'O sono é a corrente dourada que une a saúde aos nossos corpos.' Thomas Dekker

Como parar de babar durante o sono

Se você tem o costume de babar enquanto dorme e ao quando acorda vê aquela poça de saliva seca na sua cama talvez você precise mudar seus hábitos de dormir ou talvez isso seja a indicação de algum problema. Além de ser chato acordar fedendo a baba seca, babar durante o sono pode causar mau hálito, ronco, problemas para engolir e até alterações na voz.

De início já encaramos um problema pois se você baba dormindo, geralmente sua boca fica aberta e dormir de boca aberta faz mal, como já falamos nesse artigo.

Babar durante a noite na maioria das vezes não é um problema. Durante o dia produzimos constantemente saliva e engolimos, mas durante a noite – no sono profundo – não conseguimos fazer isso de forma consistente. Mesmo não sendo um problema na maioria das vezes, dormir com a boca aberta pode contribuir para o aparecimento de um problema, como a boca fica mais seca a proliferação de bactérias aumenta podendo causar halitose, cárie ou até mesmo contaminação de doenças por um inseto digerido acidentalmente.

Para algumas pessoas só de acostumar dormir de barriga para cima pode resolver o problema enquanto em outras pessoas a salivação excessiva durante a noite é sinal de um problema de saúde. Vamos listar abaixo e falar um pouco sobre os diversos motivos pelo qual você baba a noite, em seguida vamos dar algumas dicas sobre o que você pode fazer para evitar babar enquanto dorme.

Postura ao dormir

Você dorme de lado? Isso pode responder a pergunta “Porque eu babo enquanto durmo?”. Quando estamos dormindo de lado, a gravidade faz com que sua boca abra e forme a piscina de baba no seu travesseiro. Essa é uma das causas mais comuns.

Dormir com um travesseiro baixo ou mesmo sem travesseiro pode dificultar a abertura da boca.

Infecção do sinus

O motivo por trás dos seus problemas para engolir e respirar durante a noite pode ser uma infecção do sinus. Se você estiver gripado, sua condição fica ainda pior e você tem mais chances de babar durante o sono já que a gripe ajuda a bloquear a passagem nasal, fazendo com que você respire pela boca.

Acidez ou DRGE

Se você sofre acidez ou DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico) essa pode ser a razão pelo excesso de saliva. A acidez faz com que o ácido gástrico estimule seu esôfago.

Alergias ou envenenamento

Rinite alérgica, alergia alimentar, intoxicação por pesticidas ou reação a insetos ou veneno de cobra – essa última bem provável – também pode causar um salivamento excessivo. Alergias graves ou envenenamento podem ser uma situação de risco de vida, é importante procurar um médico o quanto antes.

Amigdalite

Na parte de trás da garganta existem glândulas chamadas amígdalas, se essas glândulas estiverem inflamadas a drenagem da saliva acumulada na garganta é restringida. Essa inflamação é chamada de Amigdalite e também é uma causa comum se você estiver babando durante a noite. Infecções na garganta também podem provocar salivação excessiva.

Problemas dentários

Infecções e outros problemas dentários também podem aumentar a produção de saliva. Um estudo recente [1] também mostrou que dormir de boca aberta pode danificar seus dentes e criar um ambiente favorável para o aparecimento de cáries.

Medicamentos

O efeito colateral de alguns medicamento é salivação excessiva, a lista inclui antidepressivos e medicamentos como pilocarpina e morfina.

Anatomia da boca

Algumas pessoas tem a anatomia da boca feita de uma forma que proporciona a boca a ficar aberta, pode uma uma língua grande, amígdalas, dentes para frente ou adenoides inchados.

Problemas neurológicos

A existência de uma desordem neurológica pode tornar difícil o controle da saliva. Os problemas neurológicos incluem paralisia cerebral, paralisia facial, Parkinson, Alzheimer, acidente vascular cerebral, autismo, síndrome do Down, esclerose lateral amiotrófica ou esclerose múltipla.

Gestação

Muitas mulheres durante a gravidez costumam babar demais durante o sono. Essa salivação excessiva é um efeito colateral comum que acontece durante a gestação.

Outras causas

Outros problemas que podem causam salivação excessiva são: Dietas ricas em conteúdo ácido e mononucleose.

