem estar apresentando falhas).

Artigo postado em 02/01/2016

Comentários

Nenhum comentário ainda foi enviado nesse post, seja o primeiro a comentar!

Enviar comentário

Nosso formulário de envio de comentários está em manutenção.

Confira na nossa loja

Leia também