Como parar de babar enquanto estiver dormindo

Agora que já falamos das possíveis causas da salivação excessiva ou do porque você dorme com a boca aberta, você dar algumas dicas sobre o que você pode fazer para evitar a salivação excessiva enquanto dorme.

  • Durma de barriga para cima: Dormir nessa posição ajuda a enviar a saliva para sua garganta que eventualmente irá sugar a saliva. Comece a dormir de barriga para cima e você notará uma melhora da sua condição.
  • Use uma cinta de queixo: A cinta de queixo vai ajudá-lo mantendo sua boca fechada e fazendo você se acostumar a isso. Leia aqui um post completo sobre a cinta de queiro e se houver interesse, visite nossa loja virtual para saber o preço.
  • Erga sua cabeça: Usar um travesseiro alto para erguer sua cabeça também pode ajudar já que a posição força mais sua boca a ficar fechada.
  • Respire pelo nariz: A respiração bucal é uma das principais causas que você baba quando dorme. Se você tiver resfriado, o uso de um descongestionante nasal pode ajudar a aliviar o bloqueio.
  • Pratique respiração profunda: É uma boa ideia adicionar exercícios de respiração profunda na sua rotina se você tende a respirar pela boca. Esses exercícios ajudam a corrigir seu padrão de respiração e até mesmo ajudar no combate ao estresse.
  • Alergias: Se você tem alergias que tornam difícil a respiração normal pelo nariz, consulte um alergista para indicar o medicamento correto para corrigir o problema.

Como procurar ajuda?

Segundo Leonardo Tribis – cirurgião-dentista do Hospital Israelita Albert Einstein – para resolver esse problema, algumas medidas podem ser tomadas. E, para isso, é indicado o tratamento multidisciplinar (composto por dentistas, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, ortopedistas e etc.). “Esse tratamento com diversas especialidades tem encontrado melhores resultados e tem diminuído as chances de recidivas deste problema, principalmente na ortodontia”, diz o especialista.

Entre as medidas mais indicadas estão a necessidade de fazer um restabelecimento da respiração nasal, tonificar a musculatura dos lábios, adequar a postura da língua e também dos lábios e consertar a mastigação, deglutição e fala (que podem estar apresentando falhas).

Fontes e referências:
http://www.enkivillage.com/drooling-while-sleeping.html
http://www.thehealthsite.com/diseases-conditions/do-you-know-why-you-drool-while-you-sleep/
http://www.healthguidance.org/entry/15551/1/How-to-Stop-Drooling-at-Night.html
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/babar-a-noite-pode-causar-halitose-e-problemas-vocais,e59b17c5a95ca410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html
[1] http://www.vidalatinasd.com/news/2016/feb/08/breathing-through-the-mouth-while-sleeping-can/

Postado em Dicas e Ronco no dia 02 de Janeiro de 2016 e última atualização dia 27 de Abril de 2018

Comentários

Leia também...

3 Dicas para se concentrar melhor

Sempre falamos aqui no blog que dormir bem é uma das principais coisas que você deve fazer para estudar, trabalhar e se concentrar melhor. Mesmo tendo uma boa noite de sono, nem sempre é possível obter um nível de concentração desejado… As vezes é obra no vizinho, cachorro latindo o dia todo, música alta em algum lugar entre... Leia o artigo »

27/03/2015

Melhorando o sono durante internações médicas

Acredito que esse artigo será no mínimo da curiosidade de muitos. Eu acho que posso afimar que assim como eu, você já deve ter tido alguém próximo que passou por algum tipo de internação médica. Diante disso, esse artigo tem como objetivo explicar 'como melhorar o sono durante estadias em hospitais'. A qualidade do sono está dire... Leia o artigo »

20/12/2016

Jet Lag - Como regularizar o sono antes e depois de viajar

Toda vez que fazemos uma viagem para um destino com fuso horário diferente, nosso corpo fica confuso. Mudar o horário de dormir, acordar e almoçar faz com que o relógio biológico entre em conflito com o horário externo. E quanto maior for a mudança de fuso, mais tempo o corpo leva para adaptar-se. Quem nunca vivenciou ou ouviu de um brasileiro viajo... Leia o artigo »

21/06/2017